O mundo está em constante transformação, onde a tecnologia é uma das grandes responsáveis por impulsionar esse movimento.
É só você olhar os noticiários de 20 anos atrás que você vai perceber que muita coisa mudou.
Mas, essas mudanças não foram notadas apenas do ponto de vista social. A forma como o ser humano interage com o trabalho também mudou e de maneira bastante drástica.
E se antes, no período da revolução industrial, o homem deixava o campo para se aliar às máquinas e desempenhar um papel fundamental dentro do processo de transformação da matéria prima, nos dias de hoje isso já tem tomado um novo rumo.
Não que a indústria tenha deixado de ser relevante, pelo contrário. Ela ainda é um dos grandes pilares socioeconômicos do mundo todo. Ainda mais de um mundo tão conectado como é o nosso, atualmente.
O ponto é que o homem tem assumido funções que são cada vez mais técnicas, operando máquinas modernas, programando e preparando o solo para que a automação faça todo o trabalho pesado.
Diante desse novo cenário de transição, muita gente se pergunta o que vai ser do emprego na indústria daqui pra frente.
Afinal de contas, é notável que as coisas vão mudar em um futuro próximo, com as máquinas assumindo um protagonismo que tende a ser cada vez maior.
Será que mesmo assim a indústria vai continuar sendo uma grande fonte de empregos?
É sobre esse futuro do emprego na indústria 4.0 que vamos falar no artigo de hoje. Ficou curioso? É só me acompanhar nesta leitura.
Contents
Um futuro com robôs
É natural que com todas as mudanças que o mundo vem sofrendo, especialmente de uns anos pra cá com a intensificação da automação industrial, que os profissionais da indústria se preocupem com o futuro.
O fato é que sim, o trabalho na indústria mudou bastante. Até mesmo porque, a cada dia que passa, novas máquinas, componentes e outros softwares são produzidos com um potencial automotivo que só cresce.
Não é à toa que a Universidade de Brasília (UnB) divulgou um estudo em que, até o ano de 2026, existiria um potencial muito grande de aproximadamente 54% dos brasileiros terem as suas funções exercidas por máquinas.
Outro estudo, desta vez publicado pela McKinsey, uma empresa de consultoria empresarial norte-americana, revelou que até o ano de 2030, um número que varia entre 400 a 800 milhões de trabalhadores poderão ser substituídos por máquinas.
Mas, calma aí!
Se você é um desses colaboradores, saiba que a intenção com a qual estamos fornecendo essas informações não é para sinalizar um futuro apocalíptico onde as máquinas vão assumir o controle sobre a humanidade e haverá um desemprego proporcional a todas essas milhões de pessoas.
Acontece que, assim como citamos que no passado o trabalhador rural migrou para a indústria, o emprego na indústria 4.0 vai passar por uma transição.
Transição essa que já está acontecendo neste exato momento e que vamos falar no tópico a seguir.
O que vai ser daqui pra frente
O futuro da indústria e do emprego
Quem acompanha bem de perto as mudanças que a indústria 4.0 tem proporcionado sabe muito bem que o segredo para se manter no mercado pode ser resumido com uma simples palavra.
Adequação.
Acontece que as mudanças estão aí. Elas já fazem parte do presente e não estão batendo na sua porta, esperando você abri-la. Elas estão passando por cima dessa porta.
E se você não acompanhar essas mudanças, a tendência é que você perca espaço neste mercado.
Sabemos que isso é muito claro do ponto de vista empresarial e são vários os casos de grandes empresas que acabaram perdendo espaço para situações novas, inovadoras e modernas.
Mas, saiba que esse conceito também é válido no mercado de trabalho, do ponto de vista do profissional. Hoje, é necessário que ele se adeque a essas mudanças, absorvendo novos conhecimentos que vão lhe permitir assumir as novas profissões que estão sendo criadas.
E neste novo mercado, as exigências deixam de ser estritamente técnicas. É claro que as hard skills ainda são importantes, ainda mais considerando o fato de que o profissional da indústria 4.0 precisa operar máquinas modernas e muito mais complexas, também.
Porém, nos dias de hoje, as habilidades comportamentais também são levadas em conta e ganharam um peso bastante elevado.
A capacidade de resolver problemas complexos, a liderança e a capacidade de comunicação. Todas essas características são muito bem vindas nesse “futuro” que já faz parte do nosso presente.
A Era da Automação Industrial
A automação industrial é um conceito que faz parte desse futuro e tem se tornado cada vez mais presente, até mesmo nas pequenas empresas.
Um movimento que garante não apenas a automação das máquinas, mas, também, uma série de novos conceitos e preceitos que trazem uma nova perspectiva industrial.
Uma perspectiva que dá bastante ênfase para a sustentabilidade e segurança, sem deixar de lado a eficiência.
E se você ficou interessado em tudo que viu até aqui, talvez você fique ainda mais interessado com o nós, aqui da Nepin, temos para oferecer para você e para a sua empresa.
Soluções que vão trazer esse futuro da indústria 4.0 para a realidade da sua empresa.
Acesse a aba soluções, no menu do nosso site, e confira o que temos para oferecer para o seu negócio.