O que é uma Válvula Motorizada e como ela funciona

Na indústria, e até mesmo no nosso dia a dia social, é comum nos depararmos com diversos tipos de válvulas. São componentes muito importantes que possuem uma série imensa de aplicações.

O que já é motivo de sobra para que a gente possa entender o tamanho da importância desse item.

Aliás, se você não faz ideia do que é uma válvula e quer saber o quão simples esse componente pode ser é só você olhar para a cozinha da sua casa.

É bem provável que lá tenha ao menos uma torneira sobre a pia, não é mesmo? Pois bem, estamos falando de uma válvula que cuja função é liberar ou reter a passagem de água. 

Mas isso é apenas um exemplo, de modo geral, qual é o objetivo desse componente que é de reter ou liberar a passagem de algum componente, podendo ele ser gás, por exemplo, ou algum dos muitos tipos de fluidos.

Até mesmo porque, não é sobre esse tipo de válvula que vamos falar no artigo de hoje. O assunto da vez são válvulas motorizadas. Componentes ideais para aplicações remotas e logo você vai saber o porquê disso.

Portanto, se você quiser saber mais sobre esse tipo de componente, suas aplicações e como ela funciona, é só nos seguir nesta leitura.

O que são Válvulas Motorizadas e quais são suas aplicações

Válvulas motorizadas são válvulas que estão diretamente associadas a algum atuador, motor ou dispositivo responsável pelo seu posicionamento. Ou seja, são a partir desses componentes que ocorre a abertura e o fechamento do fluxo de gases e fluidos em um sistema.

Dito isso, já fica fácil entender que estamos falando de um componente que tem tudo a ver com a automação. Afinal de contas, o acionamento desse tipo de válvula ocorre de maneira automática, a depender do processo e das condições pré estabelecidas.

Quando dizemos que depende é porque estamos falando de diversos tipos de válvulas, com finalidades totalmente distintas umas das outras. O ponto em comum aqui diz respeito ao objetivo geral e ao fato de serem controladas de maneira remota.

E, falando sobre automatização, é importante que você saiba que em muitas válvulas, esse recurso já está implementando. Já em outras, ele pode ser implementado, colocando a base que sustenta o atuador acima da válvula.

O ponto é que estamos falando de uma atuação muito importante, ainda mais se você pensar em um processo onde o acionamento da válvula não poderia ser realizado de modo manual, por algum operador.

Isso ocorre em casos onde a atividade em questão oferece riscos ao colaborador, é de difícil acesso ou, ainda, requer uma força descomunal e não proporcional à de uma pessoa.

É por esses e outros motivos que a aplicação de válvulas industriais se justifica. E, atrelados a esse uso, podemos citar diversos exemplos de aplicação como na irrigação agrícola, no degelo de aeronaves, tubos de redes de água e, até mesmo em sistemas de geração de energia. 

Como funciona uma Válvula Motorizada

Antes de mais nada, é preciso dizer que uma válvula motorizada é, geralmente, idêntica a uma válvula manual do mesmo tipo no que se refere a sua função básica. 

Nesse caso, a única diferença que existe é o fato da válvula motorizada poder ser acionada de maneira remota e automatizada.

E isso se deve, como já dissemos, pela inclusão de atuadores, motores e outros dispositivos.

É por esse motivo que ao falar do funcionamento de uma válvula motorizada, precisamos estar atentos ao sistema em que essa válvula está implementada. Pois as condições em que ela vai entrar em ação vão variar de caso para caso.

O que podemos dizer, de modo geral, é que vão existir três tipos de energias responsáveis pelo acionamento destas válvulas, sendo elas:

  • Elétrica;
  • Pneumática;
  • ou hidráulica.

Partindo disso, o atuador, ou motor, converte essas energias em energia cinética, gerando o movimento mecânico responsável por acionar ou fechar o fluxo de gases e fluidos do sistema.

Onde você pode encontrar as melhores válvulas do mercado

Até aqui já ficou mais do que claro que as válvulas motorizadas são itens extremamente importantes para a indústria.

Ainda mais quando vivemos em um momento onde a automação industrial está cada vez mais presente dentro desse ecossistema.

O que é mais do que justificável dada a grande quantidade de vantagens e benefícios que surgem da sua aplicação, onde podemos destacar o aumento da produtividade e da segurança.

É por isso que nós, aqui da Nepin, procuramos oferecer as melhores soluções quando o assunto é automação industrial. 

No nosso site você poderá encontrar vários modelos de válvulas motorizadas, prontas para atender a sua empresa com muita qualidade e eficiência. 

Conheça algumas de nossas opções:

 

Deixe um comentário