É de consciência comum que diversos fluidos são utilizados no princípio de funcionamento de equipamentos e processos mecânicos.
Enquanto alguns tipos de fluido fazem a vedação, lubrificação e medição, outros exercem o papel de auxílio no movimento mecânico, como é o caso do fluido gasoso na pneumática.
A pneumática cria uma infinidade de possibilidades funcionais na indústria.
Devido à sua versatilidade de uso, esse meio de transmissão de energia permite que objetos sejam movidos, posicionados e segurados.
Quer saber como isso é possível? Se sim, leia este artigo até o fim.
Contents
O que é a pneumática
Por mais que pensemos que a pneumática é algo relativamente novo no mercado, visto todas as suas funções na indústria, saiba que o campo de estudo específico dessa ciência iniciou-se no final do século XIX e no início do século XX.
Esse ramo da engenharia se trata da utilização da pressão, proveniente da compressão de fluido gasoso, como o ar, para gerar movimentos e executar outros trabalhos mecânicos.
Onde a pneumática é utilizada
Acredite, a pneumática está presente em mais lugares do que você imagina, sem exagero algum.
Essa vasta aplicação tem um porquê e está ligado ao fato de que os sistemas que a utilizam são relativamente simples, seguros, confiáveis e de baixo custo quando comparado com outras formas de automatização de processos.
Desse modo, a pneumática pode ser encontrada nas seguintes aplicações:
- Sistemas de transporte: movendo cargas a granel por meio de tubulações;
- Sistemas de frenagem: em veículos, como caminhões e ônibus;
- Ferramentas pneumáticas: em parafusadeiras, martelos, prensas, chaves de fenda, lixadeiras, entre outros;
- Equipamentos médicos: respiradores e equipamentos de anestesia;
- Automação industrial: movimentando peças, segurando, posicionando.
Em geral é bastante comum, a pneumática pode ser vista em bombas, atuadores, válvulas, entre outros.
Como a pneumática industrial ajuda a movimentar, segurar e posicionar objetos em processos industriais
Como já foi dito, a pneumática é o gás comprimido que é utilizado para exercer diversas funções, sendo viável utilizá-lo em equipamentos, maquinários, ferramentas e dispositivos.
Neste contexto, todos esses itens que usufruem do fluido gasoso exercem diferentes funções na indústria, permitindo uma variedade de ações importantes, entre elas, estão a capacidade de movimentar, segurar e posicionar objetos.
Vamos entender como isso funciona?
1. Movimentar objetos
O movimento de um objeto através da pneumática pode acontecer através de diversos equipamentos.
1.1. Cilindro pneumático
O cilindro pneumático, que pode ser de simples ou dupla ação, é um exemplo de dispositivo que realiza movimento linear.
Através da pressão de ar comprimido que percorre desde o compressor até a mangueira pneumática, o pistão se move devido à pressão do ar aplicada no interior de sua câmara.
1.2. Atuadores rotativos
Já para movimentos em torno de um eixo, temos os atuadores rotativos, o qual utiliza do mesmo princípio de ação do cilindro pneumático.
2. Segurar objetos
Na indústria, a pneumática é utilizada para segurar objetos através de alguns modos, entre eles, temos:
2.1. Ventosas ou copos de sucção
Esses são os nomes dos dispositivos pneumáticos utilizados para criar vácuo, sendo principalmente utilizados em embalagens, paletização e montagem de peças.
Através da ativação de uma válvula, o ar comprimido é liberado da ventosa, a qual cria um vácuo que puxa o objeto para a superfície da ventosa.
Assim, este dispositivo é utilizado para trabalhos mais delicados, visto a grande imensidão de pressão requisitada para suportar cargas grandes.
2.2. Garras pneumáticas
Através de sistemas de manipulação pneumática, atuadores com garras acionadas por ar comprimido são utilizados para segurar objetos e manipulá-los com precisão.
E sabe como isso funciona?
Simplesmente, o ar comprimido aplicado no cilindro pneumático permite que a garra se feche através da expansão.
Assim como as ventosas e copos de sucção, são utilizadas para setores industriais de embalagens, paletização e montagem de peças.
No entanto, este tipo de dispositivo é utilizado para cargas maiores.
3. Posicionar
O posicionamento de objetos na indústria é possível utilizando uma série de dispositivos, tais como o próprio cilindro pneumático, de modo que este mova linearmente o objeto.
Este meio é muito utilizado em:
- Esteiras rolantes que separam os equipamentos de acordo com a sua especificação;
- Mover peças ao longo de linha de montagem;
- Máquinas de embalagem que necessitam de compressão da prensa ou simplesmente para mover o produto para a próxima etapa;
- Robótica, onde podem ser utilizados para posicionar peças para soldagem, montagem ou inspeção.
Resumidamente, a pneumática faz um serviço excelente quando o assunto é segurar, posicionar e mover objetos na indústria, isso tudo através da pressão aplicada.
Contudo, é preciso saber que há diversos dispositivos e acessórios essenciais para o seu funcionamento, como válvulas, filtros, atuadores, compressores, motores elétricos, pressostatos, mangueira pneumática, entre outros.
Sem esses itens mencionados, o sistema não se torna seguro o suficiente, tanto para o trabalhador quanto para o processo.