Entendendo o funcionamento de um conversor de frequência

O conversor de potência é o equipamento responsável por aumentar ou diminuir a velocidade de um motor. E ele é capaz de realizar essa função através da habilidade de controlar a tensão que é transmitida para o motor, variando a sua potência. 

E no âmbito da indústria, por exemplo, existe o emprego em larga escala de motores de indução trifásicos. Isso se deve, sobretudo, pela robustez, trazida por esse tipo de motor, sem contar a sua alta eficiência e baixo custo.

Associar o uso desses motores ao conversor de frequência irá garantir uma série de grandes benefícios. Tanto para a vida útil dos motores quanto pelo aumento dos níveis produtivos e redução de custos que ele oferece.

Quer saber mais sobre como isso ocorre? Acompanhe-me nesta leitura para entender melhor o funcionamento de um conversor de frequência e quais são as principais vantagens que ele traz na sua aplicação.

Entendo Como o conversor de frequência funciona

No que diz respeito ao seu funcionamento, o conversor de frequência se apresenta, a princípio, baseado no campo magnético girante.

Seu surgimento ocorre quando um sistema de alimentação de corrente alterada se aplica em pólos que estão defasados entre si em 120º.

O resultado dessa defasagem é o surgimento do campo magnético, sendo que a velocidade de rotação do motor está totalmente ligada à velocidade gerada pelo campo magnético girante.

O nome dado a essa velocidade é “velocidade síncrona” e ela recebe esse nome em virtude da quantidade de pólos do motor e, também, por conta da frequência da rede em que esse motor está ligado.

Com base em tudo isso que foi dito, conseguimos chegar a conclusão que a velocidade relacionada ao motor trifásico se torna proporcional à frequência de rede.

Em outras palavras, o conversor de frequência irá atuar diretamente na frequência de rede, na entrada do motor.

Conforme a frequência for maior, o motor atuará com uma velocidade maior. Agora, caso essa frequência for menor, a velocidade do motor será menor.

E quem irá estabelecer os limites relacionados ao valor em que essa frequência de rede será repassada ao motor vai ser o conversor de frequência.

Quais as principais vantagens de um conversor de frequência

Já sabemos que o conversor de frequência age, associado ao uso de diversas máquinas presentes dentro da indústria, com a finalidade de controlar a tensão que chega para os motores.

Estabelecendo valores que possam garantir um bom funcionamento dos equipamentos em que ele é empregado.

Mas existe algo mais? Afinal, quais são os reais benefícios que o uso do conversor de frequência é capaz de proporcionar?

Essa pergunta é fundamental, até mesmo para termos ciência dos fatores que justificam a sua larga aplicação. Ainda mais quando consideramos o fato que citamos logo na introdução deste artigo, relacionado ao emprego de motores de indução trifásicos em processos industriais.

Deste modo, confira alguns dos benefícios oferecidos pelo uso do conversor de frequência:

  • Diminuição dos níveis de ruído;
  • Automação dos processos industriais;
  • Preservação e aumento da vida útil dos motores;
  • Controle simplificado dos motores elétricos;
  • Redução dos custos de produção.

Esse último benefício merece um certo destaque. Isso porque o conversor de frequência permite não apenas elevar o nível de produção, mas também controlar a potência das máquinas.

O resultado final disso é que haverá uma redução considerável nos custos de produção.

Isso sem contar que o conversor de frequência estabelece uma redução no pico de corrente que ocorre na partida do motor. Essa redução permite que o motor seja ligado de maneira muito mais suave, evitando possíveis danos e aumentando a vida útil do motor.

Implicando diretamente nos custos, uma vez que também reduz os valores empregados em manutenção, além dos outros fatores já citados.

O conversor de potência é o equipamento responsável por aumentar ou diminuir a velocidade de um motor.

Conclusão

O uso de conversor de frequência traz grandes benefícios. Tanto do ponto de vista relacionado a qualidade produtiva quanto se formos analisar as vantagens que esse equipamento pode proporcionar em se tratando de eficiência e redução de custos.

Atribuições que justificam de forma bastante clara a sua aplicação no âmbito industrial.

E aqui na Nepin você encontrará conversores de frequência que possuem o selo Danfoss de qualidade.

Produtos que irão garantir a otimização dos recursos energéticos dentro da sua empresa.

Acesse a nossa loja e confira a nossa seleção de conversores de frequência agora mesmo.

 

 

 

Deixe um comentário