Entenda o funcionamento das Válvulas Manuais de Bloqueio para Amônia

Com a constatação de que os CFCs, clorofluorcarbonetos, tinham um potencial extremamente nocivo para a camada de ozônio e, consequentemente, de acelerar o efeito estufa, houve a necessidade de buscar por novas soluções para substituí-los nos sistemas de refrigeração.

A partir daí, a amônia retomou o seu status como um dos principais fluidos refrigerantes do mercado. Porém, uma coisa não mudou em relação ao período que antecedeu a criação dos CFCs.

O fato de que a amônia continua sendo uma substância bastante tóxica quando em contato com o ser humano. Aliás, precisamos frisar que essa característica da amônia foi uma das grandes motivações que levou ao desenvolvimento dos clorofluorcarbonetos.

Era necessário que algumas mudanças fossem realizadas para que a amônia pudesse retornar para as indústrias, mas, desta vez, com muito mais segurança do que antes.

É neste sentido que foram desenvolvidos mecanismos melhores, modernos e mais eficazes, que fossem responsáveis por garantir a eficiência e, principalmente, a segurança dos colaboradores que trabalham diretamente com essa substância.

As válvulas, por exemplo, são dispositivos que assumiram um grande protagonismo com isso. Sendo que, entre as válvulas mais utilizadas, podemos destacar as válvulas manuais de bloqueio para amônia.

Sua escolha se dá por muitos motivos e para abordar esse assunto, com um pouco mais de profundidade, é que decidimos compartilhar esse artigo com você.

Portanto, se você ficou curioso e quer saber mais sobre o funcionamento e uso das válvulas manuais de bloqueio para amônia é só me acompanhar nesta leitura.

O que são válvulas de Bloqueio para Amônia

Na indústria alimentícia, por exemplo, o número de registros de acidentes envolvendo essa substância são bem maiores do que gostaríamos que fosse. É por esse motivo que toda medida que promova um acréscimo mínimo de segurança já é bastante importante.

E o uso adequado de válvulas exerce um papel importantíssimo neste contextos.

Antes de mais nada, uma válvula é apenas uma válvula. Não é como se o mercado tivesse criado algo novo e revolucionário, a partir da retomada do uso de amônia na indústria, em detrimento do uso dos clorofluorcarbonetos.

Tratam-se de componentes que já existiam com o mesmo objetivo de sempre, o de controlar o fluxo de fluido, sendo esse fluido um gás ou um líquido.

As válvulas também possibilitam a retenção total desse fluido. Funcionalidade que é extremamente importante dentro do contexto industrial.

E, no caso de empresas que utilizam a amônia em suas atividades, essa funcionalidade precisa atender certos pré-requisitos. Afinal de contas, estamos falando de um fluido que, em caso de vazamentos, pode provocar sérios problemas devido a sua alta toxicidade.

E quem cumpre esse papel de retenção da amônia são as válvulas de bloqueio para amônia. Itens que são robustos, seguros e capazes de atender diversas necessidades impostas pelos processos de refrigeração industrial.

Boas opções em Válvulas Manuais de Bloqueio para Amônia

Em sistemas onde ocorre a sucção de amônia, é muito comum utilizar válvulas manuais de bloqueio para esse fluido, o que é uma prática bastante utilizada em frigoríficos, por exemplo.

O fato é que o controle do fluxo de amônia, através desse tipo de válvula, contribui não apenas com a eficiência energética mas, também, com a segurança do processo. Permitindo o bloqueio total do fluxo no sistema.

E para explicar melhor as vantagens que esse tipo de válvula possui, nada melhor do que utilizar um dos melhores modelos disponíveis no mercado. A Válvula de Bloqueio SVA-ST 15-200 Danfoss.

Trata-se de uma válvula projetada para garantir o fluxo favorável do fluido. Além disso, são válvulas extremamente fáceis de serem montadas e que podem ser utilizadas em temperaturas de até -50 ºC, sem prejuízos.

Esse modelo ainda conta com um série de características, tais como:

  • A válvula de Bloqueio SVA-L e SVA-S está disponível em versões em ângulo e retas e com castelo padrão (SVA-S) e castelo estendido (SVA-L).
  • Cada corpo de válvula está disponível com vários tipos e tamanhos de conexões diferentes, e é possível converter SVA-S ou SVA-L em qualquer outro produto na família SVL ao trocar a parte superior – tampa/castelo – completa.
  • A válvula de Bloqueio SVA-L e SVA-S é projetada para atender a todas as exigências de aplicação de refrigeração industrial e fornecer características de fluxo favoráveis, e são fáceis de desmontar e reparar quando necessário.
  • O cone da válvula de Bloqueio SVA-L e SVA-S é projetado para garantir perfeito fechamento e resistir à alta pulsação e vibração do sistema, que podem estar presentes especificamente na linha de descarga.
  • Aplicáveis a HCFC, HFC, HC, R717 (amônia) e R744 (CO2).
  • Podem ser usadas em aplicações químicas e petroquímicas.

Não podemos deixar de falar que esse tipo de válvula apresenta um excelente custo benefício. Garantindo muita segurança e eficiência para as atividades da sua empresa

Quer fazer um orçamento ou saber um pouco mais sobre esse produto?

É só clicar no link a seguir (Clique aqui) ou entrar em contato, aqui, através do site, que a nossa equipe vai te ajudar no que for preciso para você sair daqui com as melhores soluções para a sua empresa.

Deixe um comentário