Aprenda métodos para evitar partículas sólidas no ambiente industrial

Como você sabe, as perturbações em processos industriais se dão por diversos fatores e os causadores podem ser tantos, que chega até ser difícil ter um sistema de controle tão minucioso para isso.

Às vezes, a própria falta de controle sobre as grandezas dos processos por falta de tecnologia ou de bons dispositivos e equipamentos, podem ser a causa ou o que você precisa para evitar as perturbações.

Além disso, não podemos desconsiderar agentes externos, principalmente aqueles que são consequentes de ambientes não controlados.

Entre esses principais agentes externos que causam perturbações, podemos destacar as partículas sólidas, que são consideradas os terrores de diversos processos industriais.

Visto que essas são consideradas um problema em comum para diversos processos industriais (você conhecerá alguns ao longo do texto), decidimos fazer este artigo para que você saiba como evitar ou reduzir problemas que impeçam o sucesso do produto final.

Acredite, a adoção conjunta de todos os itens da lista de ações, poderão proporcionar um desempenho significativo na sua indústria. Então não perca por esperar e cheque este conteúdo.

Qual o conceito de partículas sólidas

Partindo do princípio que você precisa saber com o que está lidando, trataremos de apresentar a você o conceito de partículas sólidas.

Uma partícula sólida é um material reduzido e sólido, como é óbvio de ser concluído.

O tamanho reduzido dessas partículas causa um problema e tanto para os diversos processos industriais devido a sua presença imperceptível no sistema.

Como evitar com partículas sólidas com a automação industrial

O fato de que essas partículas possuem características diferentes das matérias primas ou produtos que estão passando pela transformação, faz com que as mesmas sejam um problema para o processo.

Por exemplo, uma partícula sólida não alcançará ou não a sua fusão na mesma temperatura que um vidro, aço ou outro material em contato com a partícula.

Analogamente, a partícula não tem uma rigidez dielétrica (tensão máxima que um material isolante pode suportar antes que apresente falhas) igual a um isolante e, por isso, pode causar diferença de potencial no sistema, queimando-o.

Enfim, são diversos os exemplos possíveis e catastróficos.

Desse modo, por meio de uma lista de ações, tentaremos atender às suas necessidades, a fim de que você possa se informar e evitar a presença de partículas nos seus processos industriais.

  • Filtros

Os filtros desempenham um papel importante em quaisquer processos industriais.

Na refrigeração, os filtros são utilizados para evitar que partículas sólidas sejam admitidas pelo compressor junto do ar atmosférico. 

Já em sistemas em que o fluido seja líquido, os filtros limitam a entrada de partículas que estariam presentes em um reservatório, rio, entre outros, através da impulsão da bomba hidráulica.

Este raciocínio pode ser levado para outros sistemas, como para a inserção de filtros de óleo em máquinas (compressores, bombas, entre outros) e até mesmo para a pneumática.

Além disso, em casos críticos, requeira os filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), ou em outras palavras: filtros mais eficazes na remoção de partículas finas do ar, incluindo poeira, pólen e outros poluentes.

Salientamos também que os filtros reduzem a possibilidade de partículas causarem obstruções nas vias do sistema, o que reduziria a eficiência do mesmo.

  • Contador de partículas

É comum se deparar com processos que requerem a contagem de partículas no sistema para, de algum modo, terem algum indicador do quanto aquele ambiente ainda precisa ser controlado.

Os controladores de partículas, às vezes dispostos junto de controladores de umidade, são utilizados em chamadas “salas limpas” ou “salas controladas”.

  • Vestimentas 

As vestimentas são um item importante para o controle de partículas nos processos.

Por isso, opte por roupas que serão postas somente em salas controladas e que não tenham aderência a partículas (a parte externa deve ser lisa e de um material próprio para o uso profissional).

Considere também a utilização de máscaras, toucas para o cabelo e proteção para barbas. Não peque pelo excesso e salve o seu processo industrial dos particulados.

  • Controle de umidade e ventilação

Utilize ar condicionados  para que a umidade relativa do ar atinja níveis adequados para reduzir a aparição de fungos, por exemplo.

  • Planeje o local

Os cantos das salas devem ser arredondados para que não sejam depositadas partículas, poeiras e outras pequenas partículas, dificultando a limpeza do local (inclusive, limpe adequadamente o local e regularmente).

Além disso, mantenha o lugar o mais vedado possível.

A execução conjunta de todas essas ações pode reduzir consideravelmente os particulados sólidos do seu processo industrial.

Além de tudo isso que foi dito, é importante controlar o fluxo de pessoas que percorra este lugar, de modo que todas as pessoas que tenham acesso ao local, cumpram com os requisitos.

Contudo, preze pela vedação dos seus componentes e conheçam-os. Diversos componentes industriais, como mangueiras, tem curvatura máxima de trabalho e vedantes (como o’rings) devem ser trocados periodicamente.

E se por um acaso a sua necessidade seja específica aos sistemas de refrigeração, confira os nossos filtros clicando no link abaixo. Mas, caso você esteja interessado em outros acessórios e dispositivos industriais, confira os nossos produtos no site.

 

Deixe um comentário