Como funciona a Refrigeração em Frigoríficos

Nos dias de hoje, é muito comum que boa parte dos produtos que compramos no supermercado estejam armazenados em grandes expositores refrigerados, não é mesmo?

Produtos derivados do leite, processados, carnes, legumes e verduras são alguns dos itens que costumam figurar dentro de expositores com o intuito de conservá-los, evitando a proliferação de bactérias e prolongando a sua vida útil. 

Voltando para casa, mais uma vez esses produtos são armazenados. Mas dessa vez, em refrigeradores domésticos. 

Você pode estar pensando, “Mas qual o intuito disso tudo?”

Simples. Isso é pra te mostrar a importância que a refrigeração exerce no nosso dia a dia. Porém nem sempre foi assim.

Acontece que lá atrás as coisas eram muito diferentes. E não é como se não houvesse nenhum sistema de refrigeração. Havia, mas podemos dizer, certamente, que eles eram muito menos eficientes do que se tem hoje em dia.

No século XIX, por exemplo, utilizava-se um sistema denominado de “fazendas de gelo”. Naquela época o gelo natural, formado nos meses de inverno, era extraído, contando-o em blocos, e depois armazenados em depósitos termicamente isolados a fim de preservá-los.

Esse mesmo gelo era utilizado para resfriar ambientes, mantendo os produtos conservados.

Agora me diga uma coisa. Você consegue imaginar esse mesmo sistema sendo adotado por grandes frigoríficos que exportam carne para o mundo todo? Pouco provável não é?

E é sobre o processo de refrigeração em frigoríficos que vamos falar no artigo de hoje. Portanto, se você quer saber como a evolução da refrigeração contribuiu para que os frigoríficos se tornassem peças indispensáveis para o mundo, é só me acompanhar nesta leitura.

A importância da refrigeração em frigoríficos

Existem uma série de processos para que a carne possa chegar na mesa de pessoas ao redor de todo o mundo. Sem esses processos a carne até poderia chegar para o consumidor, porém, sem quaisquer condições de uso.

E nesse contexto de processos, a refrigeração promovida pelos frigoríficos assume um papel imprescindível, sendo fundamental para manter a qualidade do produto.

Mas afinal, quando a gente fala sobre frigoríficos e qualidade do produto, qual é o verdadeiro impacto da refrigeração?

Existem vários fatores que evidenciam a importância da refrigeração em frigoríficos. Confira alguns deles:

Preservar a qualidade das Carnes

Você até pode pensar que a qualidade das carnes está ligada apenas aos riscos gerados por uma carne de má qualidade, certo? Mas não é só isso.

A refrigeração é uma processo fundamental para manter as proteínas e outras fontes de nutrientes como vitaminas do complexo B e sais minerais presentes na carne.

Além disso, a refrigeração ainda garante aspectos físicos das carnes, como a coloração e a maciez do produto.

Evitar a proliferação de bactérias que podem contaminar a carne

Esse talvez seja o ponto mais relevante da refrigeração. Afinal de contas, uma carne contaminada por bactérias e outros agentes pode resultar em problemas graves para a saúde de uma pessoa.

E apesar da refrigeração não atuar no sentido de eliminar os microorganismos responsáveis por gerar essa contaminação, ela evita que eles venham a se proliferar.

Garantir a temperatura ideal para as carnes  

O fato de poder controlar a temperatura com uma precisão extremamente alta contribui para que as carnes sejam armazenadas nas suas condições ideais. Respeitando a especificidade de cada tipo existente.

Como funciona a Refrigeração em frigoríficos

Quando o assunto é refrigeração em frigoríficos, existem duas etapas bastante importantes, o armazenamento e o transporte.

E no que se refere a elas, existem duas resoluções da Anvisa que tratam de regras referentes ao controle de qualidade na indústria de alimentos, com diversos destaques para a refrigeração. Trata-se das RDC 216 e 275.

Nelas, podemos destacar as seguintes medidas:

  • Limpeza e desinfecção do ambiente com agentes físico-químicos,
  • Treinamento dos colaboradores em relação à importância da higiene pessoal;
  • Proibição em relação ao recongelamento de produtos;
  • Realização de manutenção de equipamentos;
  • Controle de temperatura e de umidade do ambiente.

 

E para atender essas medidas, as câmaras frias de um frigorífico geralmente são formadas por uma câmara isolada, onde são armazenadas as carnes congeladas e, também, uma antecâmara contendo um evaporador.

Essa antecâmara cumpre o papel de evitar ao máximo que o ar presente no exterior da câmara entre em contato com os produtos. Mas isso ocorre em partes, é claro. 

Além desse espaço refrigerado, quando o alimento é distribuído para o setor comercial, a refrigeração também se faz necessária. 

É por isso que os caminhos de coleta e distribuição também contam com sistemas de refrigeração no seu baú de armazenamento.

E para que tudo isso saia nos conformes, é muito importante contar com máquinas e componentes de qualidade. 

Isso contribui e muito para a redução de prejuízos e custos com energia elétrica. Além de elevar a qualidade de um produto, é claro.

E se você, assim como nós aqui da Nepin, zela pelo seu dinheiro e pela qualidade do seu produto, é só dar uma olhadinha nas soluções em refrigeração que temos aqui no nosso site.

Deixe um comentário