O trabalho conjunto da Engenharia Industrial e da Engenharia de Desenvolvimento e Pesquisa tem exercido um papel excepcional para a indústria.
Graças a essas áreas, houve um desenvolvimento significante dos métodos e processos fabris com foco na redução de custo e aumento da qualidade dos produtos.
Estes trabalhos foram aplicados por muito tempo, até que as consequências dessa busca insaciável pela melhoria contínua começaram a ficar cada vez mais notáveis.
Notáveis tanto econômica quanto fisicamente (por meio de dispositivos).
Bem, entre tantos benefícios do desenvolvimento da engenharia, podemos citar a criação e o uso de bicos atomizadores em processos industriais.
Acredite, apesar de um design “comum”, este dispositivo elevou a eficiência de indústrias farmacêuticas, automotivas, petroquímicas, de papel celulose, entre outras.
Quer saber como a eficiência dessas indústrias foi aumentada e quais equipamentos sofreram um impacto positivo graças aos bicos atomizadores?
Se sim, continue por aqui e conheça um dentre os diversos trabalhos promissores da engenharia aplicada para a indústria.
Conteúdos
O que é o bico atomizador e para o que serve
Bico atomizador ou bico pulverizador? Tanto faz. Você vai encontrar esses dois nomes diferentes por aí, mas o importante é saber que ambos se referem ao mesmo conteúdo.
O bico atomizador é simplesmente um bico que vai ser acoplado em uma saída de fluido para “atomizar” o fluido.
Pode ser feito completamente ou pode ter apenas partes de alguns materiais, como o plástico, metal, cerâmica, entre outros materiais. A sua composição vai variar de acordo com a aplicação.
E por isso, pode ser fabricado por tecnologias de fabricação diferentes, como usinagem, moldagem por injeção, processos de fabricação aditiva e especializada, entre outros.
Para o que serve e onde é utilizado
Trazer um design “simples” para o dia a dia é um desafio da engenharia, por mais que não pareça.
Em meio a tantos estudos avançados e complexos, é importante também trazer para a indústria algumas aplicações “simples” e que podem fazer total diferença para os processos.
Estamos falando isso porque o segredo para o funcionamento do bico atomizador está no design de entrada e saída de fluido líquido, que julgamos também ser “simples”.
A saída, por exemplo, é composta por pequenos orifícios que, ao receberem o líquido pressurizado, tem em sua saída gotículas de líquido.
Desse modo, essa característica de saída de fluido do bico atomizador faz com que este dispositivo seja utilizado em diversos lugares, como:
- Sistemas de pintura e revestimento: em pistolas HVLP, pistola airless, entre outros;
- Sistemas de combustível: em sistemas de injeção de combustível em motores;
- Secadores por pulverização: em câmaras de secagem, por exemplo;
- Pulverizadores agrícolas: em pulverizadores de barra, de tração, entre outros;
- Atomizadores industriais: em caldeiras e em pós ou para revestimento, por exemplo.
Como bicos atomizadores podem aumentar a eficiência de processos industriais
Até o momento, falamos muito bem sobre o bico atomizador, mas não fomos específicos em como esse dispositivo promove tanto a indústria.
Mas, de agora em diante, começaremos a abordar o assunto principal do texto. Além disso, vamos enfatizar no bico atomizador de óleo (diesel).
Ao longo da abordagem e explicação do bico atomizador de óleo, você será capaz de projetar os seus benefícios para os bicos utilizados em outras funções mencionadas há pouco (sistemas de combustível, revestimento, pulverizadores agrícolas, entre outros).
Então vamos lá.
No início do texto, falamos muito sobre como a Engenharia Industrial e de Desenvolvimento e Pesquisa visam a utilização de menos recursos para promover o mesmo serviço ou até mesmo de melhor qualidade.
No final, tudo se baseia no princípio da redução de desperdício reduzido com foco na qualidade.
E é aí que entra o bico atomizador de óleo e a sua função, que cumpre esses quesitos acima.
O uso do bico atomizador de óleo em câmaras de injeção de combustível (presente em queimadores, caldeiras, secadores, pulverizadores, fornos e motores industriais, por exemplo) e, visto a sua função, este dispositivo é considerado crítico nesses sistemas.
O aumento da eficiência desses processos que o utilizam, se dá por meio da mistura eficiente do combustível diesel com o ar, para que ocorra uma queima controlada.
Essa queima controlada é estimada por cálculos e por simulações auxiliadas por software e, posteriormente, captada pela unidade eletrônica de ignição.
Para que fique mais palpável e didático, aqui estão algumas maneiras pelas quais o bico atomizador influência no aumento da eficiência de sistemas:
- Melhor eficiência energética: a utilização adequada do óleo diesel permite uma queima mais eficiente, o que significa que uma maior energia contida no combustível é convertida em trabalho útil (movimento mecânico de motores, por exemplo);
- Combustão mais completa: as gotículas finas atomizadas aumentam a área de superfície do combustível e facilitam a sua mistura com o ar. Assim, a queima se torna mais completa durante a combustão, maximizando a liberação de energia e reduzindo emissões;
- Menor formação de poluentes: no contexto ambiental, a utilização de uma quantidade de óleo diesel correta pode fazer com que haja redução de poluentes, como os óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas de fuligem, melhorando a eficiência do processo em relação ao ambiente (informalmente dito);
- Melhor resposta e controle do motor: gotículas finas junto da boa qualidade do óleo diesel, aumentam o tempo de resposta do motor, visto que influencia na velocidade da queima, proporcionando também uma potência e velocidade mais precisos para o motor.Resumidamente, vemos como essa utilização de menos recursos para a realização do mesmo trabalho, não beira somente a redução de desperdícios.
A redução de recursos pode estar ligada ao uso excessivo da mesma, o que impacta negativamente o processo.
O tamanho, a forma e o número de orifícios na ponta dos bicos atomizadores podem variar, influenciando no padrão de pulverização (atomização) e, portanto, no tamanho das gotículas.
Então se pudermos resumir como os bicos atomizadores influenciam na eficiência de processos industriais, então diríamos que esses dispositivos elevam o nível de excelência de processos industriais.
Toda a redução de desperdício é, sim, importante. Mas em segundo plano acontece toda uma mistura “ótima” de ar e combustível e que proporciona uma maior eficiência energética e global.
Tem mais dúvidas sobre o design de bicos atomizadores ou até mesmo pensa em adquirir um? Você pode ver os nossos produtos aqui, na Nepin.
Para consultar os nossos bicos atomizadores, basta clicar aqui.