Qual é a diferença entre Conversores e Inversores de Frequência

Se você tivesse que escolher entre dois carros, uma Ferrari e um Jeep, qual deles você escolheria para chamar de seu? E não vale vender nenhum dos dois viu? O seu uso é obrigatório.

Ah, ia me esquecendo de um “pequeno” detalhe. Você só poderá conduzir esse veículo em estradas de terra, com muitos buracos, lama e tudo mais que vai tornar um simples trajeto, numa espécie de “Rally dos Sertões”.

Nessas condições, vai ser difícil escolher a Ferrari, não é mesmo? Tudo bem, mas, e daí? Qual é o propósito dessa analogia?

O ponto é. De nada adianta ter potência, estilo e o que mais diferencie uma Ferrari de qualquer outro veículo, se você não for capaz de utilizar esses recursos.

É importante se adequar. E essa é uma premissa que precisa ser levada muito a sério na indústria.

E quando falamos de adequação, potência e velocidade, não tem como a gente não se lembrar dos conversores e inversores de frequência variável. É sobre eles que vamos falar no artigo de hoje.

Portanto, se você quer entender mais sobre o que são conversores e inversores de frequência e quais são as principais diferenças entre eles, é só me acompanhar nesta leitura.

Conversores e Inversores de Frequência na indústria

Na indústria de modo geral, é muito comum se deparar com máquinas e equipamentos que entregam muito mais do que você precisa. E, talvez, por conta disso, não se adequem a sua operação.

Dito isso, você pode pensar: “Que bom que eu tenho um equipamento assim”.

Acontece que nem tanto.

A verdade é que, além de produzir mais, esse equipamento também gasta mais.Principalmente no que se refere ao consumo energético. 

E, quando olhamos para um cenário onde o consumo de energia elétrica dos motores elétricos, que compõem o maquinário produtivo de uma empresa, são responsáveis por mais de 50% da energia consumida por toda a empresa, fica claro que ter uma máquina potente não é necessariamente uma vantagem.

É aquela história da Ferrari e do Jeep que eu contei lá atrás.

Mas, e se ao invés de você se livrar da Ferrari, você a equipasse com acessórios capazes de adequá-la ao uso na estrada de terra, não seria uma ótima alternativa?

Bom, é mais ou menos essa a proposta dos conversores e inversores de frequência no dia a dia industrial. 

Um conversor de frequência é um dispositivo que serve para controlar a velocidade de um motor elétrico. O objetivo disso é:

  • Melhorar o controle do processo;
  • Reduzir o uso de energia e gerar energia com eficiência;
  • Diminuir o estresse mecânico nas aplicações de controle do motor;
  • Otimizar a operação de várias aplicações que dependem de motores elétricos.

Em outras palavras, esses dispositivos são responsáveis por adequar as máquinas às necessidades de uma empresa.

Qual é a diferença entre conversores e inversores de frequência

Pesquisando por aí, você já deve ter se deparado com esses dois termos. Os conversores de frequência e, também, os inversores de frequência.

E, se você ficou curioso pra saber qual é a diferença entre eles, até pra que isso sirva de ajuda em uma tomada de decisão para a sua empresa, a gente te explica.

Acontece que a diferença entre eles é nenhuma.

Isso mesmo. Tanto o inversor de frequência variável quanto o conversor de frequência variável se referem a um mesmo produto.

Existem, ainda, outras nomenclaturas como: conversores de frequência de velocidade ajustável; conversores de frequência de velocidade variável e conversores de potência.

Todos eles falam sobre o mesmo produto.

A real diferença que vemos, quando falamos sobre esse equipamento, está associada ao seu tipo. Podendo ele ser do tipo escalar ou vetorial.

De modo geral, ambos são bastante semelhantes. O que vai mudar mesmo é o modo como é controlada a intensidade do torque. E, não se preocupe. Muito em breve vamos falar de maneira mais aprofundada sobre esses dois tipos de conversores, combinado?

Soluções da Nepin em conversores de frequência variável

Agora que você já sabe que os conversores e inversores se tratam do mesmo produto e, também sabe, que eles são muito importantes dentro da indústria, contribuindo fortemente para a economia energética, fica uma única dúvida:

“Qual é a marca de inversor que eu devo procurar para a minha empresa?”

Simples. Pensou em conversor de frequência, pensou em Danfoss.

A diferença entre os conversores Danfoss e de outros fornecedores é que a Danfoss é líder de mercado global em VFDs, especializada apenas em conversores.

Cada conversor é exaustivamente testado antes de sair da fábrica. E os especialistas da marca, se concentram em todos os detalhes possíveis de otimização do conversor, e estão sempre a par dos desenvolvimentos tecnológicos mais recentes.

É por esses e outros motivos que nós, aqui da Nepin, decidimos nos aliar a Danfoss. Hoje, temos o maior estoque Danfoss aqui do Brasil.

Confira alguns dos nossos produtos que vão ajudar você e a sua empresa a crescerem ainda mais no mercado:

Qualquer dúvida, é só entrar em contato aqui pelo site que os nossos consultores vão te ajudar no que for preciso. Combinado?

Deixe um comentário