Você já deve ter ouvido aquele ditado de que tempo é dinheiro, certo? A ideia por trás deste conceito é enfatizar a importância que o tempo exerce nas nossas vidas.
Em outras palavras, ele é determinante no que diz respeito à produtividade.
Mas, pensa comigo, se isso já tem um grande poder, do ponto de vista individual, imagina para uma indústria onde cada segundo já é o suficiente para impactar a quantidade de itens que serão produzidos.
Agora, multiplique esses segundos e os transforme em minutos, horas, dias e você vai chegar a um resultado onde o prejuízo pode ser inestimável.
Ou seja, tão importante quanto certificar que todos os insumos para produção estão disponíveis é fazer todo o possível para evitar a ocorrência de falhas e outros problemas que resultem na perda de tempo produtivo.
É neste sentido que o Poka Yoke veio para agregar. Se apresentando como um conceito cujo objetivo é evitar que problemas aconteçam. O que, convenhamos, é um caminho bastante sábio a se seguir.
E se você nunca ouviu falar sobre isso e quer entender como esse conceito pode ser um importante aliado das operações de uma indústria, nós sugerimos que você não deixe de ler esse artigo de jeito nenhum.
Contents
O que significa Poka Yoke
Poka Yoke é um termo de origem japonesa e que em português significa “à prova de falhas”. Mas, só isso não basta, é claro. Pelo menos não para se apresentar como um conceito benéfico para uma empresa. E realmente não é.
Estamos falando de um conjunto de métodos cuja finalidade é a de realmente evitar que erros aconteçam, mantendo os processos funcionando, sem prejuízos.
Isso vale tanto para as falhas que são cometidas por funcionários, classificadas como “falhas humanas” quanto as que ocorrem devido a um mau funcionamento de máquinas e equipamentos.
Ou seja, o foco das ações é majoritariamente preventivo. E, como estamos falando de um sistema em que a pretensão é evitar que novos problemas aconteçam, não teria como isso ser diferente.
A seguir, vamos apresentar qual é a história por trás deste conceito e como ele funciona na prática.
Como surgiu o Poka Yoke
Como a gente já disse, o Poka Yoke tem origem japonesa, certo? Trata-se de uma metodologia que foi implementada nos anos 60, no sistema Toyota de produção.
Na época, o objetivo era prevenir riscos e falhas de produção e quem foi o grande precursor por trás disso foi Shingeo Shingo, que liderava a produção da Toyota na época.
Cansado de se deparar com falhas que costumavam acontecer por inúmeras vezes, Shingeo começou a identificar os padrões e buscar soluções para que essas falhas não ocorresse outra vez.
Ou, pelo menos, para que a sua incidência diminuísse. A princípio, o termo havia sido batizado como Baka Yoke, em virtude do sentimento de vingança que foi a grande motivação para que o engenheiro começasse os seus estudos.
E, caso você ainda não saiba, “Baka” é um termo japonês que, em português, significa idiota. Ou seja, fica nítido que Shingeo estava bastante descontente com os problemas que aconteciam na Toyota.
Termo que sofreu alteração, com o passar do tempo, conforme os métodos passavam por aperfeiçoamento. Foi a partir desse desenvolvimento que houve essa repaginada no nome do termo, passando a ser chamado de Poka Yoke.
Os 6 Fundamentos do Poka Yoke
1 – Conheça a falha ser corrigida
Erros acontecem e nenhuma empresa vai atingir um nível onde eles vão deixar de existir. O ponto a se pensar é: o que fazer para evitá-los, ainda mais se eles ocorrem com uma certa incidência.
É por esse motivo que toda falha precisa ser registrada assim que ocorrer.
Além disso, também é necessário fazer o levantamento de possíveis falhas que comumente ocorrem, é claro.
2 – Compreenda as causas do problema
Tendo catalogado os erros, é necessário dar o próximo passo, buscando descobrir quais são as causas por trás desse problema.
Sejam elas falhas técnicas ou humanas.
3 – Cogite soluções para evitar a reincidência
Provavelmente você já tenha ouvido falar no termo “brainstorming”, certo? Caso ainda não, nós explicamos.
Trata-se de uma técnica cujo objetivo é levantar ideias para a solução de problemas. É uma técnica muito utilizada no meio corporativo para ajudar com soluções em marketing, gestão e, também, pode ser aplicada no contexto que estamos aplicando neste artigo.
Afinal de contas, a próxima etapa tem tudo a ver com isso. Nela, procuramos soluções que resolvam as causas dos problemas produtivos. E, nos casos onde a falha não puder ser prevenida, o objetivo é identificar o problema o mais rápido possível.
4 – Defina qual solução é a mais promissora
É claro que nem todas as ideias vão ser aplicáveis. E, para falar a verdade, vão ter algumas bem ruins.
Mas, a intenção da etapa anterior não é elevar a régua lá no talo e só sugerir coisas incríveis. O objetivo é deixar as coisas em aberto e tentar propor o maior número de soluções possíveis.
Só depois que isso é feito que chegaremos ao passo onde as melhores ideias serão avaliadas.
5 – Coloque em prática a solução definida
Mãos à obra. Afinal de contas, de nada adianta a organização e o planejamento se ele não sai do papel.
E é com a aplicação dessas soluções que se abre caminho para uma cultura de correção de falhas dentro da indústria.
6 – Monitore a eficácia da solução
Por fim, faz-se a coleta dos dados referente a aplicação da solução. Afinal de contas, é isso que vai indicar se a escolha está trazendo resultados positivos ou não.
E é através desses 6 passos, ou etapas, se assim preferir, que o Poka Yoke se mostra como uma metodologia capaz de agregar de modo positivo com o andamento das tarefas industriais.
E, quando somamos essa metodologia com os recursos da automação industrial, conseguimos atingir benefícios ainda melhores.
O que se deve ao uso de sensores, softwares e outros equipamentos que são capazes de coletar dados precisos e de maneira rápida e eficiente, além do fato de que o índice de falha humana cai consideravelmente, uma vez que são as máquinas que realizam boa parte dos processos.
Mas, para poder contar com essa vantagem, é necessário o uso de máquinas e componentes de qualidade. Pois só assim você vai poder contar com processos onde as falhas são um caso raro.
E se você está à procura de equipamentos assim, para os seus sistemas de automação industrial, saiba que você está no lugar certo.
Aqui na Nepin trabalhamos com as melhores soluções em automação industrial e refrigeração comercial e industrial.
Acesse a nossa aba produtos e confira uma lista de itens que vai te surpreender.