Não muito tempo atrás, falar sobre inteligência artificial era o mesmo que seguir em um bate papo divertido sobre robôs, máquinas e equipamentos.
Itens que não apenas faziam parte de uma realidade muito distante como, em grande parte dos casos, eram meras obras fictícias de filmes que retratavam o futuro.
Bom, as coisas mudaram!
Como temos observado, a inteligência artificial tem ganhado destaque em diversos lugares da internet, principalmente no campo educacional.
Mas o que poucos sabem, é que a inteligência artificial está presente também nas indústrias.
Sim, a IA vem ocupando papéis tão importantes e de uma forma tão excelente que seriam necessários diversos anos e recursos para que nós, humanos, realizássemos tal trabalho.
Com essa constatação promissora a favor da inteligência artificial, daremos início ao nosso texto, o qual se trata de apresentar qual o impacto da IA na indústria.
E então, quer estar por dentro do que há de mais novo na indústria? Se sim, não perca sequer um trecho deste texto.
Conteúdos
O que é a Inteligência Artificial
Se de repente te pedirem para definir a IA, com certeza você vai utilizar o artifício dos espertos: explicar o nome “inteligência artificial”.
Partindo disso, você não estaria errado. A IA é definida como algo que simula o modo de pensar de um ser humano, ou seja, simula o pensamento de algo racional.
E podemos imaginar o quão potente e promissor esse tipo de tecnologia é para a indústria.
Basicamente, é como se fosse um funcionário a mais e super capacitado, trabalhando ou na linha de produção ou na parte administrativa ou, na melhor situação, em ambos.
Já imaginou o quão impactante é ter uma tecnologia que agrega tanto em operações, armazenamento, processamento de dados e tomadas de decisões?
Pois é, tudo isso é possível, mas não é tão simples.
Pois além da implementação da IA necessitar de uma programação complexa utilizando conhecimentos de machine learning (aprendizagem de máquina), também é essencial vincular a inteligência artificial com sensores, dispositivos e equipamentos.
Assim, a sua empresa tem incontáveis ganhos através da inteligência artificial vinculada e agindo em diversas áreas, além de ser super vantajoso armazenar dados na mesma.
Onde a inteligência artificial se faz presente
Repito: a inteligência artificial não pode ser vista somente como robôs com braços e pernas, como normalmente vemos na TV ou na internet.
Na indústria, por exemplo, a inteligência artificial está inserida em outros “hóspedes” de tecnologia.
Mas é possível aplicá-la em robôs também? Sim, é claro que é possível.
Contudo, no âmbito industrial, é mais interessante aplicar a inteligência artificial em dispositivos da “linha de frente” da produção, como atuadores, braços robóticos pivotantes, fornos industriais, bobinadeiras, entre outros.
E não paramos por aí. A IA vem sendo fortemente utilizada também no tratamento de dados, processamentos de demandas, entre outras bases de dados planilhados, além de utilizar ferramentas estatísticas.
Qual é o impacto da inteligência artificial na Indústria
Com o pouco que já foi dito até agora, podemos ter uma leve noção de como a inteligência artificial tem impactado a indústria atual, sendo chamada até mesmo de “quarta revolução industrial”.
E sabe o que tem de bem interessante e omisso nisso tudo?
Muitas empresas de países desenvolvidos são mais reconhecidas quanto mais desenvolvidas tecnologicamente estão, o que cria uma séria competitividade de mercado.
E acredite, não se trata somente de empresários orgulhosos tentando serem uns maiores do que os outros, porque o resultado de toda essa competitividade é certo e já conhecemos, como:
Aumento de produção com foco em qualidade
A inteligência artificial é uma inovação tecnológica capaz de produzir e superar as expectativas de qualidade da produção.
Esse diferencial é o resultado da conexão direta da IA com o ambiente de trabalho, através de sensores, base de dados, análise de comportamentos de processos, entre outros.
Assim, a IA é capacitada o suficiente para adequar as variáveis de processo para que o resultado final seja o mais próximo possível do resultado ideal, o qual é referência de qualidade.
É simplesmente uma programação de aprendizado e melhoria por tentativa e erro inteligentes.
Redução de desperdício
Como foi dito, a inteligência artificial utiliza os recursos presentes (variáveis, insumos, entre outros), utiliza-os para processar algo e compara o resultado com o resultado ideal.
Caso o resultado não ofereça a satisfação que o cliente merece, isto é, caso ainda haja um alto desvio de qualidade se comparado com a qualidade padrão, a própria IA lê e processa as variáveis utilizadas para melhorar o produto final.
Em busca do resultado padrão próximo do ideal, temos a diminuição de incertezas, que podem acarretar em desperdícios.
Consegue imaginar um forno que consiga deduzir quanto tempo é necessário para secar algo?
Ou um atuador, prensa ou punção que exerça a força correta para deformar algum material?
Isso é difícil de imaginar, eu sei. Mas são benefícios, entre outros diversos, que esse tipo de tecnologia proporciona.
Comércio eletrônico, cadeia de suprimentos e previsão de demanda
No cenário industrial, normalmente, a indústria recebe a demanda de produção a partir de “leilões” feitos na internet.
Assim, o cliente lança a necessidade de determinado tipo de equipamento e, as indústrias que produzem o mesmo, concorrem entre si, oferecendo o menor preço pela fabricação.
Com a inteligência artificial, é possível atrelar a necessidade atual da empresa (demandas presentes e futuras), a disponibilidade de insumos para a fabricação, as demandas do cliente e a competitividade de mercado
Isso tudo favorece a criação de uma magnífica decisão de mercado agilizada e confiável, além de uma personalização de preços ofertados.
Processos
Muitos dizem que o fator limitante da Inteligência Artificial é o conhecimento e a criatividade humana. Caso você tenha ambos, pode ter certeza que o seu futuro de sucesso no mercado está garantido.
Por exemplo, atualmente, a IA está interligada com câmeras que gravam e reconhecem o comportamento de operadores e processos.
Assim, a cada tipo de ação reconhecida, como apresentação de cores, captação de luminosidade repentina, entre outros, a IA aciona outros equipamentos que reagem a este tipo de ação, tudo em tempo real.
Quer um exemplo para deixar tudo mais claro?
Muitas empresas utilizam cores diferentes a cada início de uma etapa de trabalho, o que faz com a IA capte essas cores e contabilize tempos ou acione outros dispositivos, por exemplo.
Outro exemplo é a percepção de luminosidade repentina em determinados processos, junto com a leitura de temperatura, para fazer com que a IA acione a emergência, desperte alarmes, contate pessoas, entre outras ações, em casos de incêndios industriais.
O que podemos concluir com este texto é que a IA traz benefícios incontáveis, independente da área em que esteja atuando.
As partes de produção, industrial, segurança, higiene, ambiente, planejamento, vendas e todas as outras tendem a ganhar com este tipo de tecnologia.
E como foi mencionado, o que te impede de aplicar a inteligência artificial na indústria é conhecimento, criatividade e, é claro, investimento.
Contudo, todo o esforço em prol dessa tecnologia é válido e gera um retorno inestimável.