Entenda mais sobre o uso do Glicol na Refrigeração Industrial

Na indústria, certos produtos precisam manter uma temperatura bem abaixo do ambiente. Isso é fundamental para preservar a sua integridade e, também, para manter as suas melhores condições de uso.

E esse é um dos grandes motivos para que os processos de refrigeração sejam tão importantes. Seja na indústria, no comércio, na prestação de serviços e, também, dentro da casa dos consumidores.

Caso esses processos não existissem, iríamos precisar rever muita coisa como no que diz respeito à produção de medicamentos e, também, a nossa alimentação, que são duas das aplicações mais importantes quando o assunto é refrigeração.

E para que seja possível manter esses produtos em plenas condições de uso, é necessário, além das máquinas e equipamentos, produtos capazes de mantê-los a baixas temperaturas.

Um desses produtos é o glicol que, misturado à água, é capaz de atingir um ponto de congelamento bem abaixo do que seria se utilizasse apenas a água na tentativa de refrigerar alguma coisa.

E é exatamente sobre esse produto que vamos falar mais no artigo de hoje. Portanto, se você quiser entender mais sobre o glicol e como ele pode contribuir para os processos de refrigeração industrial, é só nos acompanhar nesta leitura.

O que é glicol

O glicol é um componente orgânico que possui dois grupos de hidroxila, sendo eles o propileno e o etileno. O que lhes confere os seguintes nomes: propilenoglicol; etilenoglicol.

Suas propriedades lhe garantem uma grande vantagem quando o assunto é refrigeração. Isso porque ele possui uma temperatura de solidificação bem abaixo d’ água, por exemplo. 

Deste modo, no seu estado líquido, suas propriedades fazem do glicol um componente que possui uma alta capacidade anticongelante.

E o que isso significa na prática?

É muito simples, por ter essas características o glicol assume o papel de componente refrigerante. 

Em outras palavras, é a partir dele que o calor é retirado do ambiente e os sistemas são refrigerados em uma temperatura que a água não conseguiria refrigerar, a menos que se solidificasse, o que não é nada vantajoso.

Para se ter uma ideia da sua eficiência, é de ciência de muitos que a água congela a 0 graus, não é mesmo? Cerca de apenas 30% de etilenoglicol, diluído em água, já é o suficiente para fazer com que a temperatura de solidificação desse composto caia para algo próximo dos -14ºC.

Além disso, podemos citar diversas outras vantagens da aplicação do glicol como refrigerante, sendo elas:

  • Trata-se de um produto que possui diversas aplicações como refrigerante;
  • Não é uma substância tóxica no que diz respeito ao manuseio, e, inclusive, o propilenoglicol pode até mesmo ser ingerido por seres humanos; ¹*
  • É facilmente diluído em água;
  • Suas propriedades causa pouquíssimo impacto ambiental;
  • Possui um baixo custo de aquisição.

¹* OBS: É importante ressaltar que os derivados do glicol como o monoetilenoglicol e dietilenoglicol são tóxicos, se ingeridos por seres humanos. E que, inclusive, o dietilenoglicol é o mais tóxico entre eles, podendo causar grandes problemas para a saúde de uma pessoa.

Quais são as aplicações do glicol

Os componentes a base de glicol possuem uma série de aplicações na indústria e no comércio. Dentre elas, as mais comuns estão ligadas ao resfriamento de bebidas.

Mas, também é possível associar o seu uso ao processamento de alimentos, formulação de produtos farmacêuticos e, também, para o processamento químico.

Quando olhamos para os casos mais comuns, podemos encontrar vários exemplos do seu uso, sendo alguns deles:

  • Cervejarias: No caso das cervejarias, o glicol é utilizado para controlar o processo de fermentação, além de contribuir com o armazenamento do produto.
  • Vinícolas: Nas vinícolas a climatização do ambiente é muito importante, papel que é exercido pelo glicol. Além disso, ele também está dentro do processo de fermentação.
  • Destilarias: Nas destilarias, é muito importante manter o controle da temperatura, sendo necessário reduzir drasticamente a temperatura em um curto espaço de tempo. O que se torna possível através do glicol. Além disso, ele também contribui para a fermentação dos produtos.
  • Indústria Láctea: No caso dos lácteos, o resfriamento é imprescindível e é o glicol o responsável por resfriá-lo rapidamente. Isso garante que ele mantenha a sua integridade, ficando livre do crescimento de bactérias. 

Componentes de Refrigeração Industrial é na Nepin

Seja qual for a aplicação do glicol, dentro da sua indústria, na Nepin você vai encontrar uma série de componentes que vão contribuir e muito com a segurança e eficiência dos seus processos.

E podemos garantir isso pois estamos totalmente seguros da qualidade dos nossos produtos. Afinal, somos um grande parceiro da Danfoss, aqui no Brasil. O que é motivo de sobra para assegurar o que estamos dizendo.

E falando em produtos, aqui você poderá encontrar:

No caso de alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Deixe um comentário