Retrofit Industrial: O que é e como ele pode ajudar a modernizar sua empresa

Com o passar do tempo, é natural que todas as máquinas e demais equipamentos, e outros itens como componentes menores, EPIs e até a estrutura física de uma empresa, passem por um processo de envelhecimento e deterioração. 

O que é perfeitamente natural, pois, à medida que o tempo passa, ocorre um certo desgaste em função de fatores como o uso desses equipamentos, a exposição ao clima além da questão da obsolescência.

No fim, não há inspeção e manutenção que faça com que uma máquina dure para sempre. Ou pelo menos não em condições de se equiparar com os modelos posteriores a ela que tendem a fazer a sua mesma função de modo muito mais eficiente e seguro.

O fato é que mais cedo ou mais tarde vai chegar a hora de que, muitos desses itens, necessitem de uma substituição, ou quem sabe uma atualização. Isso com o objetivo de modernizar e revitalizar a estrutura e os processos de uma indústria.

Em um primeiro momento pode até parecer que é só mais um custo operacional, feito apenas por se tratar de algo inevitável dentro do cotidiano de uma fábrica. Mas não é bem isso que acontece. 

Acontece que esse processo pode trazer diversos benefícios, até mesmo do ponto de vista econômico. 

Esse é o objetivo do Retrofit Industrial. Termo que está ganhando cada vez mais força na indústria, sobretudo em função das novas tecnologias implementadas na produção e que trazem várias vantagens em relação às tecnologias passadas.

E se você se interessou no assunto, eu te convido a me acompanhar nesta leitura onde você vai entender mais sobre o retrofit industrial e como ele pode ajudar a modernizar a sua empresa.

O que é Retrofit Industrial

Sabe aquele aplicativo de celular que, ao longo de meses e anos de uso,  passa por várias atualizações para melhorar o seu desempenho, se adaptar às novas tendências e oferecer uma experiência melhor para os seus clientes? 

O retrofit é mais ou menos isso, sendo que ele já é um termo bastante utilizado na construção civil onde o intuito é revitalizar obras que já tem uma certa idade ou que simplesmente necessitam de reparos.

Nesse caso, o principal objetivo é promover mais segurança e funcionalidade para essas estruturas. Mas, de uns tempos pra cá, o retrofit vem ganhando força em diversas outras áreas, como no caso da indústria. 

E ao invés de apenas promover o reparo estrutural dos prédios, a ideia é expandir esse conceito para os equipamentos, linhas de produção e processos. 

Ou seja, se precisássemos definir o retrofit industrial em poucas palavras, diríamos que ele é um processo de revitalização e, principalmente, atualização da fábrica.

Mas não se trata de simplesmente descartar toda uma estrutura antiga para substituí-la por uma nova. Até mesmo porque, fazer isso geraria enormes custos.

A ideia é usufruir o máximo potencial do que você já tem disponível, substituindo peças específicas com o objetivo de potencializar os processos de produção.

É como se colocássemos mais memória em um computador, ao invés de só jogá-lo fora e comprar um novo. Desde que essa substituição faça sentido e que, com isso, será possível alcançar um novo patamar de performance. 

Retrofit x Restauração

Com base no que já dissemos até aqui, pode surgir a dúvida sobre quais as diferenças entre o retrofit e a restauração.

No primeiro caso, estamos falando desse processo de modernização. A ideia por trás do retrofit é melhorar a performance de um equipamento. Torná-lo melhor, fazendo com que ele produza mais e em melhor qualidade, por exemplo.

Por outro lado, quando falamos de restauração, estamos falando de um processo que busca reparar, consertar, restaurar um equipamento. Perceba que a própria palavra restaurar sugere o objetivo desse processo que é fazer com que o equipamento volte às condições originais.

Ou seja, ele não vai melhorar o seu desempenho em relação à sua versão mais eficiente. Mas sim reaver a sua capacidade produtiva que provavelmente foi afetada por algum problema que tenha acontecido.

Quais as Vantagens do Retrofit Industrial

A aplicação do retrofit traz consigo diversas vantagens. Uma vez que permite que uma empresa consiga atingir resultados cada vez melhores sem ter que jogar tudo fora e começar do zero.

Dentre as vantagens podemos destacar as seguintes:

  • Economia de energia;
  • Melhora na capacidade produtiva;
  • Redução de paradas com manutenção e demais problemas produtivos;
  • Controle eficaz sobre os processos;
  • Baixo custo em relação a substituição dos equipamentos;
  • Aumento da segurança;
  • Garantia de mais sustentabilidade.

Modernize a sua empresa com as melhores soluções do mercado

Com tudo que já dissemos até aqui fica mais do que claro que o retrofit é a melhor maneira para se adequar ao futuro, sem precisar gastar muito. 

É claro que em alguns casos a substituição do equipamento se faz mais do que necessária. Mas enquanto esse momento não chega, o melhor mesmo é aproveitar tudo que a sua estrutura atual pode oferecer.

E quando o assunto é modernizar e revitalizar os equipamentos de uma empresa, a Nepin é referência. Isso porque trabalhamos com vasta linha de componentes que prezam acima de tudo pela sua qualidade e eficiência.

Tudo que você precisa para fazer da sua empresa um local mais moderno, eficiente e produtivo.

Conheça algumas soluções que preparamos para você:

E se precisar de ajuda, entre em contato que a nossa equipe vai te ajudar a encontrar tudo que você precisa para reinventar a sua maneira de produzir.

Deixe um comentário