Quais são os principais componentes de um Sistema Hidráulico

A utilização de fluidos para executar ações mecânicas é uma estratégia que vem atendendo diversas necessidades comuns e industriais.

Podemos ver a sua aplicação em automóveis, compressores, esteiras, sistemas de elevação de carga, atuadores, entre outros.

Mas será que o fluido utilizado em todas essas aplicações é o mesmo?

A resposta é “não”. Enquanto algumas das aplicações citadas utilizam o sistema pneumático, outras utilizam o sistema hidráulico.

E saiba que o fato da pneumática utilizar gás (fluido compressível) e a hidráulica utilizar óleo hidráulico (fluido incompressível) faz toda a diferença, uma vez que a hidráulica consegue realizar determinados trabalhos em que a pneumática não seria eficiente.

E por isso temos o sistema hidráulico presente em sistemas de transmissão de força ou simplesmente nos automóveis, na chamada “direção hidráulica”. O modo em que esse tipo de sistema atende a sua função é simplesmente fenomenal.

Mas enquanto a pneumática utiliza compressor, tubos, pistões e filtros no seu sistema, o que a hidráulica utiliza?

Para saber essa resposta, vai te custar mais alguns minutos de leitura, pois este é o tema deste texto.

E então, que tal conhecer os principais componentes do sistema hidráulico?

O que é o sistema hidráulico

O que já foi dito anteriormente, é que a hidráulica é um sistema que utiliza o fluido incompressível para exercer as suas funções, diferente da pneumática.

O fato de utilizar o óleo hidráulico ao invés do gás utilizado na pneumática, faz com que o sistema hidráulico ofereça algumas vantagens, como:

  • Transmissão eficiente de força: o fluido incompressível não sofre compressão significativa quando submetido à pressão, fazendo com que a força transmitida não sofra perdas;
  • Rigidez estrutural: de novo, como o fluido hidráulico não sofre compressão significativa quando sob pressão, o sistema hidráulico consegue resistir maiores cargas e impactos, sendo efetivo em aplicações de construção;
  • Transmissão de energia a longas distâncias: devido à baixa perda na compressão do fluido que é incompressível, sendo vantajoso utilizá-lo em sistemas em que a fonte de energia esteja longe da aplicação;
  • Controle e precisão: característico de ter uma resposta rápida e linear, o sistema hidráulico proporciona ajustes finos, precisos.

 

Mas se pudéssemos resumir tudo isso em uma definição, o que seria o sistema hidráulico?

Bom, o sistema hidráulico se baseia em um conjunto de componentes e dispositivos que funcionam através da pressão exercida por um fluido líquido, o fluido hidráulico.

A aplicação da hidráulica

Acredite, você tem tido mais contato com a hidráulica do que você imagina.

Apesar do nome “sistema hidráulico” não ser tão popular entre os que não estejam por dentro do assunto da mecânica, você já deve ter ouvido o nome “hidráulico” acompanhado de outros outros nomes, não é mesmo?

Afinal, com certeza você já ouviu falar de “fluido hidráulico do freio” ou “direção hidráulica” ou “suspensão hidráulica”.

Sim, a hidráulica está presente em diversas aplicações, e abaixo vamos listar algumas para você.

  • Aviões

Se você já fez viagens em avião, a hidráulica se fez presente nos trens de pouso, freios, superfícies de controle e outros sistemas críticos.

  • Automóveis

Caso ainda não tenha tido contato com o avião, saiba que a hidráulica se faz presente até mesmo no seu carro, atuando em embreagens e freios automotivos, transformando a energia hidráulica em mecânica e controlando o acoplamento do motor e as rodas.

  • Controle de movimento

A hidráulica utiliza um fluido que é incompressível, o óleo hidráulico. Isso faz com que o sistema hidráulico exerça uma força maior do que a pneumática exerceria.

E por isso, a hidráulica é utilizada para realizar controles de movimento precisos em equipamentos e máquinas, como máquinas-ferramenta (crimpador de terminais, por exemplo), máquinas de moldagem por injeção, sistemas de transporte, entre outros.

  • Pressão aplicada

A hidráulica também está presente em prensas hidráulicas, máquinas de corte e moldagem, entre outras aplicações em que se precisa de uma grande pressão de aplicação.

  • Transmissão de força

Assim como a pressão aplicada em aplicações que foram citadas acima deve ser de grande magnitude, a transmissão de força hidráulica também exerce uma força absurda.

Guindastes, retroescavadeiras, elevadores hidráulicos, entre outros, utilizam a força hidráulica para atender às grandes cargas de trabalho.

Quais os principais componentes do sistema hidráulico

Em primeira instância, se formos comparar o sistema hidráulico com o sistema pneumático, podemos pensar o seguinte:

O fluido utilizado no sistema pneumático é gasoso, enquanto o fluido utilizado no sistema hidráulico é líquido. E o que isso influencia?

Bem, pensando que o compressor pode ser danificado se admitir fluido líquido, então este não é o equipamento utilizado no sistema hidráulico.

Utilizando dessa linha de raciocínio para os outros equipamentos, podemos encontrar semelhanças e diferenças entre os dois sistemas, discriminando o que é utilizado de fato no sistema hidráulico.

Mas este não é o propósito deste texto, pois vamos entregar tudo o que compõe o sistema hidráulico para você, exatamente agora.

  • Reservatório

Tudo parte daqui. É o recipiente que armazena a quantidade suficiente do fluido hidráulico que deve ser utilizada para determinado trabalho, considerando o tamanho da linha de transporte de fluido e a capacidade dos dispositivos hidráulicos.

Pode ter também um filtro para retirar as impurezas do fluido.

  • Bomba hidráulica

A bomba hidráulica é responsável por fornecer a pressão necessária para o sistema, utilizando o fluido hidráulico como elemento de trabalho.

As bombas podem ser do tipo: engrenagem, palheta, pistões axiais, entre outros, sendo escolhida de acordo com a aplicação.

  • Válvulas

As válvulas são do tipo Controle e regulam o fluxo, direção e pressão do fluido hidráulico ao longo da linha de pressão.

Assim, a pressão do sistema pode ser ajustada e também o fluido pode ser mandado para diferentes dispositivos, além de bloqueá-los de retornar, assegurando o acionamento de pistões, atuadores, entre outros.

  • Atuadores

Mencionados logo acima, os atuadores são os componentes que transformam a energia hidráulica em trabalho mecânico.

Os atuadores comumente encontrados na indústria são os motores e os cilindros hidráulicos, estes últimos são utilizados para movimento linear e estão presentes em guindastes, pontes, elevadores, entre outros.

Já os motores são utilizados em aplicações que necessitam de movimento rotativo.

  • Tubulações e mangueiras

Estes são os componentes chamados também de “linha” do sistema hidráulico, pois o fluido percorre nos seus interiores até chegarem em quaisquer componentes que foram ou que serão citados.

Além disso, são projetados para aguentarem a pressão interna e o fluido do fluido.

  • Filtros

Utilizados para tratar as impurezas e partículas do fluido hidráulico, não deixando que a bomba ou o reservatório de fluido sejam contaminados.

Caso tenha dúvidas sobre a ordem de funcionamento desses componentes, aqui vai a explicação resumida:

  1. Bomba hidráulica retira o fluido líquido do reservatório, pressurizando este fluido;
  2. Fluido pressurizado vai para as válvulas de controle que regulam o fluxo do fluido, direcionando-o para os atuadores;
  3. Os cilindros ou motores (atuadores) exercem a força em determinado trabalho;
  4. Após o uso, o fluido hidráulico retorna ao reservatório, passando por filtros ao longo do caminho;
  5. Como é um ciclo fechado, o processo se repete utilizando o mesmo fluido.

Gostou do nosso conteúdo de hoje?

Aprendemos, além do que é o sistema hidráulico, os seus componentes e a ordem de funcionamento.

Além disso, demos alguns poucos exemplos de onde podemos encontrar o fluido hidráulico e percebemos que temos contato com o mesmo diariamente.

Caso ainda reste dúvidas sobre o sistema hidráulico e o sistema pneumático, temos um texto que aborda especificamente as suas diferenças, e você pode acessá-lo clicando aqui.

 

Deixe um comentário