Transmissores de pressão são equipamentos muito importantes dentro do âmbito da indústria.
Afinal de contas, eles são capazes de ler e interpretar informações que são fundamentais dentro do processo produtivo.
E, com a modernização dos equipamentos, a precisão desses dados se tornou ainda maior, gerando pouquíssima margem para que a má interpretação dessas informações resultasse em algum tipo de erro.
É importante salientar que a maioria dos processos industriais envolvem a utilização de pressão. Portanto, torna-se extremamente importante o uso de equipamentos capazes de medi-la.
Acompanhe-me nesta leitura e entenda um pouco mais sobre as funcionalidades de um Transmissor de pressão.
Contents
O que é um Transmissor de Pressão
Transmissores de pressão são equipamentos muito utilizados na indústria. Tanto de automação quanto de refrigeração.
Estamos falando de componentes eletrônicos que têm a capacidade de detectar os níveis de pressão em um sistema e transmitir essas informações coletadas de um modo em que possam ser interpretadas.
Em outras palavras, eles captam um sinal, em virtude da pressão que existe dentro do sistema, e o emitem para mais longe.
Porém, esse sinal passa por uma espécie de decodificação, para que ele possa ser interpretado pelo sistema em que está acoplado.
E, como dissemos anteriormente, são componentes que nos dias de hoje cumprem as suas funções com uma exatidão cada vez maior.
Como funciona um Transmissor de Pressão
Para cumprir a sua função, os transmissores de pressão irão funcionar como uma saída eletrônica um baixo nível em ligação com um sensor de pressão.
A partir disso, ele vai agir de modo a captar sinais, que estarão presentes em uma determinada superfície, e vai transmiti-los à distância para que possam ser interpretados.
Sendo que, antes mesmo de ser transmitido, esse sinal é filtrado, amplificado, com compensação de temperatura e padronizado.
E, por falar nessa transmissão de dados, ela pode ocorrer de modo analógico ou digital, a depender dos recursos disponíveis no transmissor.
Mas, essa não é a única funcionalidade do Transmissor de pressão. Aliás, quando levamos em conta o seu propósito notamos que existem diversas outras vantagens no em relação ao seu uso.
Sobretudo, no que diz respeito à proteção dos equipamentos industriais e a redução de custos.
Funcionalidades que só ratificam a importância que os transmissores de pressão exercem dentro do âmbito industrial.
E o que torna isso possível é a linearidade com que ocorre o sinal de saída não linear do sensor. Isso sem contar com o fato de que ele isola-o galvanicamente, inibindo-o de ruídos de linha e campos magnéticos.
As principais aplicações do Transmissor de Pressão
São vários os tipos de transmissores de pressão, prontos para atender diferentes tipos de atividades industriais. Podendo ser:
- Capacitivos;
- resistivos;
- indutivos
- ressoantes;
- termoelétricos;
- piezoelétricos;
- piroelétricos;
- fotovoltaicos;
- eletromagnéticos.
Todos esses tipos de transmissores irão contribuir para o pleno funcionamento de diversas máquinas e equipamentos que exercem as suas atividades através do uso da pressão.
Onde, as principais aplicações do transmissor de pressão são:
Reatores biológicos e autoclaves, setores automobilístico e industrial, pressão absoluta, relativa e diferencial (Industrial), medições de nível de água, biotecnologia e indústria alimentícia.
Isso só demonstra a grande aplicabilidade que esse recurso é capaz de oferecer. Até mesmo porque, vale ressaltar que boa parte dos processos industriais utilizam a pressão a seu favor e necessitam de instrumentos capazes de medi-la.
É nesse contexto que surge a aplicação do transmissor de pressão.
Conclusão
Por fim, fica bastante nítido que essas características e funcionalidades garantem ao transmissor de pressão uma grande aplicabilidade dentro da indústria.
Mas é preciso ficar atento quanto à qualidade do equipamento que será adquirido. Até mesmo porque, precisamos levar em conta que esse equipamento sofreu grandes alterações no decorrer dos anos.
Onde, abriu-se espaço para modelos cada vez mais modernos e digitais. Mas a modernidade não resultou apenas nisso. Os próprios equipamentos analógicos ganharam mais robustez e qualidade.
De todo modo, é nesse sentido que se encontram os grandes diferenciais na hora de garantir a aquisição um transmissor de pressão.
E aqui no nosso site você poderá encontrar diversos modelos que vão atender à soluções de automação industrial e refrigeração industrial. Todos eles com o selo Danfoss de qualidade.
Acesse o nosso site e confira o nosso portfólio de produtos.