A refrigeração industrial é composta por vários equipamentos e dispositivos que, trabalhando juntos, compõem um sistema.
Esse sistema possui as suas particularidades e, portanto, a sua complexidade, a qual varia de acordo com o projeto.
Para que essa complexidade seja atendida, são necessários equipamentos e dispositivos, além de acessórios, que variam entre si e que tenham capacidade para cumprir o requisito do sistema.
Grande parte desses componentes do sistema de refrigeração, são conhecidos. Por exemplo, em sistemas básicos, temos o compressor, evaporador, condensador (equipamentos) e dispositivos de expansão (dispositivo).
Já os acessórios são artifícios materiais utilizados para obter um sistema de refrigeração menos suscetível à falha e que transpareça as condições do processo em tempo real, além de controlá-las.
Alguns acessórios já são de conhecimento comum, com certeza. Outros, pode ser que você não conheça e, talvez, seja a solução para o seu sistema de refrigeração industrial.
Curioso para saber quais são esses acessórios? Sem mais delongas, vamos nos aprofundar neste assunto.
Conteúdos
Acessórios na refrigeração industrial
Os acessórios industriais são utilizados em todos os processos, sem exclusão.
Basicamente, se não fossem os acessórios, que muitas vezes são chamados de dispositivos industriais, não teríamos o monitoramento e o controle sobre as grandezas físicas nas etapas de fabricação.
Portanto, sem esses acessórios, não podemos obter sucesso em atender às necessidades do produto e, portanto, do cliente.
“Mas os acessórios são sempre os mesmos para todos os processos?”
A resposta é: não.
Para você ter noção, mesmo no contexto da refrigeração, os acessórios não são os mesmos, visto os diferentes sistemas de refrigeração existentes (por compressão de vapor e absorção de vapor, por exemplo).
Além disso, como dissemos no início do texto, a complexidade do sistema de refrigeração pode variar e, com isso, o tipo e o número dos equipamentos, dispositivos e acessórios, também variam.
Desse modo, mesmo que comparemos dois sistemas de refrigeração por absorção de vapor, por exemplo, os tipos e os números dos acessórios industriais poderão ser diferentes.
Conheça os acessórios utilizados na refrigeração industrial
A partir de agora, você terá a noção de que muitos dos acessórios mencionados são do seu conhecimento, pois alguns são comumente encontrados em sistemas de refrigeração industrial.
Outros acessórios que logo serão citados, abrirão a sua mente sobre como um sistema de refrigeração funciona, visto que alguns acessórios têm as suas funções direcionadas a equipamentos desse sistema.
No final das contas, você conseguirá entender o porquê desses acessórios controlarem o sistema em questão e, também, como livram-no de falhas que, muitas vezes, são provenientes dos próprios equipamentos que os compõem.
Que tal irmos direto ao assunto?
Termostatos e Controladores de Temperatura
Esses dispositivos possuem a mesma função básica: controlar a temperatura do sistema.
No entanto, segue o pensamento já dito algumas vezes, o qual diz respeito à utilização de diferentes acessórios para diferentes complexidades.
O termostato, por exemplo, é um acessório utilizado em situações em que não é exigido um controle de temperatura preciso.
O termostato pode ainda ser classificado pelo medidor de temperatura do mesmo (bimetálico, termostato eletrônico ou com bulbo sensor de temperatura)
Como este dispositivo trabalha no modo on/off (liga e desliga), o mesmo serviria como uma chave ou ponte do circuito que desligaria ou ligaria, permitindo ou não o funcionamento do compressor e, portanto, regulando a temperatura de refrigeração de acordo com a ajustada.
Já o Controlador de Temperatura, o qual possui opções adicionais e mais completas, permite que seja utilizado em sistemas de automação. Portanto, este dispositivo é voltado para sistemas de refrigeração industrial mais complexos.
Para diferenciá-los por meio de mais detalhes, clique aqui.
Pressostato
Os pressostatos são acessórios industriais e interruptores elétricos que, através do diferencial de pressão de arme e desarme, podem funcionar como o termostato: servindo como um relé que liga ou desliga um equipamento.
Além disso, os pressostatos são classificados como:
- Pressostatos diferenciais: utilizados para controlar o óleo de lubrificação dos compressor, que desarmam quando a diferença de pressão do cárter e da bomba não são suficientes para lubrificar adequadamente;
- Pressostato de baixa pressão: desarmam quando a pressão de sucção é menor do que um valor de referência;
- Pressostato de alta pressão: desarmam quando a pressão de descarga é maior do que um valor de referência;
- Pressostato de baixa e de alta: a junção desses dois acessórios anteriores.
Filtros e secadores
Assim como você pode imaginar, os filtros têm a função de eliminar as partículas das tubulações de refrigeração, por meio de uma tela de níquel ou bronze localizada dentro do acessório em questão.
Este filtro, no sistema, pode ser localizado tanto na linha de líquido (para impedir que impurezas entrem no evaporador) quanto na linha de sucção (impedindo que impurezas penetrem no compressor com o refrigerante).
Válvulas solenoide
São válvulas que podem ser normalmente fechadas (NF) ou normalmente abertas (NA).
O solenóide é o que alimenta eletricamente essas válvulas e o sinal elétrico pode vir de outro acessório industrial, como o pressostato, termostato (ou controlador de temperatura), entre outros.
Apesar da energização elétrica, o movimento de abertura e fechamento da válvula é consequente do campo magnético gerado pela solenóide.
Caso o circuito elétrico da válvula seja característico aberto, a bobina é desenergizada e o peso da armadura e a ação foram a agulha de volta ao seu assunto. O contrário acontece ao se energizar a bobina.
Assim, o fluxo de fluido refrigerante é controlado para o dispositivo de expansão é controlado, ou até mesmo o próprio estágio do compressor.
Separadores de óleo
Para entender a função do separador de óleo, precisamos partir do conhecimento básico sobre compressores frigoríficos: esses equipamentos têm seus componentes lubrificados com óleo.
Considerando que o vapor de óleo da descarga do compressor pode ser arrastado minimamente na atmosfera que envolve o sistema frigorífico, podemos te afirmar: o excesso do mesmo no condensador, filtros, válvulas e evaporador, pode atrapalhar a eficiência do processo e no funcionamento desses equipamentos e dispositivos.
Visto a dificuldade de remover esse óleo nos equipamentos, em algumas circunstâncias (instalações de baixa temperatura, por exemplo), utilizamos o separador de óleo.
Reservatórios de líquidos
O espaço entre a carcaça e os tubos de um condensador (casca e tubo, por exemplo) pode armazenar fluido refrigerante condensado, o que é ótimo e suficiente.
No entanto, muitos condensadores não têm volume interno suficiente para armazenar fluido refrigerante, o que é errado.
Desse modo, para que a carga total de refrigerante tenha onde ser armazenada, seja para manutenção ou devido a imprevistos, é preciso instalar um reservatório separado (reservatório de líquidos).
Este reservatório, no entanto, deve ter uma quantidade controlada de refrigerante armazenado para níveis diferentes de temperatura, para que sejam evitadas situações inesperadas, como falhas diversas no sistema de refrigeração.
Neste texto, podemos observar que devemos nos atentar até mesmo aos equipamentos presentes no sistema de refrigeração, visto que muitos precisam ser suportados por acessórios que auxiliam no bom funcionamento do sistema.
Além disso, não podemos deixar de destacar o quanto a complexidade de um sistema influencia no uso desses apetrechos industriais.
E você, tem interesse em algum componente do sistema de refrigeração industrial?
Abaixo, temos algumas amostras que podem atender às suas necessidades fabris. Não deixe de acessar as amostras e muito menos todos os nossos produtos no nosso portfólio da Nepin.
E não se acanhe. Caso queira informações sobre qual produto se encaixa melhor à sua necessidade, entre em contato conosco.
- Controladores de temperatura;
- Filtros;
- Pressostatos;
- Sensores de detecção a gás;
- Sensor de temperatura;
- Válvulas solenoide.