Matriz Swot aplicada na Indústria – Como funciona e quais são as Vantagens

Ambientes industriais são sempre competitivos e dinâmicos. Para se manter à frente, é interessante recorrer a métodos eficazes de analisar e melhorar o desempenho geral da empresa.

A matriz SWOT, sendo uma das ferramentas estratégicas mais conhecidas para a gestão empresarial, é utilizada para empresas de pequeno e grande porte.

Após ser implementada também para indústria, a matriz SWOT foi avaliada como eficaz também para este âmbito, ao explorar uma série de fatores que identificam as condições atuais e aquelas que devem ser melhoradas.

Em outras palavras, este texto é para você que deseja implementar uma ferramenta na indústria que favoreça a visualização das condições exemplares e daquelas que ainda devem ser desenvolvidas.

Portanto, para que você entenda a matriz SWOT aplicada na indústria, bem como o seu funcionamento e as suas vantagens, permaneça neste texto e obtenha informações acerca de uma ferramenta que só tem a agregar.

O que é a matriz SWOT ou matriz FOFA

A matriz SWOT, conhecida também como matriz FOFA, é uma ferramenta estratégica que oferece uma visão clara e objetiva para as indústrias que queiram se informar acerca da sua condição.

Por meio desta ferramenta, é possível considerar as suas tarefas e responsabilidades, e classificá-las entre aquelas que, dada a sua condição atual, demonstram força, oportunidade, fraqueza e ameaça.

Para entender como classificá-las, considere esta definição:

  • Forças: condições positivas que dão à empresa vantagem competitiva;
  • Oportunidades: fatores que podem ser aproveitados para impulsionar o crescimento ou melhorar a eficiência;
  • Fraquezas: condições que estão limitadas, sendo mal aproveitadas ou que não tem devia atenção;
  • Ameaças: fatores que podem ser vistos como risco à organização ou que podem representar desafios à mesma.

Desta forma, entende-se também o nome SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities e  Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Como aplicar a matriz SWOT?

Aplicar a matriz SWOT é mais fácil do que parece. Poucas horas de reunião são o suficiente para fazê-la.

Primeiramente, é super importante envolver desde técnicos até a gerência, já que as diferentes informações que os colaboradores de cargos distintos estão submetidos, podem se complementar.

Além disso, o SWOT deve ser feito por cada área distinta da empresa (produção, qualidade, industrial, pesquisa e desenvolvimento, compras, planejamento, entre outras) para que cada gerente possa visualizar as condições presentes da indústria, além de poderem repassar cada uma para o diretor.

Por fim, o SWOT é comumente realizado uma vez ao ano. Com esta frequência, obtém-se um tempo significativo para implementar mudanças importantes apontadas na reunião anterior, e compará-las, identificando se a melhora ocorreu.

Exemplo de matriz SWOT

A aplicação da matriz SWOT não tem limitação de fatores e condições a serem inseridos.

É importante, sobretudo, discutir se o fator cogitado será classificado corretamente.

Abaixo, disponibilizamos um exemplo de SWOT aplicado a uma indústria de refrigeração.

Quais as vantagens ao aplicar a matriz SWOT 

Aplicar a matriz SWOT, traz um vislumbre necessário para a ciência da condição real da indústria, deixando de lado o achismo e todas as suposições que abafam pontos que merecem atenção.

Em suma, as vantagens ao aplicar a matriz SWOT, são:

  1. Identificação de oportunidades de crescimento: A análise SWOT permite que a indústria identifique novas oportunidades de mercado ou melhorias operacionais que podem ser exploradas para crescer e se expandir. Essas melhorias hão de impactar outras fraquezas que podem passar a ser pontos fortes;
  2. Tomada de decisões mais informada: Ao fornecer uma visão clara das forças e fraquezas internas, bem como das ameaças e oportunidades externas, o SWOT ajuda os gestores a tomar decisões estratégicas mais seguras e embasadas. Desta forma, os pontos de investimentos passam a ser mais claros, visto a necessidade e o impacto gerado;
  3. Melhoria da eficiência operacional: A análise das fraquezas pode levar a mudanças e ajustes nos processos internos, ajudando a eliminar gargalos, reduzir custos e aumentar a eficiência;
  4. Mitigação de riscos: Ao identificar ameaças, a indústria pode se preparar melhor para enfrentar desafios como oscilações de mercado, mudanças regulatórias ou avanço da concorrência. Lembre-se também que a ameaça pode ser interna, como uma ação que vem sendo postergada e que pode prejudicar outros processos e até mesmo a segurança de operadores;
  5. Alinhamento estratégico: O SWOT facilita o alinhamento das metas e estratégias da empresa com as condições do ambiente de negócios, garantindo que as ações estejam direcionadas para maximizar as forças e oportunidades, enquanto minimizam fraquezas e ameaças.

Portanto, este texto mostra que a matriz SWOT é uma ferramenta que gera perspectivas reais em relação às áreas e às suas respectivas performances, criando então um alerta em relação aos pontos que devem ser melhorados ou que demandam cautela.

Desta forma, conclui-se que:

  • Forças devem ser potencializadas;
  • Fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;
  • Oportunidades devem ser aproveitadas;
  • Ameaças devem ser minimizadas.

 

Deixe um comentário