Operação Remota: Quais são suas vantagens e desvantagens

Décadas atrás, as pessoas já vislumbravam um cenário onde as máquinas agiriam de maneira autônoma, com auxílio de robôs e tudo mais.

Hoje, esse vislumbre é uma realidade onde máquinas e equipamentos já estão presentes no chão de fábrica das indústrias.

O fato é que a tecnologia vem contribuindo significativamente com o crescimento das empresas, visto que, por meio da automação industrial, são gerados diversos benefícios.

É válido ressaltar que a automação é composta por componentes de potência e controle.

O elemento de potência é responsável pela realização das operações feitas pelas máquinas, que são compostas por um conjunto de dispositivos eletromecânicos e drives, cuja função é acionar os motores e cargas em máquinas e/ou processos industriais.

Já o controle está encarregado por todo processamento e controle da máquina/processo, sendo composto por Controladores Lógicos Programáveis (CLP) para a automatização.

Logo, o CLP opera todos os sinais de entrada e atualizam as saídas, conforme a lógica de programação atribuída para concretização de determinada tarefa.

Desse modo, trata-se de uma maneira inteligente de reduzir custos e aproveitar ao máximo todos os recursos do sistema de automação implementado.

Em outras palavras, a automação industrial é um processo que tem tudo a ver com a operação remota das atividades industriais. E, caso você ainda não saiba direito do que isso se trata, a gente vai te explicar.

No decorrer deste artigo, vamos falar como funciona uma operação remota, e, também, quais são as suas vantagens e desvantagens. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é uma Operação Remota

Que tal um exercício simples e bastante rápido. Procure, na internet, alguma indústria que já tenha algumas décadas de mercado, independentemente do setor que ela faça parte.

Encontrou? Agora faça o seguinte. Busque por imagens do chão de fábrica dessa empresa. Em outras palavras, do local onde ocorre grande parte da mágica de transformação da matéria prima em produto final.

Notou uma diferença?

Bom, a verdade é que você vai notar várias delas. Mas, existe uma que ganha um certo destaque. A redução considerável de pessoas operando as máquinas.

Mas a intenção desse exercício não foi gerar um alerta e nem nada do tipo. Acontece que o trabalho na indústria se tornou cada vez mais técnico e especializado. E, no lugar de muitos operadores, entraram em ação as máquinas e equipamentos automatizados.

Capazes de operar sem a necessidade do controle manual do homem.

O trabalhador, por sua vez, controla os processos de maneira remota, sendo que, em certos casos, ele nem mesmo precisa estar por perto, podendo controlar a operação de um ponto muito distante, através do auxílio da internet.

Quais são as vantagens de uma Operação Remota

A operação remota está bem longe de ser uma modalidade supérflua de controle e gerenciamento de processos industriais.

Ela gera muitas vantagens e vamos falar sobre algumas delas agora mesmo.

Redução de custos

Com uma infraestrutura que permite que os colaboradores possam trabalhar em home office, reduzir custos operacionais se torna uma tarefa muito mais simples.

A diminuição no consumo de água, luz e transporte são apenas alguns exemplos de economia geradas por essa ação.

Melhora dos resultados

A automação industrial, por si só, já é um mecanismo capaz de aumentar de maneira considerável e consistente a produtividade de uma empresa.

Porém, a operação remota vai além, garantindo que a operação possa ocorrer de maneira ininterrupta.

Agilidade nos processos

A automação industrial permite que uma simples alteração no ritmo do processo, a interrupção do mesmo ou a redução do ritmo de produção ocorra de maneira ágil.

A automação remota permite, inclusive, que sejam realizados pequenos reparos.

E tudo isso pode ser feito sem que exista a necessidade do responsável estar presente, podendo efetuar essas operações de qualquer lugar que ele esteja.

Aumento da eficiência

A melhora da produtividade não é a única vantagem que está associada diretamente ao processo produtivo.

Vale lembrar que a automação remota ainda garante um ganho no desempenho bastante satisfatório, já que minimiza o erro humano e promove a  economia de tempo e dinheiro.

Quais são as desvantagens de uma Operação Remota

É importante salientar que nem tudo é um mar de rosas. Existem certos problemas associados à operação remota, tais como:

●       Necessidade de boa conexão com a internet

●       Falta de confiabilidade

●       Vulnerabilidade e segurança

●       Aplicações lentas

Além disso, será necessário investir, é claro. Onde, possivelmente, será necessário adquirir sensores, CLP’s, IHM’s, Switches, software etc.

O fato é que, mais cedo ou mais tarde, os problemas relacionados à automação remota deverão ser mitigados e esse tipo de operação se tornará cada vez mais presente dentro das indústrias.

Deixe um comentário