Conheça os Benefícios da Energia Solar para a Indústria

Quando falamos sobre indústria, podemos afirmar uma coisa com toda a certeza do mundo. A de que economia é um dos pilares que guia todos os seus processos.

E não teria como ser muito diferente disso. Afinal de contas, é dessa maneira que uma empresa consegue aumentar a sua margem de faturamento, tornar o negócio mais lucrativo e, também, aplicar uma série de processos como 

  • Investimento em tecnologias melhores e mais eficientes;
  • Contratação de novos funcionários;
  • Expansão;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Realização de novas pesquisas e muito mais.

Portanto, a economia é sim um dos pilares que deve estar incluído no planejamento de toda empresa. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

E olhando mais a fundo para a economia, conseguimos perceber que existem certos processos que necessitam de uma atenção mais do que especial, como os que envolvem o consumo de energia elétrica.

Isso porque o consumo de energia elétrica pode representar até 40% dos custos de produção dentro das empresas. Um valor que pode ser ainda maior e comprometer boa parte do faturamento de uma empresa, caso não existam ações, por parte da empresa, que venham a promover a economia desse recurso.

Ações que podem ser desde a aplicação de um programa de conscientização do uso da energia elétrica, para que se evite o desperdício. Ou, também, medidas práticas que, por si só, já geram esse efeito.

Como é o caso da instalação de painéis solares. 

Essa prática tem se tornado cada vez maior e é sobre as vantagens que envolvem o uso da energia gerada por ela, a energia solar, que vamos aprofundar no artigo de hoje.

Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre a energia solar nas indústrias, se vale ou não a pena investir nela, e quais são os benefícios que o seu uso traz para o dia a dia de uma empresa, é só me acompanhar nesta leitura.

Antes de mais nada, o que é energia solar?

De forma breve e direta, energia solar é um tipo de energia alternativa, que provém da luz e do calor do sol. Trata-se de uma energia renovável e sustentável, e que pode ser utilizada para geração de energia elétrica.

Seu uso tem ganhado mais notoriedade, com o passar dos anos. E muito disso se deve ao fato de o preço, relacionado ao investimento para a aquisição do sistema de captação de energia, caiu consideravelmente ao longo dos anos.

Além disso, existe um grande interesse global, bem como diversos incentivos governamentais, para que as empresas utilizem fontes de energia limpa, evitando os danos ambientais e garantindo um futuro para as próximas gerações.​​

Quais são os benefícios da energia solar na indústria

1. Economia de energia elétrica

Eu sei que parece óbvio falar sobre esse primeiro benefício mas, mesmo assim, não podemos deixar de mencioná-lo. Isso porque, a economia gerada por um sistema de de energia solar pode ser consideravelmente alta, mesmo na indústria, chegando a números como 50 a 60% de redução.

É claro que, quando falamos de uma grande indústria, fazer um sistema solar funcionar não é tão simples como seria instalar um sistema desse em uma casa ou pequeno comércio, por exemplo.

Mesmo assim, é possível sim obter excelentes resultados, capazes de gerar uma grande economia. 

2. Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é um assunto sério e ele não serve apenas para que uma empresa se posicione de maneira positiva para os seus clientes que, hoje em dia, estão muito mais atentos para esse tipo de coisa.

É claro que isso faz sim diferença mas, o desenvolvimento sustentável vai muito além disso. Trata-se de buscar fontes eficientes e seguras, visando a preservação de todo o planeta.

3. Baixo custo com a manutenção dos equipamentos

Todo grande investimento gera preocupações. Seja elas relacionadas a vida útil do que se está comprando, ou os custos com manutenção ao longo desse período. 

E com a energia solar não é diferente. No entanto, quando levamos em consideração o investimento em sistemas de captação de energia solar de alta qualidade, descobrimos que essas preocupações são bastante baixas.

Isso porquê, sistemas como esses possuem uma vida útil estimada em 40 anos ou mais. Além de um baixíssimo custo de manutenção, ao longo deste período.  

4. Retorno sobre o investimento

A pergunta que fica, toda vez que investimos em treinamento, em uma máquina, ou em um sistema de aquisição de energia, como é o caso dos sistemas de energia solar, é a seguinte:

“Eu vou lucrar, de alguma forma, com isso?”

Frisamos o “de alguma forma” porque nem todo retorno positivo tem origem financeira. Mas, enfim, qual é a resposta para essa pergunta?

A resposta é SIM!

De modo geral, a estimativa é de que de 6 a 12 meses, considerando a instalação em plantas industriais, a empresa consiga liquidar o investimento realizado.

Depois disso, o que vier é lucro.

Em outras palavras, a energia solar pode sim ser uma alternativa para quem deseja gerar mais economia nas suas plantas industriais.

E sem esse papo de que isso é um investimento para longo prazo. A curto/médio prazo, os efeitos já serão sentidos no bolso da empresa.

Cabe avaliar a viabilidade do projeto, é claro. Mas esse é um assunto para um outro artigo. 

Deixe um comentário