Entenda mais sobre o uso do Vapor na Indústria

A relação entre vapor e indústria já dura um certo tempo. E, desde o início de sua aplicação até os dias de hoje, muita coisa mudou, é claro. Mas, embora essas mudanças tenham ocorrido, o vapor continua sendo imprescindível para o funcionamento de diversos setores da indústria.

Essa história começou com o uso do vapor associado às locomotivas e o início da revolução industrial. Naquela época, o vapor contribuiu, e muito, para o crescimento e desenvolvimento do setor industrial.

Acontece que, embora às máquinas tivessem surgido com uma nova proposta de trabalho, substituindo aquele que até então era feito manualmente e que levava muito mais tempo, isso não resultou necessariamente na demissão em massa das pessoas.

Pelo contrário, esse foi um período marcado por uma grande expansão econômica e havia-se uma necessidade crescente na contratação de novos colaboradores capazes de manusear as máquinas que funcionavam a pleno vapor.

A indústria têxtil não seria mais a mesma. Nem ela e nem a indústria de modo geral. 

Nos dias de hoje, o vapor ainda é fundamental para que existam diversos setores da indústria. Tais como:

  • Indústria alimentícia;
  • Indústria têxtil;
  • Indústria química;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria hospitalar e mais. 

Bom, aqui já fica claro que o vapor é um recurso muito importante dentro do âmbito industrial e econômico, é claro. Mas, na prática, como ele ajuda no funcionamento dessas indústrias? 

Acompanhe-me nesta leitura e entenda mais sobre o uso do vapor na indústria.

O que é vapor e qual é a sua importância

Podemos definir o vapor como sendo uma matéria em estado gasoso. Normalmente, o vapor é obtido através do aquecimento de uma determinada porção de água.

Afinal, é preciso salientar que o vapor nada mais é do que a água em seu estado gasoso. 

Quando essa porção de água é aquecida, o grau de agitação das moléculas aumenta ,juntamente com a sua pressão interna, e, quando a pressão desse líquido supera a pressão atmosférica, a água entra em processo de ebulição e se transforma em vapor.

Acontece que esse vapor, quando superaquecido, torna-se um mecanismo para geração de energia. Energia responsável por mover turbinas e fazer com que máquinas e equipamentos possam desempenhar as suas respectivas funções.

Mas esse uso não se resume apenas a isso. Sob o ponto de vista industrial, o vapor ainda pode ser utilizado no processo de pasteurização de alimentos e bebidas e, também, na esterilização de materiais e equipamentos de uso hospitalar, por exemplo.

Apenas de olhar essas aplicações já fica bem claro que estamos falando de um recurso bastante importante e que possui uma série de grandes vantagens quanto ao seu uso. Tais como:

  • Baixo custo de aquisição;
  • Atóxico;
  • Não agride o meio ambiente.

O uso do Vapor na Indústria

Quando o assunto é a aplicação do vapor na indústria, conseguimos perceber uma abrangência bastante grande, com tudo que já dissemos no decorrer deste artigo. Certo?

Afinal, a aplicação do vapor pode ser notada em frigoríficos, hospitais, laticínios, bebidas como cervejas e refrigerantes, indústrias do ramo têxtil e muito mais.

Ou seja, não restam dúvidas quanto à variedade de aplicações em que o uso do vapor é indispensável. Fato que apenas assegura a importância que o vapor possui dentro do âmbito industrial.

Mas, como se dá essa aplicação? De que forma o vapor exerce o seu papel em se tratando dessa variedade tão grande de aplicações? 

Vamos entender um pouco mais sobre como se dá esse uso do vapor em suas principais aplicações.

Vapor para aquecimento

Quando falamos de uma aplicação como essa nos referimos ao processo onde o calor, que está presente em um determinado volume de vapor que foi aquecido, é transferido de maneira direta ou indireta para um produto a ser aquecido.

Trata-se de uma aplicação que é bastante utilizada nas indústrias alimentícia, automotiva e química. 

Vapor para movimentação

Através do vapor, podemos gerar energia elétrica. E, para fazer isso, o vapor é utilizado como uma força motriz (para propulsão). Nesse caso, é utilizado o vapor superaquecido, pois trata-se de um meio mais seguro, capaz de prevenir golpes de arite causados pelo acúmulo de valor condensado nas turbinas.

Além disso, o vapor utilizado como força motriz ainda pode ser usado em bombas e compressores, acionados por turbinas à vapor.

Vapor para limpeza e esterilização

Por fim, temos o vapor cumprindo o papel de limpeza e esterilização. Nesse caso, aplica-se o vapor seco e saturado. 

Utilizado em alta temperatura, o vapor entra em contato com a superfície, a ser limpa, condensando e liberando calor. Esse contato possibilita a coagulação das proteínas dos microorganismos. Efetuando a limpeza e esterilização da superfície.

Um ponto importante, para esse processo, é a qualidade do vapor. Afinal de contas, é necessário que o mesmo esteja livre de contaminantes para que esse processo possa ocorrer de maneira eficaz.

Existem ainda outros conceitos de aplicação, quando observamos a utilização do vapor na indústria como ele sendo usado para atomização, hidratação e mais.

Deixe um comentário