Purgadores – O que são e qual a sua importância no âmbito industrial

Em um sistema de Vapor, existem diversos equipamentos e componentes que contribuem para o seu bom funcionamento.

E um desses equipamentos, que merece bastante destaque, dada a sua grande importância, definitivamente é o purgador.

Acompanhe nessa leitura e vamos entender como ele funciona e quais são os motivos para esse destaque dentro do âmbito industrial.

O que é um purgador e qual a sua função

Purgadores são válvulas de drenagem automática e que tem a função de purgar um determinado fluído de um líquido ou gás e que não deveria estar presente naquele local.

Soou um tanto complexo? Não se preocupe, fica muito mais simples quando entendemos o significado da palavra “purgar”. Ela significa tornar puro, livrar das impurezas, purificar.

Em outras palavras, quando falamos que os purgadores têm essa função em relação à líquidos e gases, estamos falando que a sua intenção é purificar o sistema. 

Afinal, para um bom funcionamento do sistema, é indispensável que haja um certo grau de pureza do vapor.

Em suma, estamos falando de uma válvula de funcionamento automática que se abre toda vez que precisa permitir a passagem de gases que condensam e que não condensam o sistema.

Fazendo isso, os purgadores mantêm o vapor puro e essa aplicabilidade é primordial para garantir a máxima eficiência dos processos. Uma vez que eles possibilitam a transferência de calor sem que as impurezas possam prejudicar de algum modo esse processo.

Qual a importância do purgador dentro dos processos industriais

É com base nos preceitos abordados no tópico anterior que fica muito fácil afirmar sobre a importância que os purgadores assumem dentro dos processos industriais.

Afinal, sem ele, o vapor ficaria suscetível a contaminações por meio de impurezas que poderiam diminuir drasticamente a sua eficiência dentro dos processos.

De modo que, na ausência ou falha desse equipamento, se estabelece uma contrapressão capaz de causar diversas falhas nos processos.

Além disso, o mau funcionamento de um purgador pode resultar em acidentes por intermédio de vazamentos de vapor ou condensado, por exemplo.

Sem contar a questão financeira. Afinal de contas, estamos falando de um equipamento responsável por aumentar a eficiência dos processos. Se ele não está funcionando como deveria, fica muito fácil concluir que a sua aplicação provavelmente está gerando mais prejuízos do que deveria.

Portanto, é indispensável manter uma manutenção periódica desses equipamentos e substituí-los assim que necessário.

manutenção-trabalho
Adquirir um purgador de qualidade é uma prática indispensável para quem está à procura desse tipo de equipamento.

Tipos de Purgadores e sua aplicação

Existem diversos tipos de purgadores e eles vão mudar de acordo com a sua aplicação. Sendo que, eles são predominantemente encontrados dentro de sistemas de vapor.

Partindo desse ponto, alguns tipos de purgadores são:

  • Purgador tipo balde invertido;
  • Purgador de bóia;
  • Purgador termostático de fole;
  • Purgador termodinâmico.

Dito isso, existem diversas aplicações para o uso desses tipos de purgadores. Tais como: Equipamentos de aquecimento de vapor; Linhas de transporte de vapor e mais.

Conclusão

O uso de purgadores é indispensável, dentro da sua esfera de aplicação. Afinal de contas, ele promove não só eficiência e economia, mas também garante uma maior segurança dos processos.

Portanto, adquirir um purgador de qualidade é uma prática indispensável para quem está à procura desse tipo de equipamento.

E você pode encontrar purgadores assim, tanto direcionados para o uso em automação industrial e aplicados em compressores de ar comprimido quanto para o uso no âmbito da refrigeração industrial, aqui no portfólio de produtos da Nepin.

São equipamentos que possuem o selo Danfoss de qualidade. Em outras palavras, não restam dúvidas sobre a qualidade desses produtos.

Acesse a nossa loja e confira as soluções que a Nepin disponibiliza para a indústria aqui no Brasil.

 

 

 

 

Deixe um comentário