Entenda o conceito de Lean Manufacturing

Para aumentar a produtividade, a eficiência e diminuir os erros na produção industrial, foi desenvolvido pelo engenheiro Taiichi Ohno, um sistema de gestão chamado Lean Manufacture.

Esse sistema teve origem no Japão, no ano de mil novecentos e cinquenta. Em consequência da guerra, para recuperar o país da devastação, houve a necessidade de produzir em larga escala diversos produtos.

O método diz respeito ao significado da palavra em inglês, cuja tradução é “enxuto”. Uma empresa “enxuta” é aquela que reduz ou elimina desperdícios e gastos e foca nos seguintes macros:

  • Transporte;
  • Inventário;
  • Espera;
  • Produção Excessiva.
  • Processamento Excessivo;
  • Movimentação;
  • E defeitos.

Ficou curioso para saber como esses macros funcionam na prática? Acompanhe-me nesta leitura e entenda como é a aplicação do conceito de Lean Manufacturing.

O Conceito de Lean Manufacturing na Prática

Como apresentamos na introdução deste conteúdo, o conceito de Lean Manufacturing é baseado em diferentes macros, que vamos apresentar os principais, a começar pelo transporte.

Transporte

O transporte é a movimentação de estoque, ferramentas e produtos sem necessidade. A mudança contínua de armazenamento de matéria-prima e mercadorias é um fator que impacta no desperdício, ocasionando diversas perdas.

Ter estoque é importante, mas se a quantidade é excessiva, causa muitos transtornos, como recursos parados que podem estragar, além do armazenamento dos produtos, que pode gerar problemas de espaço e desorganização, além da dificuldade de encontrar mercadorias de forma ágil.

Movimentação

A movimentação diz respeito às pessoas. Os equipamentos e ferramentas que são usados com frequência pelos funcionários devem ser organizados de forma lógica e sequencial, facilitando a dinâmica do trabalho.

Os materiais e equipamentos devem sempre estarem prontos para serem utilizados para não haver espera, perda de tempo e ociosidade dos funcionários.

Processamento excessivo

Já o processamento excessivo é a tentativa de superar as expectativas do cliente, aperfeiçoando produtos ou serviços que ultrapassem a necessidade deste, gerando desperdício e um custo maior sem retorno, pois a empresa não receberá a mais por isso.

Quando ocorre produção de quantidade extra de peças, com o objetivo de substituir aquelas que forem produzidas com defeito, quando são criados relatórios e impressas informações sem finalidade, gera superprodução, que nada mais é do que produzir uma quantidade maior do que a necessária.

5 Princípios Básicos do Lean Manufacturing

Além dos macros, há cinco princípios básicos na aplicação do sistema Lean Manufacturing, e são os seguintes: valor, fluxo de valor, fluxo, puxar e perfeição. Conheça as características de cada um deles:

Valor

É aquilo que atende as necessidades do cliente no tempo e no momento específico. Considera-se importante o design, a marca, a funcionalidade, a tecnologia empregada no produto e o preço final.

Fluxo de valor

Ao transformar a matéria prima no produto final, é importante analisar as fases de produção, observando se as etapas do processo não estão sendo repetitivas e sem necessidade.

Fluxo

Você já ouviu falar de produção em série? Pois bem, quando estamos falando de fluxo contínuo, se um produto possui mais de uma parte, o processo de produção é realizado de forma que há uma sequência a ser seguida, onde cada etapa é feita sem pausa, evitando, assim, o desperdício.

Puxar

Se um cliente não demandar determinada etapa do produto, não haverá necessidade da continuidade desse processo. É só pensar no sentido lógico da coisa. Se não existe demanda, será que as máquinas e equipamentos precisam ficar ligados?

Perfeição

A definição de perfeição consiste na entrega de um processo onde não há desperdício.

Seguindo esses princípios, cria-se metas e estratégias para produzir com qualidade e o sistema just in time, cujo objetivo é produzir na quantidade necessária e produzir somente o necessário.

Segundo Taiichi Ohno, a verdadeira melhoria na eficiência surge quando do produz com “zero desperdício”. Isto significa que o trabalho útil deve-se chegar a 100%, retirando aquilo que não agrega valor e que aumentam os custos, como número excessivo de pessoas, equipamentos e estoque.

Na busca de melhoria contínua e progresso nos resultados, recomenda-se reuniões periódicas com os profissionais, para que estes identifiquem possíveis mudanças na busca de bons resultados.

Sempre que houver um problema, na tentativa de solução, deve-se buscar da onde surgiu, para que não haja insatisfação e consequentemente devolução do produto, priorizando e enfatizando a qualidade.

A importância do conceito de Lean Manufacturing

No processo onde há produção just in time, traduzido como “na hora certa”, o planejamento de tudo o que deve ser feito, comprado, produzido e transportado, gira em torno da determinação na hora exata de tudo aquilo que seja programado.

O resultado é o fluxo otimizado e a produção e montagem acontecendo na quantidade e no momento necessários.

Com o objetivo de cada vez mais melhorar os resultados, a filosofia “lean” deve ser incorporada na cultura organizacional, além de agilizar a produção e melhorar a capacidade de produção, conseguindo atender um público maior.

A importância da metodologia Lean Manufacturing para as empresas, consiste em obter uma estrutura sistemática, visando extinguir o desperdício sem colocar em risco a produtividade, aumentando a eficiência e trazendo inúmeras vantagens, com aumento da eficiência, aumento dos lucros, eliminação de falhas, otimização do tempo e mais qualidade na entrega dos produtos.

Para a implementação desse método deve-se avaliar internamente os processos, observando o que pode ser melhorado na empresa e atender aos pedidos do cliente, entendendo o que é importante na realização das atividades, determinando fluxo de valor.

Tudo isso cai como uma luva, em um cenário onde a eficiência é um objetivo incessantemente trabalhado.

Quem tem muito a contribuir com tudo isso é a automação industrial. Isso porque o seu conjunto de práticas, componentes, máquinas, softwares, entre outros elementos, permite que uma empresa explore o conceito de eficiência de um jeito bastante aprofundado.

E se você quer automatizar os processos da sua empresa, aumentando a eficiência da sua planta, você pode contar com os nossos produtos para fazer isso com extrema qualidade.

Acesse a aba Produtos e confira as nossas soluções em automação industrial.

Deixe um comentário