Devido a remoção de calor do espaço ou de um material, o processo de refrigeração se faz presente em diversos setores industriais.
Os sistemas de ar-condicionado, refrigeração de alimentos e bebidas, processamento de produtos químicos e farmacêuticos, entre outros, são alguns dos setores que necessitam de um meio refrigerado.
O que não se imagina, é que o fluido refrigerante precisa ser criteriosamente controlado para o bom funcionamento tanto do processo quanto dos equipamentos que compõem esse sistema de refrigeração.
E, para isso, utilizamos dispositivos capazes de realizar tal controle, como as válvulas.
Uma válvula indispensável no processo de refrigeração, por exemplo, é a válvula de expansão termostática.
Podemos dizer que, sem essa válvula, o sistema de refrigeração convencional não funciona sem que o processo ou os equipamentos do sistema de refrigeração saiam prejudicados.
E sabe o por quê? Bom, vamos parar por aqui.
Este texto vai te responder isso e muito mais, porque vamos explicar o que é a válvula de expansão termostática e para o que ela serve.
Quer ficar por dentro do assunto? Se sim, fique por aqui e acompanhe este texto.
Contents
O que é a válvula de expansão termostática
As válvulas são dispositivos que desempenham um papel essencial e exclusivo em quaisquer processos industriais.
Esses dispositivos são dispostos com diferentes nomes e características que especificam a sua aplicabilidade.
Assim, é possível saber qual tipo de válvula específica se utiliza para cada tipo de processo.
No contexto da refrigeração e ar condicionado, por exemplo, podemos encontrar a Válvula de Expansão Termostática (VET).
Através dessa válvula, se passa uma mistura de líquido refrigerante e gás, gás este que age em um pistão que, por fim, controla a abertura de uma câmara de expansão (controla a abertura da válvula).
Qual a sequência do ciclo de refrigeração
Para que você entenda o próximo tópico, que trata da função da VET no sistema de refrigeração, precisamos recordar, você, sobre o ciclo básico de refrigeração.
O ciclo básico é composto pelos seguintes equipamentos e que realizam as respectivas funções:
- Compressor: o qual comprime o fluido refrigerante, aumentando a sua pressão e temperatura;
- Condensador: recebe o fluido com maior pressão e temperatura, vindo do compressor, e é resfriado (por ar ou água), fazendo a transformação de estado do vapor para líquido;
- Válvula de Expansão Termostática: reduz a pressão do fluido, bruscamente, fazendo com que a temperatura do fluido venha a diminuir e, fazendo também, que parte do fluido vire vapor;
- Evaporador: a porção líquida do refrigerante e em baixa temperatura, é exposto ao calor, no evaporador, realizando a troca de calor e refrigerando o meio de interesse.
O fim do ciclo se dá pelo: refrigerante exposto a uma temperatura maior, volta para o estado de gás de baixa pressão e temperatura (porém com temperatura maior do que a na entrada do evaporador).
Agora que recapitulamos o ciclo básico de refrigeração, podemos dar um passo adiante e sermos mais específicos ao abordar sobre a válvula.
Para que a Válvula de Expansão Termostática serve?
Já na primeira leitura, podemos afirmar que: a válvula de expansão, expande algo.
Essa conclusão não está errada, mas está incompleta. Afinal, expande o que e para que?
Primeiramente, é o fluido refrigerante que sofre a expansão pela VET.
Em segundo, visto que a válvula de expansão termostática está localizada antes do evaporador, entendemos que esse dispositivo serve para regular o fluxo de refrigerante líquido que entra no evaporador do sistema.
Esse controle de fluxo de refrigerante líquido garante que a quantidade de fluido refrigerante que entra no evaporador, seja a suficiente para refrigerar o quanto se necessita.
Além disso, esse controle de fluxo acontece através da temperatura do evaporador, ou seja, a VET utiliza a temperatura do evaporador como parâmetro de referência para quantificar o fluxo de fluido refrigerante que deve entrar no evaporador.
Suponhamos um cenário que não tenhamos a VET no sistema, o que aconteceria com o mesmo?
Como já dizemos, a VET controla o fluxo de fluido refrigerante líquido que entra no evaporador, então, no cenário em que não tenhamos a válvula, o fluxo de fluido refrigerante seria excessivo.
Como consequência, aconteceria o super-resfriamento e o compressor poderia ser comprometido.
Ainda sobre esses dois últimos parágrafos, podemos dizer que a VET, indiretamente, faz com que o sistema de refrigeração seja mais eficiente.
Quer saber mais sobre as válvulas e, também, adquiri-las?
A Nepin oferece o que você precisa com total qualidade e, como prova, daremos uns exemplos de Válvulas de Expansão Termostáticas: