4 Componentes indispensáveis para Refrigeração Industrial

No ramo da refrigeração industrial, diversas máquinas, equipamentos, componentes e recursos, de modo geral, são utilizados para garantir a eficiência de todos os processos.

Processos que são extremamente importantes dentro da realidade que vivemos hoje em dia. 

Afinal, a refrigeração é parte fundamental de uma grande quantidade de processos que torna viável diversos setores da indústria como a alimentícia, a química e a farmacêutica.

Se não houvesse maneiras de conservar os produtos e recursos oriundos desses setores, através da climatização do espaço, dificilmente seria possível mantê-los em condições de uso para a população.

O impacto seria gigantesco e pra ter ciência disso é só você imaginar um cenário onde você nem ao menos teria a possibilidade de ter um aparelho refrigerador em sua casa. Agora é só reproduzir essa mesma situação para todas as pessoas da sua cidade, do seu país.

Certo? e olha que estamos falando apenas do ponto de vista social. Mas, para que esses produtos possam ser usados por você e por todo mundo, eles precisam passar por uma série de etapas e processos de refrigeração dentro da indústria.

São esses processos que vão garantir o abastecimento de supermercados, farmácias e comércios, em geral.

E para que tudo isso seja feito com qualidade e segurança, a indústria precisa que os seus processos, voltados para a refrigeração, funcionem da melhor maneira possível. Correto?

É por esse motivo que resolvemos listar 4 componentes indispensáveis para o bom funcionamento dos processos de refrigeração industrial. E se você quiser conhecê-los é só nos seguir nesta leitura.

Entendendo os processos de Refrigeração

Antes de mais nada, no início deste texto nós trouxemos para você um exemplo prático da refrigeração para uso doméstico. Isso para que você pudesse associar com mais facilidade a importância que a refrigeração exerce até mesmo no nosso cotidiano social.

Porém, é importante que você também compreenda que existem certas diferenciações entre o que vemos de refrigeração dentro de nossas casas e o que é praticado dentro das indústrias.

E talvez a que mais se destaque se refere ao dimensionamento dos equipamentos. Uma vez que, dentro do setor industrial é necessário que eles sejam capazes de resfriar e climatizar áreas muito maiores.

Isso sem contar na aplicabilidade. E quando o assunto é esse, podemos destacar os seguintes usos da refrigeração dentro indústria:

  • Setor alimentício, de metais e plásticos;
  • Ramo farmacêutico;
  • Área metalúrgica;
  • Setor médico e outros.

4 Produtos indispensáveis para Refrigeração Industrial

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o processo de refrigeração industrial, onde ressaltamos o dimensionamento dos equipamentos, não é mesmo?

Porém, a ideia deste artigo é mostrar que existem componentes indispensáveis, associados a esses equipamentos.

É através desses componentes que várias funcionalidades importantíssimas se tornam possíveis. E resolvemos destacar 4 desses componentes. Confira agora esta lista. 

Transmissor de Pressão

Um transmissor de pressão é um componente bastante utilizado na indústria. Não se limitando apenas aos processos de refrigeração industrial.

Sua função é a de detectar os níveis de pressão dentro de um sistema. Esse processo é fundamental, uma vez que é por conta dele que podemos coletar informações muito importantes.

Até mesmo porque, o vapor é um recurso amplamente utilizado na indústria e ter ciência do seu comportamento dentro do sistema é muito importante. Tanto do ponto de vista de produtividade quanto de segurança.

Pressostato

O pressostato é outro componente que interage com a refrigeração industrial e com a pressão que incide nesses sistemas.

Porém, nesse caso estamos falando de um componente mais ativo e responsável por proteção para esse sistema.

Para fazer isso ele age, em um primeiro momento, monitorando a pressão dentro do sistema onde ele estiver acoplado. Sendo que, nele existe um mecanismo de ajuste onde você poderá configurar quais são os limites mínimos e máximos para seu acionamento.

Conforme a pressão ultrapassa esse limite máximo, o pressostato vai sinalizar, desligar, controlar, alertar ou ligar algo no circuito elétrico. 

Válvula Solenóide

A válvula solenóide é outro componente muito utilizado na indústria em que o seu uso está presente em muitos setores.

Ela nada mais é do que uma válvula eletromecânica controlada cuja função é permitir ou limitar o fluxo de gases e líquidos presentes em um sistema.

Controlador de Temperatura

Controladores de temperatura são indispensáveis para qualquer processo de refrigeração. E na indústria isso não é diferente, é claro.

Afinal, ter sob controle os níveis de temperatura é uma tarefa extremamente importante dentro desses processos. O que torna obrigatório o uso de componentes capazes de fazer essa leitura de maneira precisa e eficiente.

Soluções da Nepin em Refrigeração Industrial

Evidenciar a importância desses componentes é muito importante, uma vez que eles cumprem importantes papéis dentro dos processos de refrigeração.

Mas é claro que não existem só eles. Podemos ainda citar outros que também são muito importantes como os filtros, bastante usados em processos com amônia, blocos de válvulas, purgadores entre outros.

E saiba que aqui na Nepin você pode encontrar esses e outros produtos. Todos de excelentíssima qualidade.

Confira algumas soluções que nós separamos para você:

Deixe um comentário