Tempos atrás, era bastante comum associar o “chão de fábrica” a um local repleto de trabalhadores que cumpriam as suas tarefas lado a lado com grandes máquinas e equipamentos.
Só que, isso mudou um pouco. E um dos fatores que mais contribuiu para que houvesse essa mudança foi o avanço tecnológico.
Com esse avanço, houve uma grande transição, algo parecido com o que aconteceu durante a primeira revolução industrial. Naquela época, o povo começou a migrar dos campos para a cidade.
Além disso, a manufatura também se transformava, abrindo espaço para algo moderno, onde a escala produtiva era significativamente maior.
Nos dias de hoje, uma nova transição. Porém, diferente de lá atrás onde as pessoas abandonaram o trabalho do campo para encher essas fábricas, o que ocorre é que as fábricas têm se tornado cada vez mais automatizadas.
É o que chamamos de manufatura avançada, ou, indústria 4.0. Um novo conceito produtivo onde as máquinas efetuaram o trabalho de maneira muito mais autônoma do que antigamente.
Olhando para esse novo cenário, talvez você se preocupe pelo fato de que as máquinas acabaram tomando o posto de muitos trabalhadores. Bem, isso realmente é verdade.
Contudo, não significa que o profissional da indústria deixou de existir. Na prática, o que mudou foi o seu perfil. Afinal de contas, os novos meios de produção exigiram novos perfis de trabalho.
Perfis de profissionais capazes de encarar esse novo mundo tecnológico e capazes de se adequar às mudanças que não para de acontecer.
Pensando nisso, resolvemos ajudar esses novos profissionais compartilhando quais são as competências indispensáveis para que eles possam adentrar nesse novo mundo da melhor maneira possível.
Portanto, se você quer fazer parte disso é só me acompanhar nesta leitura.
Conteúdos
5 Competências indispensáveis na indústria 4.0
1. Flexibilidade
Vamos fazer um pequeno exercício reflexivo, o de olhar para como era a indústria a 20 anos atrás e tentar se lembrar de como as coisas eram naquela época.
Um detalhe, nesse período, o Iphone nem sequer existia, fazendo parte de um futuro um tanto quanto distante.
Bom, acredito que você já deve ter entendido o que estamos tentando dizer. Acontece que, quando pensamos nos avanços tecnológicos, duas décadas já são mais do que suficientes para muita coisa ter mudado.
O que , na prática, exige dos profissionais uma flexibilidade muito grande. Afinal de contas, é necessário estar pronto para o que está por vir.
2. Visão técnica
Nesse novo cenário, uma coisa é mais do que certa. De que as máquinas e equipamentos que compõem a indústria 4.0 possuem um nível de complexidade muito maior do que jamais visto.
Sobretudo no que se refere a tecnologia. O resultado disso é que a visão técnica se tornou fundamental no segmento.
Fazendo de quem tem um conhecimento a mais voltado para mecânica, elétrica e manutenção, pessoas que estão um passo à frente das novas exigências.
3. Tomada de Decisão
Não é só a capacidade produtiva que mudou com a automação industrial. Com a tecnologia, a quantidade de informações também cresceu sem precedentes.
A internet, os bancos de dados, sensores e tantos outros equipamentos foram os grandes responsáveis por isso.
Essas informações são muito úteis, é verdade. Mas, sem ações, essas informações não valem de muita coisa. É por isso que o profissional da indústria 4.0 precisa ser capaz de tomar decisões assertivas e ágeis.
4. Relacionamento Interpessoal
Talvez você não saiba mas o relacionamento interpessoal para a indústria. É claro que, quando se pensa em processos e automação, a impressão que fica é que os relacionamentos ficam apenas em segundo plano.
Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Até mesmo porque, como vimos no tópico anterior, a relação entre o homem e a máquina é o que de fato faz com que as engrenagens girem a todo vapor.
E quando olhamos para uma indústria, precisamos lembrar que ela não é composta por apenas uma pessoa, são várias delas. E que, apesar de trabalharem em setores diferentes, com especificidades diferentes, precisam agir em conjunto para que tudo possa fluir da melhor maneira possível.
5. Desenvolvimento constante
Inovação. Essa palavra diz muita coisa sobre a indústria 4.0. E já falamos um pouco sobre isso durante este artigo. Acontece que o processo evolutivo não para.
A cada dia que passa, novas máquinas, equipamentos, processos, produtos e pesquisas se desenvolvem e aperfeiçoam.
Não seria diferente com os profissionais, não é mesmo. É por isso que o profissional desse novo cenário precisa estar em um processo de evolução constante. Buscando mecanismos que o mantenha sempre atualizado.
Até mesmo porque, você já deve imaginar o que acontece com um profissional que não segue as tendências do mercado, não é mesmo?
Não estou dizendo isso para te assustar, muito pelo contrário. Até mesmo porque, essa nova indústria traz muitas oportunidades que, se bem aproveitadas, podem te trazer o sucesso profissional que você tanto deseja.
E, entender quais são as principais competências desse novo mundo, vai te manter no caminho certo para alcançar seus objetivos.
A pergunta é:
Você está pronto para esse novo mundo?