O que é Lead Time e qual é a importância desse conceito

Imagine que uma pessoa resolva investir e, para isso, decida construir uma nova fábrica. São muitas as preocupações que essa pessoa precisa ter para que esse investimento não se torne uma preocupação no futuro.

Uma dessas preocupações, que definitivamente não pode ser negligenciada, é o ciclo de produção. E quando falamos de ciclo de produção, precisamos considerar duas etapas importantíssimas.

  • O pedido, efetuado por um cliente;  
  • e a entrega deste produto.

Esse ciclo recebe o nome de lead time. Um conceito que surgiu através da Engenharia de produção e que é fundamental para qualquer empresa.

Afinal, se você for parar pra pensar, são muitas as vantagens que uma empresa tem ao reduzir o seu lead time, produzindo de maneira muito inteligente e ágil, não é mesmo?

Portanto, otimizar esse conceito é uma prática muito importante, capaz de trazer grandes resultados se bem aplicada.

E por esses e outros motivos, que vamos te apresentar no decorrer deste artigo, que eu te convido a fazer esta leitura. Entenda o que é lead time e qual é a importância desse conceito.

O que é Lead Time 

Como já falamos anteriormente, lead time é um conceito responsável por contabilizar todo o tempo referente ao ciclo de produção.

Tempo que se inicia a partir do momento que o cliente realiza o pedido e se encerra quando esse mesmo pedido é entregue ao cliente.

Pode parecer simples, ainda mais do ponto de vista do cliente. Uma vez que, tudo que ele precisa considerar é o tempo que ele leva para receber o seu pedido.

Entretanto, do ponto de vista produtivo o assunto é muito mais complexo. Afinal de contas, até que o produto seja finalmente entregue, existe uma série de processos para que tudo saia como nos conformes.

Dentro desse fluxo produtivo, diversas questões precisam ser levadas em conta como, por exemplo, o fluxo de caixa, disponibilidade de matéria prima e fornecedores, produção, estoque, logística de produção.

Seria ótimo se as empresas pudessem simplesmente ignorar essa preocupação, produzindo uma quantidade muito acima de suas demandas e mantendo grandes estoques de produtos finalizados.

Entretanto, trata-se de uma prática que pode resultar em diversos riscos que vão além da falta de compradores como danos, obsolescência, roubo e mais.

Em outras palavras, a melhor maneira de lidar com o fluxo produtivo é compreendendo muito bem os dois pontos de vista que já alertamos nesse texto.

O lead time do cliente e o lead time produtivo.

Qual é a importância do Lead Time

Calcular bem o lead time é uma prática importantíssima, dentro de uma empresa. Uma vez que isso permite ter uma visão muito mais clara sobre as etapas que compõem o processo produtivo.

Identificando possíveis gargalos e outros problemas que podem vir a prejudicar o fluxo dos processos.

Além disso, empenhar-se na redução do lead time é uma estratégia que pode trazer muito mais receita, uma vez que se produz de maneira mais ágil e, também, ocorre a entrega para o cliente com mais rapidez.

Desde que, é claro, essa redução no lead time não prejudique a qualidade do produto prometido. 

Aliás, em se tratando disso, o cliente ficará muito mais satisfeito se o seu pedido for no menor tempo possível e com a qualidade que ele espera receber.

E se ainda não ficou claro a importância do lead time, não se preocupe. Separamos uma lista contendo diversos benefícios gerados pela sua redução e que vão te fazer concordar com o que estamos falando.

Benefícios em otimizar o Lead Time

  • Precisão na hora de definir prazos para produção e entrega dos produtos;
  • Confiabilidade e satisfação dos clientes;
  • Melhora na qualidade de produção;
  • Identificação de possíveis gargalos;
  • Redução de prejuízo, sobretudo com grandes estoques;
  • Padronização dos processos;
  • Aumento da produtividade.

E que fique claro que aqui não estão todos os benefícios gerados pelo entendimento e otimização do lead time. O ponto é que com essas informações não restam dúvidas que estamos falando de um conceito que precisa ser compreendido e aplicado dentro de qualquer empresa.

Isso se ela quiser se aproveitar desses benefícios, é claro.

Conclusão

É claro que só o entendimento sobre esse conceito não resultará em nenhuma melhoria para sua empresa. É preciso colocar seus ensinamentos em prática para que as melhorias sejam percebidas.

E o pontapé inicial para colocar o conceito de redução de lead time em prática é calcular qual é o lead time atual.

Para isso, você vai precisar:

  • Listar todos os recursos necessários para a produção( matéria prima, mão de obra, produtos semi-acabados).
  • Feito isso é hora de ir às compras, você vai precisar calcular o tempo necessário para a aquisição de todos os recursos listados na etapa anterior.
  • Identifique o item com maior prazo de entrega. Isso é fundamental, uma vez que estamos falando de um possível gargalo. Nesse sentido, realizar o inventário dos itens é muito importante. 
  • Saiba quanto tempo leva para fabricar o produto. Em relação a isso você vai precisar considerar as possíveis pausas, manutenção e todas as outras interferências relacionadas à produção.
  • Por fim, calcule qual o tempo necessário para que o produto seja entregue ao cliente.

Isso do ponto de vista de um processo que ocorra sob encomenda, é claro.

O fato é que ter esses valores em posse permite que as empresas tomem importantes decisões para melhoria dos processos. O que, definitivamente, é uma boa pedida para quem quer se aventurar no desafio que é adquirir e conduzir uma indústria.

Deixe um comentário