Os pressostatos são dispositivos essenciais nos mais diversos equipamentos industriais.
Seu princípio de funcionamento é tão eficaz e importante que faz com que esteja presente desde em pequenos até em grandes maquinários, como compressores e outros que trabalham utilizando pressão, assegurando a segurança de processos industriais.
Mas, em meio a tantos benefícios, qual o tipo de pressostato é o certo a se escolher?
Bom, assim como qualquer outro equipamento, o certo é escolher aquele que atende à sua necessidade e especificações.
Por isso, é imprescindível saber quais critérios seguir para que você não acabe comprando o produto errado, desperdiçando o seu dinheiro ou instinto em usá-lo de qualquer maneira e deixando o seu problema ainda maior.
E aí, você está entre as pessoas que precisam adquirir um pressostato, mas não sabe qual?
Sim? Então é só nos acompanhar nesta leitura para entender o que você deve considerar na hora de adquirir um pressostato.
Conteúdos
O que é pressostato?
O pressostato é um instrumento de medição que está presente em compressores e sistemas de produção ou controle, em geral, que utilizam a pressão como parâmetro de trabalho.
Qual a sua função
O pressostato, como já foi dito, é um instrumento de medição.
Além de medir, ele tem a função de proteger os processos da subpressão ou sobrepressão, fazendo com que o equipamento ou o processo permaneça na faixa de pressão especificada.
Mas como é possível um instrumento de medição ser capaz de proteger um processo através do controle de pressão?
Essa resposta vem logo adiante, ao conhecer sobre os componentes de um pressostato.
Componentes
Ao entender a função de cada componente principal do pressostato, fica mais fácil entender como a junção destes faz com que o pressostato atenda às grandes responsabilidades dos processos que envolvam pressão.
Abaixo, listamos apenas os principais componentes do pressostato, não citando a sua carcaça, conector elétrico, filtros ou outros adicionais.
1. Elemento sensível
Este componente detecta a pressão e gera uma resposta elétrica, podendo ter a forma de pistão, diafragma, lâmina, entre outros.
2. Mecanismo de atuação
Já este dispositivo permite a conversão da resposta elétrica do elemento sensível em uma ação mecânica, podendo ser uma solenóide, relé, contato elétrico, entre outros.
Como saber qual pressostato escolher?
Enfim, chegamos no assunto principal deste texto.
Aqui, listamos os principais pontos que devem ser seguidos para que a escolha do seu pressostato seja condizente com a sua necessidade.
1. Conectividade
A dimensão da conexão do pressostato é uma das coisas mais simples no processo de escolha do mesmo.
O tamanho da rosca varia de acordo com o tamanho da flange e, normalmente, é fornecido através de polegadas.
2. Função Reset
Os pressostatos com essa função são os que mais são fornecidos no mercado e esse princípio de funcionamento faz total diferença se você quer um processo automático.
Como o próprio nome já diz, essa função permite que o equipamento retorne a trabalhar caso a pressão do processo deixe a faixa ajustada.
3. Aplicação
A aplicação do pressostato te dirá sobre as suas resistências, seja acerca de vibração, corrosão, à prova de choque, anti-interferência, entre outros.
Além disso,normalmente, ao acessar o conteúdo na internet, a página de venda do produto especifica as suas aplicações, e a Nepin não faz diferente, então confira os nossos pressostatos clicando nos nossos links no final do texto e olhe as especificações.
4. Faixa de pressão
A faixa de pressão de operação é fundamental e, por isso, é algo indispensável na escolha de um pressostato.
Então, escolha um produto que atenda às suas especificações.
5. Faixa de temperatura
Atente-se às temperaturas de uso do pressostato.
Comumente, o comprador se preocupa somente com a faixa de pressão, visto que se trata de um produto que está envolvido em processos de pressão.
Assim, não considerar se o pressostato de sua escolha trabalha ou não na faixa de temperatura do seu processo é um erro, visto que alguns pressostatos são feitos para trabalhar em uma determinada faixa de temperatura.
6. Precisão
Os pressostatos carregam consigo a precisão de leitura, o que é fundamental se informar sobre caso você queira uma medição e segurança minuciosa do seu processo.
7. Durabilidade
A durabilidade é algo fundamental, visto que este dispositivo não pode apresentar falhas no decorrer do seu uso.
Para isso, respeite as informações especificadas do dispositivo e não deixe-o sujeito a condições que não estão especificadas, como vibrações, entre outros.
8. Aprovações de segurança
Certifique-se de que o pressostato cumpre os requisitos de segurança e regulamentação significativos.
9. Tipo de pressostato
O pressostato pode ser dos tipos de contato SPDT e DPDT, diferencial e ajustável.
Quer saber mais sobre as diferenças desses tipos? Acesse o blog da Nepin é só clicar no link abaixo:
Quais são os diferentes tipos de pressostatos.
10. Característica do interruptor de pressão
Os principais interruptores de pressão podem variar entre ser do tipo diafragma elástico ou do tipo pistão.
Enquanto o diafragma é, normalmente, utilizado em “baixas” pressões, o do tipo pistão é utilizado, geralmente, em processos que demandam altas pressões, como sistemas hidráulicos.
E aí, agora que você já sabe qual pressostato escolher, que tal olhar os nossos produtos e utilizar a nossa dica de escolha para, talvez, adquirir um pressostato?
Para facilitar o seu acesso aos nossos produtos, você pode clicar aqui.
E se você tiver alguma dúvida você já sabe. É só deixar o seu comentário, logo abaixo, ou entrar em contato através do whatsapp que a nossa equipe vai te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio.