Recuperação do Condensado: O que é e quais os benefícios dessa prática

Não restam dúvidas de que o vapor é um recurso importantíssimo quando estamos falando do setor industrial. Sua aplicação contribui de maneira bastante efetiva para os mais diversos processos presentes dentro dela.

Uma vez que ele é capaz de transportar calor de maneira simples e eficiente, o que é indispensável para o funcionamento de máquinas e equipamentos.

Além disso, estamos falando de um recurso cujo custo de aquisição é consideravelmente baixo, o que o torna ainda mais atrativo tendo em vista todas as outras vantagens que estão relacionadas ao seu uso.

Porém, com toda a competitividade que já existe no mercado em si, e a constante necessidade de que as indústrias se tornem cada vez mais modernas, eficientes e atrativas, é preciso que as mesmas busquem se desenvolver a cada dia.

E quando falamos de eficiência, não tem como não pensarmos em práticas capazes de reduzir os custos. Afinal de contas, estamos falando de recursos que a empresa economiza e pode usar de maneira inteligente, gerando ainda mais lucratividade.

Ou seja, buscar maneiras inteligentes e eficientes de usar os seus recursos é uma prática que pode render bons frutos. E por falar nisso, quando o assunto é vapor, existe um procedimento capaz de trazer grandes vantagens para grande parte das indústrias.

Trata-se da recuperação do condensado. Agora, se você quiser saber mais sobre esse procedimento, do que se trata e quais são os seus benefícios, é só continuar com esta leitura.

O que é condensado

O condensado nada mais é do que o líquido formado no momento em que a água, na forma de vapor, passa do seu estado gasoso para o estado líquido.

Um processo natural que ocorre quando o vapor cede parte da sua energia para o processo e retorna, em seguida, para o estado líquido, à medida que a sua temperatura começa a diminuir.

Quando consideramos a pressão ambiente, o valor do condensado chega a representar, aproximadamente, 15% do valor total presente no sistema.

O ponto é, o que fazer com esse condensado? Deixar que ele retorne a sua temperatura ambiente? Descartá-lo? Ou reaproveitá-lo?

O que é Recuperação do Condensado

Vamos imaginar um cenário onde precisamos aquecer uma certa quantidade de água, dentro de uma caldeira, para que essa água se transforme em vapor aquecido, necessário para as atividades dentro da indústria.

É bem provável que essa água esteja em temperatura ambiente, momentos antes do seu aquecimento, não é mesmo? Portanto, será necessário aquecê-lo por meio de algum tipo de energia, proveniente de um processo de combustão, por exemplo.

Seja qual for o processo utilizado no aquecimento, será necessário transformar um, líquido que está com seus 25º aproximadamente, em vapor, atingindo uma temperatura superior a 100º.

Nada de errado até aí. Agora, já sabemos que parte desse vapor será transformado em condensado, ou seja, parte do vapor irá voltar para seu estado líquido.

Porém, a grande diferença aqui é que esse líquido não vai estar com seus 25º, mas sim com uma temperatura muito próxima ao que irá retornar esse líquido para o vapor.

É nesse contexto que é aplicado o que chamamos de recuperação do condensado. Uma prática que visa reutilizar a água que já está no processo, porém, que precisará de muito menos energia para se transformar novamente em vapor.

Quais os benefícios dessa prática

Observando tudo isso, é bem provável que você se faça a seguinte pergunta:

“Por que eu deveria me preocupar com esse valor condensado?”

E a verdade é que são vários os benefícios que você pode trazer para a sua empresa adotando práticas de recuperação do condensado. Sendo algumas delas:

 

1. Redução dos custos de combustível

Entender como você vai economizar com o custo de combustível, usando a prática da recuperação de condensado, não é uma tarefa nada difícil. Afinal, já explicamos passo a passo sobre como isso é feito no tópico anterior.

O ponto é que quando reaproveitamos o valor condensado, é necessário muito menos energia para transformá-lo em vapor. Ou seja, você precisará usar muito menos combustível para gerar vapor e, consequentemente, energia para os processos de sua empresa.

 

2. Redução dos custos de água

A redução de custos, quando estamos aplicando a recuperação do condensado, não é propiciada apenas pelo menor uso de combustíveis.

Precisamos lembrar que o condensado nada mais é do que água, a própria matéria prima para a geração de energia. Em outras palavras, quando reaproveitamos esse volume estamos evitando que o mesmo seja descartado, o que gera uma economia na certa.

3. Redução de gases eliminados na atmosfera

Não é só o empresário que se beneficia da recuperação do condenado. O planeta também agradece uma vez que são emitidos valores consideravelmente menores de poluentes na atmosfera.

Lembrando que atitudes assim são imprescindíveis para que a empresa crie uma boa imagem de si mesma. Demonstrando que se preocupa com as boas práticas inerentes à economia sustentável. Ou seja, todos saem ganhando com isso.

Alerta: A única ressalva que precisa ser feita é que nem todo condensado pode ser reaproveitado, ainda mais quando se tratar de uma indústria do ramo alimentício, por exemplo. Isso porque existe a possibilidade de que esse condensado possa vir a se tornar contaminado, colocando a integridade de alimentos e outros produtos em risco.

Na Nepin você encontra as melhores Soluções em automação industrial

Não dá pra negar que a recuperação do condensado é uma excelente prática, uma vez que é capaz de promover grandes benefícios para a indústria.

Adotar práticas assim e investir em produtos de qualidade é o melhor caminho para que a sua empresa possa alcançar o sucesso que você tanto espera.

E por falar em produtos de qualidade, aqui no site da Nepin você pode encontrar as melhores soluções quando o assunto é automação industrial. Confira as nossa opções em:

Dispositivos que possuem o selo Danfoss de qualidade e definitivamente vão te ajudar a maximizar a sua produção, aumentando a sua eficiência e qualidade no que faz.

E em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco, pelo nosso próprio site, que um dos nossos especialistas vai te ajudar no que for preciso para você fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Deixe um comentário