O cilindro ar comprimido é um recurso muito importante, do ponto de vista industrial. Possuindo uma vasta gama de aplicações diferentes.
Mas, esse não é o único motivo que faz com que ele seja tão valioso. Aliás, talvez seja o motivo menos importante para falar a verdade.
Existem várias razões para que esse recurso seja bem benquisto na indústria. Sendo que, para entender isso um pouco melhor, é necessário que a gente se aprofunde um pouco mais no assunto.
E é exatamente isso que vamos fazer no artigo de hoje. Portanto, se você quer entender um pouco mais sobre o que é um cilindro de ar comprimido e qual é o seu papel dentro da indústria, é só me acompanhar nesta leitura.
Contents
O que é um cilindro de Ar Comprimido
O cilindro de ar comprimido nada mais é do que um reservatório cuja finalidade é a de manter o ar comprimido dentro de si.
E, se você ainda não sabe o que é ar comprimido, a gente aqui da Nepin te explica. O ar comprimido é um gás que não possui toxicidade e, também, não apresenta potência inflamável, apesar de contribuir com processos de combustão.
Trata-se de um recurso que tem um excelente potencial energético. O que contribui, significativamente, para a operação de inúmeros sistemas pneumáticos.
Sistemas estes que se aproveitam desse potencial energético, transformando a energia contida no ar comprimido em energia mecânica, garantindo que a produção industrial funcione a pleno vapor.
E quem faz o armazenamento desse ar comprimido é justamente o cilindro de ar comprimido.
Porém, se engana se você pensa que não existe nenhum grau de especificidade neste item. Mas, antes da gente falar sobre isso, vamos falar um pouco mais sobre o ar comprimido.
É claro que esse não é um gás comum, onde o cilindro é simplesmente fechado e o ar que está ali dentro é armazenado para posteriormente ser utilizado como fonte de energia.
Antes de ser armazenado, o ar comprimido passa por um equipamento chamado de compressor. Equipamento responsável por transformar energia mecânica em energia pneumática.
Em poucas palavras, o compressor é o equipamento que realiza a captação de ar, do ambiente, para então armazená-lo sob alta pressão em um reservatório próprio e transformá-lo em ar comprimido.
E agora que já esclarecemos tudo isso, vamos entender melhor o que todo cilindro de ar comprimido deve possuir.
Não é qualquer Cilindro que pode carregar Ar Comprimido
Vamos imaginar que você está carregando uma pequena caixa em suas mãos e precisa levá-la consigo por uma grande distância, certo?
Ah, esquecemos de mencionar um detalhe. Dentro dessa caixa existe uma grande quantidade de energia elétrica. Sabendo dessa informação, o natural mesmo é que você espere que essa caixa seja o mais segura possível, não é mesmo?
Afinal de contas, caso ela não seja, aumentam os riscos dessa energia sair do recipiente e vai ser você quem vai pagar o pato dessa história.
Bom, talvez esse não seja o exemplo mais fundamentado possível, mas, como analogia, ele cai como uma luva.
Isso porque podemos assumir a mesma premissa quando nos referimos a um cilindro contendo ar comprimido.
Não é à toa que que os cilindros precisam passar por um processo de certificação que, no Brasil, é regida através da norma ABNT NBR ISO 9809, divisões 1, 2 ou 3.
Essa norma serve para especificar os requisitos mínimos que levam em conta o material, projeto, construção e acabamento, processos de fabricação, inspeção e ensaios na fabricação de cilindros de aço temperados e revenidos, entre outros.
A Importância do Ar Comprimido bem como dos Sistemas Pneumáticos
O uso do ar comprimido na indústria, associado aos sistemas pneumáticos, pode trazer grandes vantagens se compararmos ele a outros sistemas como são os casos do elétrico e, também, do hidráulico.
Ainda não sabe quais são essas vantagens? Vamos listar, a seguir, algumas delas para que você entenda do que estamos falando.
- Sistemas pneumáticos são bastante resistentes.
- O ar comprimido é uma excelente escolha para quem está buscando por uma solução de custo benefício.
- Sistemas pneumáticos possuem fácil instalação.
- As operações, que envolvem o uso de ar comprimido, são bastante seguras.
- Sistemas pneumáticos interagem muito bem com ambientes hostis.
É claro que isso não é tudo. Existem várias outras vantagens que envolvem o uso do ar comprimido.
Porém, o que estamos querendo lhe dizer é que, embora essa seja uma solução um tanto quanto simples, isso não faz dela uma opção ruim.
E o ponto de atenção que queremos ressaltar aqui é sobre a importância de adquirir cilindros de ar comprimido que possuam certificação.
Isso vai trazer mais segurança e efetividade para os processos da sua indústria.
Além disso, na hora de comprar componentes para os seus sistemas pneumáticos, escolha por opções que sejam de qualidade. Isso vai contribuir para a eficiência da sua operação.
Mas, se você ainda não sabe onde encontrar, a gente te ajuda com isso. Acesse a aba “Produtos” aqui do nosso site e confira as soluções que nós, aqui da Nepin, temos pra te oferecer.
E, no caso de dúvida, é só deixar uma mensagem logo abaixo que a nossa equipe te ajuda no que for preciso.