O que é a destilação a pressão à vácuo e como funciona

A indústria, no decorrer dos anos, demonstrou um avanço significativo e constante na manufatura de produtos primários e na performance de produtos secundários.

Embora muitos atribuam este marco exclusivamente ao desenvolvimento tecnológico, o qual de fato impactou para o acontecimento, é preciso também destacar a relevância dos métodos de aplicação da engenharia para tal feito.

Considerando ambos os pontos mencionados, é possível reconhecer diversos processos que são utilizados na manufatura de matérias-primas e produtos acabados, entre eles, salientamos o processo de destilação a vácuo.

Este método está presente desde as indústrias de base até as indústrias de bens e consumo. Sobretudo, destacamos o seu uso sendo essencial nas indústrias química, farmacêutica e petroquímica.

Neste contexto, e visto a sua aplicabilidade para indústrias comuns ao nosso cotidiano, este texto cumpre o propósito informativo, anunciando o que é a destilação a pressão à vácuo e como funciona.

Desse modo, você vai estar ciente de que, graças a esse método, diversos bens de conhecimento comum são manufaturados com sucesso, o que torna ainda mais interessante conhecer o processo.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa?

O que é a destilação

Amplamente utilizada em indústrias química, petroquímica, alimentícia, entre outros, a destilação é um processo que pode ser considerado essencial para tais.

Este processo se trata de separar misturas líquidas baseadas nas diferenças de volatilidade (vaporização) entre os componentes da mistura.

Em outras palavras, o princípio básico da destilação é separar um componente de outro através do aquecimento, considerando que um componente vaporize a uma temperatura menor (temperatura de ebulição menor) do que o outro componente (de temperatura de ebulição maior).

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de destilação: a simples, fracionada, por arraste  vapor e a destilação à vácuo.

O que é a destilação a pressão à vácuo

A destilação a vácuo, conhecida também como destilação sob vácuo, é uma técnica de destilação realizada sob pressão reduzida.

A pressão reduzida, por sua vez, trata-se da diminuição da pressão dentro do sistema em comparação com a pressão atmosférica normal ao nível do mar.

Nesse processo, a pressão dentro do sistema é diminuída, o que permite a destilação de compostos a temperaturas mais baixas do que as necessárias em condições atmosféricas normais.

Isso é particularmente útil quando se trabalha com substâncias que são sensíveis ao calor ou que têm pontos de ebulição muito elevados.

Podemos, inclusive, ver o efeito da pressão sobre a temperatura em processos em geral, o que torna importante sempre considerar ambas variáveis em processos industriais.

Como funciona a destilação a pressão à vácuo

Com o entendimento de que a pressão é utilizada estrategicamente para vaporizar componentes fluidos de outros, é válido também explicar detalhadamente como isso ocorre.

Portanto, a partir de agora, o texto trata de ensinar como a destilação a pressão à vácuo funciona.

  • Redução da Pressão

A bomba de vácuo é o equipamento utilizado para reduzir a pressão no sistema, no início do processo.

Com isso, tem-se a redução do ponto de ebulição dos líquidos presentes na mistura, permitindo que eles vaporizem a temperaturas mais baixas do que sob pressão atmosférica normal.

  • Aquecimento da Mistura

Conforme a pressão é reduzida, a mistura é aquecida em um equipamento de destilação, como um balão de destilação ou um alambique.

Além disso, como resultado da pressão reduzida, os componentes voláteis começam a vaporizar em temperaturas mais baixas do que sob pressão atmosférica normal.

  • Vaporização e Condensação

Os vapores produzidos pela mistura aquecida são conduzidos para um condensador, onde são resfriados e condensados de volta ao estado líquido.

Durante esse processo, os componentes mais voláteis da mistura condensam primeiro, enquanto os componentes menos voláteis permanecem na fase líquida.

  • Coleta dos Destilados

Por último, os líquidos condensados são coletados em recipientes separados, resultando em uma separação dos componentes da mistura.

Portanto, os componentes voláteis, que normalmente seriam difíceis de destilar a temperaturas normais, podem ser separados com sucesso e coletados.

 

Interessante, não é mesmo? Por este motivo, a destilação é vácuo é muito utilizada em diversas indústrias.

A sua importância, por exemplo, é notada em indústrias petroquímicas (destilando frações pesadas de óleo, com diesel e lubrificante), na indústria alimentícia (produção de óleos vegetais e na destilação de aromas e essências), entre outros.

E você, está procurando por artifícios que garantam o monitoramento e o controle do seu processo industrial?

Se a sua resposta é “sim”, então saiba que você está no lugar certo.

Na Nepin, você pode obter os melhores equipamentos e dispositivos do mercado. Para conhecê-los, basta acessar o nosso portfólio de produtos do site.

 

Deixe um comentário