Você sabe o que é um atuador? Trata-se de um dispositivo que fica acoplado nas máquinas. Sendo responsável por gerar força motriz para elas.
E, caso você ainda não saiba, a força motriz nada mais é do que o agente usado para transmitir movimento a uma máquina.
Ou seja, quando estamos discutindo sobre a funcionalidade de um atuador, estamos considerando um dispositivo que produz movimento.
Sua funcionalidade proporciona à válvula, meios de operacionalidade estáveis e suaves, contra a ação variável das forças dinâmicas e estáticas do fluido de processo.
Nos aprofundando neste dispositivo, descobrimos que a fonte da energia, necessária para movimentar as máquinas de uma linha, não é de um só tipo.
Podendo ser:
- Energia pneumática;
- Energia elétrica;
- Ou energia hidráulica.
Em outras palavras, o atuador é o dispositivo responsável por converter esses 3 tipos de energia em energia mecânica, que é a energia que de fato vai movimentar as máquinas.
No artigo de hoje, vamos falar, de maneira mais específica, sobre os atuadores pneumáticos. Que, como você já deve imaginar, são os atuadores que transformam energia pneumática em energia mecânica.
Vamos te explicar quais são os tipos de atuadores pneumáticos que existem, disponíveis no mercado, e quais são as vantagens que esse tipo de atuador possui.
Portanto, se você quer entender um pouco mais sobre eles, é só me acompanhar nesta leitura.
Contents
O que são atuadores pneumáticos
O atuador pneumático é o tipo de atuador que converte a energia pneumática em energia cinética, mecânica ou de movimentação, se assim preferir.
Mas, se você ainda não sabe ao certo o que é energia pneumática, a gente faz uma breve explicação.
Trata-se da energia que está armazenada no ar comprimido. Ar que é composto por uma mistura de gases atmosféricos e que normalmente são armazenados em cilindros, ou câmara em que o ar, um gás pressurizado, ou a mistura de ambos, é contido e deixado expandir.
Conforme o gás se expande, a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica faz com que o ar comprimido acumule energia.
Essa energia é liberada de maneira controlada, sendo direcionada para um algum dispositivo mecânico e servindo de fonte para movimentar uma linha de produção.
Quais são os tipos de atuadores pneumáticos
Existem basicamente dois tipos de atuadores pneumáticos, os de simples ação ou de dupla ação.
Os de simples ação possuem molas encapsuladas no seu interior e que podem atuar no movimento de abertura e fechamento.
Neste tipo de atuador, o ar comprimido se responsabilizará por movimentar o mecanismo apenas em um dos sentidos, onde as molas são comprimidas durante o período em que o trabalho é realizado.
Quando a operação é cessada, as molas voltam ao seu estado natural.
Esse tipo de atuador é chamado de simples ação por conta do movimento do ar se dar apenas num sentido. O que é diferente quando falamos dos atuadores de dupla ação.
Também chamados de Ar/Ar, esse modelo de atuador utiliza a energia contida no ar comprimido para movimentar o mecanismo em ambos os sentidos. Seja para abertura ou fechamento.
Para esse tipo de atuador existe ainda uma outra subdivisão, que leva em conta o tipo de válvula que é utilizada no sistema.
Existe o modelo linear, que é indicado para o uso de válvulas do tipo globo, guilhotina, gaveta, entre outras. E, existe também, o modelo rotativo, que é indicado para válvulas do tipo borboleta, esfera, macho, entre outras.
Quais são as vantagens dos atuadores pneumáticos
Quando consideramos o uso de atuadores pneumáticos, conseguimos destacar uma série de vantagens que justificam o seu uso.
Vantagens que vão muito além do fato de estarmos falando de um equipamento que usa uma fonte de energia abundante no meio ambiente.
É por isso que resolvemos listá-las aqui, pra que você entenda com clareza o que estamos falando.
Confira as principais vantagens no uso de atuadores pneumáticos.
- Sua fonte de energia é atóxica;
- São equipamentos muito seguros;
- Esse tipo de atuador oferece uma tecnologia limpa aos usuários;
- Eles não apresentam problema de superaquecimento;
- É uma ferramenta bastante econômica;
- Possuem alta durabilidade;
- São de fácil canalização.
Seja qual for o seu tipo de aplicação, é bem verdade que os atuadores são elementos importantíssimos dentro do contexto industrial. Contribuindo, efetivamente, para o funcionamento de diversas máquinas e equipamentos.
E não é para menos. Afinal de contas, estamos falando de mais um recurso aplicado na indústria e que traz consigo uma série de grandes benefícios.
Trata-se de um mecanismo que pode contribuir para redução de custos de produção. Isso sem contar, é claro, com os benefícios operacionais, uma vez que a sua aplicação traz grandes diversas facilidades na operação de equipamentos e, também, o aumento do nível de proteção.