O que são Válvulas Automatizadas

Assim como no nosso dia a dia doméstico, na indústria, o uso de válvulas é extremamente importante e possui incontáveis aplicações.

Elas estão presentes em locais como tubulações, encanamentos, fluxos hidráulicos e, além disso, são utilizadas em diversos outros processos onde existe o fluxo de gases e outros materiais.

Através delas, é possível o controle de vazões e pressões. Dois elementos que são imprescindíveis dentro do contexto produtivo de qualquer indústria.

Porém, uma mesma válvula não serve para uma mesma atividade. Existem diversos tipos de modelos e modos com os quais ela é capaz de operar.

Entre esses inúmeros casos, existe o que chamamos de válvulas automatizadas, também chamada de válvula atuada.

É sobre ela que vamos falar com mais profundidade no artigo de hoje. Portanto, se você quer entender melhor o seu funcionamento e como ela pode ser útil para a sua empresa, é só me acompanhar nesta leitura.

O que é uma Válvula

Você conseguiria me responder de maneira clara e assertiva o que é uma válvula?

Talvez esse seja um daqueles itens que todo mundo sabe que existe, que é útil, que já ouviu falar mas que não sabe explicar ao certo o que é e como funciona.

Bom, vamos te dar essa forcinha.

Válvulas são componentes que servem para aumentar, reduzir ou cessar por completo o fluxo de fluidos de um sistema.

E para entender essa explicação, nada melhor do que a gente exemplificar utilizando uma torneira qualquer, daquelas de cozinha mesmo, ou aquela válvula de gás, que está presente no botijão.

Os dois casos são exemplos práticos de válvulas que usamos no nosso dia a dia. Elas nada mais são do que válvulas mecânicas que servem para controlar o fluxo de fluido.

Através delas, conseguimos liberar a passagem de água ou do gás de cozinha. Além disso, conseguimos aumentar e diminuir o fluxo também.

Bastante presentes tanto na indústria quanto em diversas aplicações do nosso dia a dia, as válvulas podem ser de vários tipos. Tais como:

Válvula Borboleta

  • Válvula de Bloqueio Absoluto
  • Válvula Esfera
  • Válvula Gaveta
  • Válvula Globo
  • Válvula Retenção
  • Válvula Agulha

Sendo que, esses são apenas os principais tipos quando levamos em consideração o modelo e a funcionalidade. Ainda existe a distinção sobre o modo de operar. Podendo ela ser automática ou mecânica, de modo geral.

Válvulas Automatizadas

Uma válvula automatizada é, basicamente, uma válvula que faz uso de um atuador em sua composição. É através desse atuador que ocorre a abertura e fechamento da válvula, permitindo a liberação e contenção do fluido do sistema.

E entenda que, quando nos referimos a um fluido, isso não necessariamente significa que estamos falando de um elemento na sua forma líquida. Um fluido, tanto pode ser um gás quanto um líquido.

O fato é que é essa união entre atuador e válvula que permite que a válvula deixe de ter um acionamento mecânico para agir de modo automático. Ou seja, sem a necessidade de um operador para acioná-la.

Essa ação traz grandes benefícios e novas funcionalidades para a válvula.

Permitindo que a operação funcione em uma cadência muito melhor e, também, permitindo que elas atuem em locais de difícil acesso, ou que possuam condições bastante adversas que são inviáveis para o ser humano, como calor extremo e o frio extremo.

Como as Válvulas Automatizadas funcionam

Para agir de maneira automática, é necessário que a ação mecânica de abrir e fechar a válvula deixe de ser manual e passe a agir sem a haja a necessidade de alguém para fazer o seu controle.

Ação que é possível através do atuador. Ele é quem vai realizar a ação mecânica. Só que, pra isso, ele necessita de uma fonte de energia.

E, falando sobre fonte de energia, é só você pensar no funcionamento de um carro, por exemplo, para entender o que isso quer dizer.

Para que o carro se movimente, o motor necessita de uma fonte de energia, que nada mais é do que o combustível. Essa fonte entra em um processo de combustão e o calor gerado é convertido em energia mecânica.

No caso das válvulas automatizadas, existem 3 tipos de energia que podem ser convertidas em energia mecânica. O que dá origem a 3 tipos de atuadores, sendo eles:

Atuador Elétrico

O atuador elétrico converte a energia elétrica em movimento mecânico.

Atuador Hidráulico

O atuador hidráulico faz uso de líquido lubrificante usado em sistemas hidráulicos de transmissão de energia.

Atuador Pneumático

O atuador pneumático é um dispositivo que converte a energia pneumática entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico.

Escolher o atuador que vai ser acoplado na válvula é uma tarefa que vai depender da necessidade de aplicação e também da válvula, é claro.

Levando em conta que, praticamente todas as válvulas existentes podem ser automatizadas.

Cabe a você escolher o modelo que melhor se encaixa na operação da sua empresa.

E se você precisa de uma boa dica, confira os atuadores distribuídos por nós, aqui da Nepin.

Em caso de dúvida, é só entrar em contato através do site que a nossa equipe te ajuda no que for preciso.

 

Deixe um comentário