Entenda como funciona um refrigerador

Conservação de alimentos, medicamentos, amostras, produtos perecíveis e outros itens sensíveis ao calor.

Prevenção de deterioração e proliferação de bactérias e outros processos que degradam em mais altas temperaturas.

Sim, meus caros. Essas são algumas das necessidades que impactam a nossa vida e influenciam no desenvolvimento de diversas áreas, como as da saúde, tecnologia, higiene, social, economia, entre outras.

E graças ao controle de temperatura aplicado em um equipamento, podemos prestigiar o refrigerador exercendo todos esses serviços de responsabilidade em diversas áreas da indústria.

Mas você já pensou em como isso tudo é possível? Ou melhor, você já imaginou como funciona um refrigerador?

Ao ler este texto até o fim, o funcionamento do refrigerador vai ser uma dúvida a menos que você vai ter, então fique por aqui e acompanhe este texto que agrega para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O que é o refrigerador

A princípio, o nome “refrigerador” nos faz pensar em um equipamento que torna algo mais frio. Refrigerado. Afinal, é o exemplo que temos em casa, no nosso freezer ou frigobar.

Esse pensamento, apesar de informal, está corretíssimo.

Tecnicamente, o refrigerador é um equipamento que utiliza o sistema de refrigeração para remover calor da sua estrutura interna e deixá-la em baixa temperatura.

Além disso, o refrigerador se dispõe de diferentes tipos, os quais são:

  • Refrigeradores domésticos: comumente encontrados em casa, sendo um compartimento separado da geladeira, com a finalidade de congelar alimentos;
  • Freezers: projetados para armazenar alimentos em temperaturas negativas;
  • Refrigeradores comerciais: realizam o mesmo que os freezers, mas tem uma espaço de armazenamento e capacidade de refrigeração maiores;
  • Refrigeradores médicos e farmacêuticos: armazenam produtos que necessitam de um rigoroso controle de temperatura e, por isso, contém alarmes de temperatura, são sustentados por nobreak caso falte energia elétrica, entre outros;
  • Refrigeradores industriais: tem a finalidade de atender a processos industriais diversos em indústrias petroquímica, farmacêutica, de processamento de alimentos, entre outras. Por isso, devem atender às grandes demandas da indústria e podem ter a sua energia reaproveitada para otimizar outros processos.

Como funciona o refrigerador

O funcionamento do refrigerador é uma daquelas que não são óbvias, visto que o equipamento não possui nada muito aparente no seu exterior e que transparece o seu modo de funcionamento.

E isso tem muito a ver com o fato do refrigerador omitir um sistema de refrigeração, isto é, são necessários diferentes equipamentos trabalhando em conjunto para que a retirada de calor ambiente ocorra.

Que tal conhecermos os principais equipamentos que compõem esse sistema e a ordem de acontecimento?

  • Compressor

Este equipamento comprime o fluido refrigerante, aumentando tanto a sua temperatura quanto a sua pressão.

Vale lembrar que aumentar a pressão do fluido refrigerante é o objetivo principal do compressor. 

A temperatura do fluido só sofre o acréscimo devido ao trabalho do compressor durante a compressão, o que não é ideal e faz com que as propriedades do fluido se modifiquem. 

  • Condensador

Visto que a temperatura e pressão do fluido aumentaram, o mesmo deve passar pelo condensador, que nada mais é que um trocador de calor responsável por diminuir essa temperatura “não proposital” transmitida ao fluido refrigerante.

Então, através de tubos ou serpentinas com aletas, o fluido refrigerante tem a sua temperatura diminuída e esse calor retirado é dispersado para o ambiente externo do equipamento (aquele calor que se sente atrás de geladeira ou freezers, etc).

Ao diminuir a temperatura do fluido refrigerante, o seu estado físico passa a ser líquido.

  • Válvula de expansão

A válvula de expansão é utilizada no refrigerador para regular o fluxo de fluido refrigerante que há de entrar para o próximo equipamento (o evaporador).

A válvula cria uma restrição de passagem de líquido, através de uma redução de área, o que também faz com que a sua pressão seja reduzida.

Essa pressão reduzida será responsável por evaporar o fluido refrigerante.

  • Evaporador

Assim como a parte condensadora dispersa o calor para o ambiente externo, o evaporador realiza a troca de calor do fluido refrigerante (que está em forma de vapor e em baixa temperatura e pressão) para o ambiente a ser resfriado.

Portanto, assim como a unidade condensadora, o evaporador é também um trocador de calor.

Aliás, como dois corpos ou ambientes em diferentes temperaturas trocam calor até o equilíbrio, acontece o que foi dito: o refrigerante, com temperatura inferior à temperatura do ambiente a ser refrigerado, resfria o ar dentro do refrigerador.

Esse ambiente é, no caso, o interior do seu refrigerador (freezer, câmara industrial ou comercial, entre outros).

  • Ventilador

Este equipamento é utilizado somente para que o ar frio gerado pelo evaporador seja circulado por todo o ambiente interno do refrigerador, mantendo-a distribuída e uniforme.

  • Filtro

Purificam o ar que circula no interior do aparelho, removendo partículas, impurezas, além de auxiliar no prolongamento da vida útil do equipamento.

Apesar de parecer simples, o projeto de um refrigerador pode ser complexo, visto as variáveis que devem ser consideradas.

Claramente, o projeto do refrigerador muda de acordo com o seu tamanho, o que vai modificar a capacidade de refrigeração, a eficiência, a escolha dos componentes e as suas respectivas potências para atender a necessidade de refrigeração, entre outros fatores.

Quer um exemplo?

Em grandes refrigeradores, em que é possível acessar o seu interior com empilhadeiras e outros equipamentos, deve-se considerar no cálculo de capacidade de refrigeração diversos fatores, como:

  • A taxa de calor disperso pela empilhadeira e por outros equipamentos ao estarem no interior do refrigerador;
  • Considerar a taxa de calor disperso pelos operantes das empilhadeiras;
  • Levar em conta o quanto as lâmpadas influenciam na refrigeração;
  • O tamanho das frestas das portas e o quanto isso influencia na capacidade de refrigeração;
  • Estimar quanto tempo, por dia, a porta de acesso do refrigerador fica aberta;
  • Considerar o quanto de calor será disperso pelo produto que está sendo armazenado. Acredite, seja carne, frutas, equipamentos, amostras, medicamentos, entre outros. Há uma tabela que menciona o quanto isso influencia nos cálculos.

De modo geral, vemos que o refrigerador é composto pelo sistema de refrigeração, que permite que o interior do refrigerador seja resfriado.

Por isso, todos os equipamentos do refrigerador devem receber os devidos cuidados, de modo que não prejudiquemos a capacidade de refrigeração desse equipamento.

E ao considerarmos os cuidados com o refrigerador, deixamos aqui um outro artigo, o qual menciona as etapas que não podem faltar no processo de manutenção de um sistema de refrigeração. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Se você veio até aqui, se interessou pelo assunto e procura por algum equipamento que compõe o sistema de refrigeração, também podemos te ajudar com isso.

A Nepin trabalha com os produtos de melhor qualidade do mercado, e você pode conferi-los acessando os links abaixo.

 

Deixe um comentário