Sistema de Produção: O que é e como implementar

Caso você ainda não saiba, um sistema nada mais é do que um conjunto ordenado de elementos, interligados entre si, e que desempenham uma determinada função. Certo? Sabendo disso, o que viria a ser um sistema de produção então e como esse conceito se aplicaria dentro da indústria?

A verdade é que quando pensamos em tudo que é necessário para que uma indústria consiga desempenhar o seu papel e cumprir os seus objetivos, precisamos considerar muita coisa.

São inúmeros processos, máquinas, equipamentos, insumos e pessoas que precisam se alinhar para que tudo saia nos conformes. 

E à medida que uma empresa cresce em vendas, patrimônio e processos, se torna quase que obrigatório que a mesma se estruture bem. Do contrário, dificilmente ela vai conseguir continuar crescendo e, até mesmo, se manter nesse patamar que ela atingiu.

É por esses e outros motivos que o sistema de produção é um conceito muito importante para qualquer indústria. E é sobre ele que vamos falar no artigo de hoje.

Portanto, se você ainda não sabe o que exatamente significa um sistema de produção e nem como implementá-lo, acompanhe-me nesta leitura que vamos te mostrar de uma maneira simples e prática.

O que é um sistema de produção

Bom, já te explicamos o que é um sistema, não é mesmo? A partir disso fica muito fácil associar esse conceito à produção. É só a gente pensar em todo o conjunto de elementos necessários para manter uma fábrica produzindo os seus produtos.

E já demos uma grande pista lá em cima, quando falamos sobre processos, máquinas, insumos, pessoas e etc. Esses são os elementos que compõem um sistema de produção.

Todos eles trabalham em prol de um objetivo em comum, que conseguimos facilmente deduzir pelo próprio nome do sistema, é claro. Manter uma fábrica em plena capacidade de produção.

E é por essa razão que o sistema de produção conceito é tão importante. Pois a visão sistêmica é um recurso que permite a plena compreensão do que está acontecendo. 

O que no caso da produção, nos permite propor correções e melhorias para cada um dos elementos que fazem parte desse sistema.

Quais são os tipos de sistema de produção

Agora que você já tem em mente que o sistema de produção é um conceito importante e que precisa ser levado a sério, chegou a hora de saber como implementar, certo?

De fato vamos te ensinar qual é a melhor maneira de implementá-lo dentro da sua empresa, mas antes é bom que você saiba que existem vários tipos de sistema de produção.

E aqui, neste artigo, vamos apresentar 3 tipos. Conhecer, ao menos um pouco, cada um deles é a melhor maneira de saber qual deles melhor se aplica para os processos da sua empresa.

São eles:

  • Sistema de Produção Contínua;
  • Sistema de Produção Intermitente;
  • Produção para Grandes Projetos.

Agora vamos entender um pouco melhor cada um desses sistemas.

Sistema de Produção Contínua

O sistema de produção contínua é o que mais comumente encontramos nas indústrias. Neste sistema, a ideia é manter um fluxo de produção com o objetivo de produzir o máximo possível. 

Tendo como meta o menor número de pausas e interrupções possível. Esse é o cenário ideal para empresas onde existe uma grande padronização de produtos e processos.

Sistema de Produção Intermitente

No sistema intermitente, a produção ocorre por lotes. E pra que isso ocorra existe uma certa previsibilidade de vendas ou mesmo uma encomenda.

Neste caso, após produzir um certo lote, as mesmas máquinas vão produzir um novo lote, de acordo com a nova necessidade.

Esse é um sistema que dá uma margem maior para a customização de produtos. Além disso, é ideal para fábricas que querem o mínimo de estoque possível.

Produção para Grandes Projetos

No último sistema que vamos abordar aqui, são atendidas as necessidades específicas de cada cliente. Levando em conta um prazo bem definido.

Como estamos falando de um sistema onde a produção tem poucas tarefas padronizadas, os preços tendem a ser bastante elevados.

Exemplos de setores que normalmente adotam esse sistema de produção são a construção civil e a produção de aeronaves.

Como implementar o sistema de produção na sua fábrica

Agora que você conhece quais são os principais sistemas de produção, chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a adaptar esse conceito na realidade da sua indústria.

E o primeiro passo é mapear muito bem quais são as etapas do seu processo produtivo. Isso vai te dar uma visão muito mais clara de tudo que você precisa para que o produto chegue para o seu cliente nas melhores condições possíveis.

Feito isso você já terá plena consciência de qual modelo melhor se aplica para a sua realidade. Sendo que, os próximos passos vão servir para você fomentar esse conceito dentro dos seus processos.

E alguns desses passos são:

  • Buscar por gargalos e outros problemas que estão interferindo negativamente na sua entrega;
  • Estabelecer prazos, conforme os processos que você aplica diariamente;
  • Definir metas e acompanhar o andamento dos processos dos seus ciclos produtivos;
  • Estabelecer indicadores de desempenho; 
  • Treinar a sua equipe para se adequar às premissas do sistema implementado.

Outra dica muito prática e que vai surtir grandes resultados, dentro da sua empresa, é automatizar os seus processos.

Essa é uma excelente maneira de melhorar a qualidade do seu produto, aumentar a capacidade produtiva e promover mais segurança nas tarefas do seu dia a dia.

E aqui na Nepin você encontra diversas soluções em automação industrial. Tudo com o selo Danfoss de qualidade. Conheça alguns dos nossos produtos:

Fale com os nossos consultores e vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua empresa.

Deixe um comentário