IOT na Indústria: O que é e quais são os seus benefícios

Se você é um daqueles que acompanha o mundo tecnológico com certo afinco, é bem provável que você já tenha ouvido falar na sigla IOT.

Mas, caso ainda não tenha, a gente te explica.

IOT é a abreviação para Internet of Things, que, em português, significa Internet das coisas.

Bom, talvez você não conheça esse termo pelo seu nome. Só que é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre ele no noticiário, na internet ou por alguma pessoa qualquer.

Esse termo é designado a conexão entre objetos físicos por intermédio de sensores, softwares e outras tecnologias. E quer ver como você conhece esse termo muito mais do que imagina?

Provavelmente você já deve ter utilizado algum celular ou computador que possui aquelas assistentes virtuais, como é o caso da Siri e da Alexa. 

Nos dias de hoje, esses assistente não servem apenas para você descobrir que horas são, ou para perguntar qual é a previsão do tempo. 

Através deles, é possível controlar vários equipamentos de uma casa, podendo acender e apagar uma luz, desligar o aparelho de televisão, ativar câmeras de segurança e muito mais.

E não estamos falando de uma tecnologia que é pra daqui a 10, 15 ou 20 anos. Ela já faz parte do nosso presente e, a cada dia que passa, amplia mais e mais os setores de utilidade.

Aliás, por falar nisso, a IOT já é um conceito que está dentro das indústrias, trazendo grandes contribuições para o controle de dados, gerenciamento de operações e muito mais.

E é sobre esse assunto que vamos falar no artigo de hoje.

Portanto, se você ficou curioso e quer saber como a IoT é aplicada no contexto industrial, é só me acompanhar nesta leitura.

O que é a IOT na indústria

Antes da gente se aprofundar a respeito da IoT na indústria, é importante esclarecer uma coisa. A não ser pela finalidade do conceito, não existe nenhuma diferença entre a IoT que é aplicada na indústria e o termo geral.

Dizemos isso pelo fato de que existe uma outra sigla que tem ganhado popularidade hoje em dia. o IIoT.

Essa sigla nada mais é do que o acréscimo do termo “indústria”, se transformando em: Internet das coisas na Indústria.

Enfim, voltando para o que interessa, a IoT na indústria é um dos grandes pilares que sustentam a quarta revolução industrial. Comumente chamada de Indústria 4.0.

Na prática, é através dela que ocorre a conexão entre dispositivos e sistemas, que trocam informações entre si o tempo todo. Isso não apenas agiliza as coisas como, também, contribui para tomadas de decisão muito mais assertivas.

Uma vez que as informações são muito mais precisas.

A internet das coisas oferece uma série de dispositivos que são capazes de agir de maneira autônoma, sem que haja qualquer interferência humana neste processo.

Essa lógica pode contribuir de várias maneiras. Desde oferecer avisos, quando o estoque estiver prestes a acabar. Ou, até mesmo, efetuando de maneira totalmente autônoma a compra deste produto, caso o estoque atinja um nível programado.

Quais são os benefícios da IOT na indústria

1. Aumento da produtividade

Automatizar os processos é uma prática que pode ajudar muito quando pensamos na questão da produtividade. Isso porque, ela permite que várias atividades sejam realizadas sem que seja necessário a intervenção humana.

E se a gente considerar que uma máquina, funcionando de maneira remota, é capaz de produzir de maneira contínua, 24 horas/ dia, essa questão de produtividade fica ainda mais evidente.

2. Gestão mais eficiente

Com a IoT, existem uma série de dados que são coletados em tempo real e que podem contribuir para a tomada de decisão de vários setores da indústria.

Através desses dados, é possível identificar gargalos com mais assertividade, controlar os níveis de estoque, fazer o ajuste adequado dos conversores de frequência variável, aprimorar processos e muito mais.

3. Manutenção preditiva

Os prejuízos provenientes da manutenção corretiva podem ser muito altos, ainda mais se a gente considerar o período onde a produção é inviabilizada em virtude do defeito.

Mas, e se houvesse um jeito de se antecipar a esse erro? 

É disso que se trata a manutenção preditiva. Aqui, são usados sensores inteligentes que cumprem o papel de monitorar máquinas e equipamentos, identificando potenciais falhas para que a manutenção ocorra antes que aconteça algo pior.

4. Melhor experiência para os clientes

A coleta de informações não acontece apenas internamente. Os dados dos clientes também são coletados e podem servir para o benefício dos dois lados.

Afinal, essas informações podem servir como norte para entender quais são as expectativas e desejos do consumidor. 

O que vai permitir que você e a sua empresa consigam orientar melhor os seus esforços para atender os diferentes públicos que compram de você. 

Mas, aqui vale uma ressalva. É importante se atentar às questões relacionadas à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados. O vazamento de dados de clientes para terceiros é um acontecimento que, além de ruim, é passível de multa e outras sanções.

Por isso é tão importante investir em segurança da informação.

Respeitado esse ponto, não tem como negar que a IoT na indústria é um conceito extremamente benéfico e que já faz parte da nossa realidade.

Deixe um comentário