Como a Inteligência Artificial é utilizada na indústria

Com o passar do tempo, parte dos operadores industriais que realizavam serviços manuais foram substituídos por máquinas operadas automaticamente.

E no cenário das indústrias atuais, já se observa que a automação dos processos já é vista como algo comum e até mesmo obrigatório, desde que a empresa queira diminuir os desperdícios e garantir a boa qualidade de processos.

Contudo, um modelo de indústria, chamado de Indústria 4.0, vem ganhando destaque devido a presença da inteligência artificial (IA), visto os benefícios mais atrativos ainda.

Neste contexto, como a IA vem beneficiando o novo modelo de indústria em relação às melhorias máximas, as quais serão abordadas neste texto, a nossa equipe preparou um texto especial para você que quer ficar por dentro do que há de mais novo.

Se você quer estar por dentro deste futuro promissor para as indústrias, conhecendo o que é a inteligência artificial e como ela é aplicada na indústria, sugerimos que leia este artigo até o final.

O que é inteligência artificial?

Se a inteligência artificial pudesse ser definida de forma simples,  concluiríamos que é a simulação da inteligência humana aplicada em máquinas.

Essa comparação entre a IA e a inteligência humana se deve ao fato de que o objetivo desse tipo de tecnologia é fazer com que as máquinas aprendam, independentemente, com as falhas e erros, através de deduções lógicas e previsões estatísticas.

Deduções e previsões? Como isso é possível se as máquinas tendem a respeitar linearmente a programação de códigos?

A resposta é que essas deduções e previsões são possíveis através de uma série de algoritmos voltados à análise e adaptação da máquina em um ambiente, seja real ou digital.

E esses algoritmos são formados a partir de alguns passos importantes, descritos abaixo.

A formação de um algoritmo

Os algoritmos, como já foi dito, são compostos por dados e ações que se comunicam entre si.

As etapas para que um algoritmo seja construído serão explicadas brevemente, as quais são:

1. Coleta de dados

A aplicação de dados em uma máquina, sejam dados corretos, incorretos, assertivos, entre outros, é um método de pré direcionamento de ação, de acordo com a necessidade e a situação em que a IA se encontra.

Além de dados já prontos, é essencial que sejam utilizados sensores de identificação de presença, cores, distância, som, imagem, entre outros, para que a própria máquina obtenha seus próprios dados para serem processados.

2. Tomada de decisão 

O conjunto de dados estabelecidos e dados coletados formará o chamado banco de dados de processamento, o qual será utilizado pelo algoritmo para interpretações e decisões.

A partir disso, a máquina reúne os dados, juntamente com os obstáculos presentes (obtidos através dos sensores) e processa este conjunto, criando um modelo de melhoria de performance contínua e automática.

O conjunto dos dados, da tomada de decisão inteligente através desses dados processados e da aplicação em dispositivos, resumem a aplicação da IA a IA, que nada mais é do que a ciência capaz de mimetizar as habilidades humanas e vem sendo o centro das atenções em grandes indústrias.

Agora, vamos falar sobre a importância da inteligência artificial na indústria?

Como a inteligência artificial é aplicada na indústria

Através de filmes que assistimos, é comum pensarmos que a aplicação da IA na indústria se resume a robôs com braços e pernas, inteligentes e autônomos.

No entanto, a IA pode ser introduzida em uma quantidade ampla de máquinas comuns e, por isso, pode estar presente no setor industrial sem que isso seja óbvio aos olhos.

Enfim, daremos alguns exemplos de aplicações da IA na indústria.

Otimização de produção

Um dos métodos de utilização da IA na indústria, é através de análises de produção.

Como se sabe, a IA está totalmente ligada a dados, sejam dados pré estabelecidos ou coletados.

Neste viés, sabendo que a produção industrial é característica de se ter padrões para a confecção de produtos.

Assim, a inteligência artificial é capaz de analisar esses processos repetitivos e minimizar os erros entre as etapas de processos, além de reduzir desperdícios e reduzir os custos operacionais.

Logística

Sabe-se que as indústrias não produzem somente de acordo com as ordens de clientes fixos.

Uma das coisas mais simples de se fazer, quando se está procurando por um produto, é comparar os preços.

A inteligência artificial aplicada na logística é capaz de fazer com que o pesquisador de um produto contido na indústria seja oferecido, de diversas maneiras diferentes, para o interessado.

Além disso, no decorrer do tempo, a IA consegue determinar os melhores métodos para oferecer os produtos para os potenciais clientes, através do processamento da relação de busca e compra sucedida.

Manutenção

Grandes empresas, desde alguns anos atrás, já utilizam a inteligência artificial como suporte para manutenção preventiva e testes de qualidade.

Uma vez que a IA é implementada, a análise do funcionamento de uma máquina é feita de modo síncrono ao seu funcionamento.

Assim, é possível associar este funcionamento aos parâmetros da máquina e ao histórico de manutenção, tudo em tempo real, e assim a IA consegue estimar a “saúde” do equipamento e também em quanto tempo, no futuro, a máquina poderá apresentar falhas.

Em outras palavras, podemos afirmar, sem a menor dúvida sobre isso, que a inteligência artificial permite uma melhora significativa na eficiência dos processos, além disso, ela também contribui para aumentar a precisão e tomar decisões baseadas em dados. 

Assumindo um papel de evidência, já nos dias de hoje, e tendo, pela frente, um longo caminho para se desenvolver ainda mais.

Deixe um comentário