Sensores de nível são componentes fundamentais dentro da indústria, tendo aplicações em diversos setores como são os casos da indústria:
- Farmacêutica;
- Química;
- Alimentícia
- Petroquímica;
- Entre outras.
É através destes componentes que é possível medir o nível de líquidos, sólidos, ou outros tipos de materiais, a fim de garantir que os processos operacionais possam acontecer de acordo com as especificações necessárias no que se refere ao volume destes materiais.
Tarefa que é de extrema importância, uma vez que contribui e muito com as atividades, garantindo:
- Mais segurança: Uma vez que o monitoramento do nível dos materiais, sobretudo os que são tóxicos, inflamáveis, ou que apresentem algum outro tipo de perigo, possam vazar ou transbordar.
- Eficiência produtiva: Isso é possível porque muitos sensores são capazes de identificar se o volume está de acordo com as especificações técnicas. Evitando paralisações que podem ocorrer em virtude do excesso ou escassez de material dentro do recipiente.
- Economia: Quando se tem a ideia exata de quanto material deve ser aplicado no processo, desperdícios deixam de existir. Garantindo uma gestão organizada e otimizada do material.
- Automação dos processos: Sensores de nível tem tudo a ver com essa nova realidade da indústria, a Automação Industrial. Isso porque eles permitem que os processos aconteçam de maneira autônoma, ou seja, sem que haja a necessidade de uma pessoa operando o processo.
Esses são apenas alguns pontos que comprovam a importância dos sensores de nível para a indústria.
Entretanto, existe um detalhe que você precisa saber, caso seja do seu interesse se aprofundar neste assunto e, quem sabe, saber adquirir um sensor para a sua empresa.
O fato de que não existe apenas um tipo de sensor, mas, na verdade, vários deles.
E saber as especificações de cada tipo de sensor de nível é o que vai garantir que você garanta a melhor solução para as suas necessidades.
Portanto, se você quer saber mais sobre quais são os diferentes tipos de sensores de nível que existem, é só me acompanhar nesta leitura.
Contents
Tipos de Sensores de Nível
1. Sensor de nível de flutuação
Em contato com o fluido, o sensor de nível de flutuação é colocado sob a superfície do material que, conforme aumenta e diminui, aciona um interruptor que serve para indicar se o nível do fluido está abaixo ou acima dos valores pré determinados.
São componentes fáceis de instalar e de fácil manutenção. Compostos de materiais simples, como plástico, borracha e metal, são leves o suficiente para não afundarem, afinal, eles não podem estar submersos para que a medição seja realizada.
Trata-se de um dos tipos de sensores mais utilizados na indústria, sendo utilizado nos mais diferentes setores. Tendo um custo relativamente baixo.
Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para garantir que as medições sejam precisas, como a limpeza periódica do flutuador. Isso porque, o acúmulo de sujeira pode não só interferir na sua precisão, como, também, afetar a sua flutuação.
2. Sensor de nível de radar
Nesta tecnologia, são utilizadas ondas de rádio para medir o nível de material presente dentro do sistema.
Trata-se de um modelo de sensor bastante eficiente, sendo 20x mais confiável do que um radar aéreo, que já possui um grau elevado de assertividade.
Além disso, uma outra grande vantagem desse tipo de sensor é a capacidade de operar em condições bastante adversas, que envolvam uma quantidade elevada de poeira, sujeira, umidade, altas temperaturas e pressão elevada.
Porém, para garantir esse nível de precisão, bem como essas outras características que mencionamos, existe um preço a ser pago, que é bastante elevado se comparado a outros sensores
3. Sensor de nível ultrassônico
Através do sensor de nível ultrassônico, é possível realizar medições de nível a distância. Ou seja, não é necessário que o sensor esteja em contato com o material a ser medido.
Isso é possível pois é emitido um pulso ultrassônico, por intermédio do sensor que fica localizado no topo do sistema. Esse pulso então vai percorrer o recipiente até se chocar com a superfície do material e então retornar.
A velocidade com a qual ocorre o deslocamento deste pulso é que vai definir a que altura o fluido se encontra dentro do sistema. Fazendo assim a medição.
Trata-se de um tipo de sensor cujas medições são limitadas a medições atmosféricas em nitrogênio ou ar.
4. Sensor de nível de capacitância
O princípio que permite que um sensor de nível de capacitância realize a operação de medir no nível de material, dentro do sistema, é a variação da capacitância.
E, caso você não saiba, a capacitância nada mais é do que uma grandeza escalar que mede a capacidade de armazenamento de energia em equipamentos e dispositivos elétricos.
Na prática, isso funciona da seguinte forma:
Ocorre um aumento proporcional na capacitância conforme a medida do nível do fluido se eleva, preenchendo o espaço entre as placas. Através do uso de uma ponte de capacitância, a capacitância geral é medida, o que fornece uma medição de nível contínua.
Mas fique sabendo que esses são apenas alguns dos modelos disponíveis.
Existe, ainda, outros tipos de sensores, tais como:
- Sensor de nível de vidro
- Sensor de nível tipo bóia
- Sensor de nível tipo Pá Rotativa
- Sensor de nível tipo garfo vibratório
- Sensor de nível indutivo
- Sensor de nível condutivo, entre outros.
O fato é que, entender como eles funcionam é o que vai garantir a escolha certa para a sua operação.