Quais as principais diferenças entre Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos

Quem está planejando construir a sua fábrica ou, até mesmo, fazer uma reformulação nas máquinas e equipamentos da sua indústria, precisa ficar bastante atento com o tipo de produto que vai adquirir.

Afinal de contas, não é apenas a qualidade e segurança que precisam ser avaliadas nesse processo. 

É preciso entender bem, tanto sobre os processos que você pretende realizar, nas suas atividades,  quanto do maquinário que você pretende adquirir.

E a justificativa é muito simples. O fato é que vão existir diferentes sistemas capazes de realizar essas tarefas. Porém, alguns deles vão executá-la melhor do que outros. E tudo isso vai depender de alguns fatores como:

  • O resultado que você planeja alcançar.
  • O valor do investimento que você deseja aplicar;
  • O nível de eficiência que você deseja atingir;
  • A complexidade da sua estrutura e, também, das suas atividades.

Além de outros, é claro. E quando falamos sobre sistemas, responsáveis por manter o funcionamento de máquinas e equipamentos, o primeiro dilema que precisamos lidar é sobre qual é a melhor opção para a sua empresa.

Sistemas pneumáticos ou sistemas hidráulicos?

E é sobre as diferenças e vantagens de cada um deles que vamos falar no artigo de hoje. Deste modo você vai entender um pouco melhor sobre esses sistemas e descobrir qual é a melhor solução para você implementar dentro da sua empresa. Combinado?

Portanto, acompanhe-me nesta leitura e saiba quais são as principais diferenças entre sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Para o que servem os sistemas Pneumáticos e Hidráulicos

Sistemas Hidraúlicos e Pneumáticos são sistemas que funcionam à base de fluidos onde, no caso dos hidráulicos, utilizam-se óleo, água entre outros líquidos. 

Já nos sistemas pneumáticos, é utilizado o ar, nitrogênio ou outros gases comprimidos, que também são considerados como sistemas à base de fluidos pelo simples fato de funcionarem de maneira bastante semelhante ao modo como os líquidos funcionam.

Mas essa é apenas uma das diferenças que existem entre esses dois sistemas. O fato é que ambos são responsáveis por produzir algum tipo de trabalho mecânico. O que é fundamental para o funcionamento de uma indústria.

Afinal de contas, é através desses sistemas que máquinas e funcionamentos podem funcionar corretamente, dando conta de atender a demanda produtiva.

O ponto é, qual desses dois sistemas melhor se encaixa nas atividades da sua indústria? 

  

O que são sistemas Pneumáticos

Sistemas pneumáticos são sistemas que, como já dissemos, utilizam o ar comprimido para que possam funcionar. 

De modo que, conseguimos associar seu funcionamento ao uso de compressores de ar, que nada mais são do que equipamentos responsáveis por comprimir esse ar, gerando força para que os sistemas pneumáticos possam desempenhar o trabalho mecânico.

Esses sistemas são muito utilizados em atividades de mineração e construção, sobretudo em locais onde não existe força elétrica, ou, o seu uso poderia acarretar em algum tipo de risco ao processo e as pessoas que estiverem desempenhando essa tarefa.

Além disso, esses sistemas também são utilizados na segurança de fábricas e para transmitir sinais para outros equipamentos. 

O que são sistemas Hidráulicos

Diferente dos sistemas pneumáticos, os sistemas hidraúlicos funcionam à base de outro tipo de fluido que não o ar comprimido. Eles funcionam à base de fluidos líquidos como a água e o óleo.

Suas ações mecânicas são geradas através da pressurização desses líquidos, que ocorre por meio de uma bomba cuja função é comprimir esses compostos.

Esses sistemas são capazes de suportar cargas e pressões muito grandes e são ideais para movimentar veículos e máquinas nos setores produtivos.

Automóveis pesados, elevadores, caminhões e, até mesmo aeronaves, são exemplos onde os sistemas pneumáticos se fazem presentes.

Quais são as principais diferenças entre sistemas Pneumáticos e Hidráulicos

Já falamos sobre o que são sistemas pneumáticos e hidráulicos e, até aqui, já deu pra notar algumas diferenças entre eles, não é mesmo?

Porém, elas não param por aí e para ficar ainda mais claro nós resolvemos separar algumas características e mostrar, dentro delas, quais são as diferenças entre esses dois sistemas.

Tudo isso para facilitar ainda mais o seu entendimento. Combinado?

Para isso vamos considerar a aplicabilidade desses sistemas para a movimentação linear na automação industrial.

Confira:

 

Características Sistemas Pneumáticos Sistemas Hidraúlicos
Complexidade Simples Média
Capacidade de Impacto Alta Muito Alta
Controle Válvulas Simples Válvulas Simples
Velocidade Rápida Lenta
Custo de Aquisição Baixo Alto
Custo Operacional Médio Alto
Custo de Manutenção Baixo Alto
Confiabilidade Excelente Boa
Manutenção Pequena Média

Soluções da Nepin em Automação Industrial

Seja qual for o melhor sistema, para você adquirir na sua empresa, é muito importante que você busque as melhores soluções em componentes para garantir a confiabilidade em cada um dos seus processos.

E aqui na Nepin você poderá encontrar as melhores soluções em automação industrial para a sua empresa.

Conheça alguns dos nossos melhores produtos:

E se você tem alguma dúvida e precisa da nossa ajuda, é só entrar em contato com a nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar as melhores opções de produtos para você e a sua empresa.

Deixe um comentário