Conheça os principais avanços tecnológicos que moldaram a indústria moderna

Com o passar dos anos, o indicador de conhecimento comum que transpareceu o constante avanço tecnológico foi, com certeza, a qualidade e os adicionais dos bens de consumo.

Essa mudança de cenário, que tornou possível e necessário estar inserido na versão social da apropriação tecnológica, não trouxe consigo somente a qualidade e a estética atual, mas também trouxe a segurança e a ergonomia obrigatórias.

O resultado desse desenvolvimento tanto impactou qualitativamente os bens de mais fácil acesso, como automóveis, equipamentos, máquinas e ferramentas, quanto também transcreveu toda a definição contemporânea de manufatura fabril.

Assim, as indústrias que fizeram essa transição estrutural e comportamental, compactuando com o novo conceito de  indústria moderna,  se tornaram modelos de mercado a serem seguidos por outras empresas, além de serem reconhecidas mundialmente.

Mas, quais seriam esses avanços, afinal de contas?

É sobre isso que vamos nos aprofundar no artigo de hoje, listando quais foram os principais recursos tecnológicos que surgiram na indústria moderna.

Ficou curioso para saber mais? É só nos acompanhar nesta leitura.

7 Principais avanços tecnológicos da Indústria

Resolvemos montar uma lista com 7 avanços tecnológicos que definitivamente marcaram a indústria que conhecemos hoje. 

Sem mais delongas, confira quais avanços são esses:

Automação

De fato, a automação não poderia ser deixada de lado nesta lista.

E como a automação funciona?

Bom, basicamente, a automação funciona através de uma programação que condiciona o funcionamento de uma máquina, dispositivo ou sistema de controle, de acordo com a ação ocorrida em determinado momento.

A partir das suas primeiras aplicações, foi estabelecido um novo patamar de controle e  medição de processos, além de reforçar a segurança do mesmo.

Além disso, com a aquisição da automação na indústria, os gestores se depararam com a redução de custos e o aumento da eficiência, promovendo positivamente essa tecnologia através da sua aplicação em robôs, dispositivos, sistemas de controle, entre outros.

Inteligência Artificial (IA)

Este, sem dúvidas, é um tema que causou e causa medo em muitas pessoas, visto a capacidade de uma máquina de, literalmente, simular artificialmente a inteligência humana.

Utilizada em sistemas de controle de qualidade, previsão de demanda, manutenção preditiva, operação de dados, planejamento, entre outras, a inteligência artificial trouxe um nível de execução que supera a automação industrial, visto que é considerada uma automação inteligente.

Diferente da automação tradicional, a IA traça diferentes percursos que contornam os erros que são descobertos pela mesma, de forma a evitar que não se repitam.

Inclusive, a inteligência artificial ganhou grande destaque e relevância nos últimos tempos, após demonstrar a sua grande capacidade de consulta na plataforma Chat GPT.

Impressão 3D

De fato, a impressora 3D foi um marco extremamente importante para a engenharia moderna.

Dependendo da sua dimensão, esse tipo de impressora é capaz de construir uma infinidade de coisas, simplesmente através de um desenho 3D feito em computador.

Dentre os vários benefícios que esta máquina oferece, podemos citar:

  • Protótipos rápidos: a prototipagem rápida ajuda não só na redução de custo e tempo, mas também na aceleração do desenvolvimento de projetos;
  • Complexidade e economia: a impressora 3D consegue produzir materiais com características complexas, as quais iriam demandar diferentes processos para chegar nas especificações;

Inovação: com uma máquina que cria diversos protótipos, fica fácil manter a inovação de produtos com designs diferentes do comum.

Realidade aumentada

Conhecida também como “RA”, a realidade aumentada possibilitou que as indústrias modernas que a adquiriram, dessem um passo a mais em direção ao novo modelo de mundo, o mundo virtual.

Treinamento de funcionários, previsão de projetos e resoluções de problemas, reuniões em ambientes diversos, entre outros extraordinários experimentos, são possíveis com a realidade aumentada.

Internet das Coisas

A internet das coisas, conhecida como IoT (Internet of Things, em inglês), é uma ferramenta que torna-se cada vez mais conhecida, quanto maior a procura das empresas por aumento de eficiência e automação de processos.

E como a IoT pode ajudar no aumento da eficiência e automação de processos?

Para entender isso, você precisa saber o que isso faz.

A Internet das Coisas permite o monitoramento das operações em tempo real, além de coletar dados de sensores e dispositivos dispostos no processo.

E onde isso pode ser útil?

Simples: controle de estoque, manutenção preditiva, melhorar a qualidade dos produtos, além de permitir a automação, realizando movimentos repetitivos.

Big Data

O Big Data é um termo utilizado para descrever uma série de dados complexos e de grande quantidade, os quais não são facilmente tratados, processados e analisados.

Isso acontece quando os dados são provenientes de diferentes bases de dados, contendo diferentes fontes, transações, registros, entre outros.

Todos esses dados estão incluídos nos chamados “4Vs”:

  • Velocidade: velocidade de geração de dados;
  • Variedade: quanto à diversidade de dados;
  • Volume: diz respeito ao volume de dados;
  • Veracidade: confiabilidade dos dados.

Com isso, o Big Data é utilizado para tratamento, processo e análise de dados em gestão de produtos, experiência do cliente, manutenção preditiva, eficiência operacional, fraude e conformidade, machine learning, identificação de padrões e tendências, entre outros.

Computação em nuvem

Acredite, a contribuição do armazenamento em nuvem foi tão importante quanto vários dos recursos tecnológicos citados até o momento.

O armazenamento e o processamento de grandes volumes de dados forneceu à indústria um gerenciamento e uma consulta simultânea de dados, conectando todos os envolvidos em tempo real.

As empresas que implementaram vários ou todos esses artifícios tecnológicos, conseguiram se distanciar das empresas “padrão”, no assunto da competitividade de mercado.

A apropriação tecnológica industrial oferece muito mais do que o status de uso para a empresa e podemos confirmar isso através das diversas vantagens peculiares que cada um dos itens citados oferece.

Por isso, é preciso construir uma relação sólida entre armazenamento, tratamento, processamento e análise de dados, de modo inteligente, e aplicá-las na sua realidade de manufatura, seja em forma de tomada de decisões ou nas próprias máquinas.

Deixe um comentário