Entenda sobre a importância da Calibração de Válvulas de Segurança

No cotidiano de uma indústria, diversas medidas são colocadas em prática a fim de garantir a segurança e o bom funcionamento dos seus processos. 

Afinal, esse tipo de posicionamento não apenas garante que uma empresa possa atuar na sua máxima capacidade como também preserva a integridade dos seus bens e a saúde dos seus colaboradores.

E quando lidamos com processos que envolvem certos riscos, como o vapor, por exemplo, que normalmente trabalha em altas pressões, esses cuidados precisam ser redobrados.

Não é à toa que existem normas e orientações que toda empresa deve cumprir quando precisa lidar com processos onde esse risco existe, como no caso da NR-13, por exemplo.

Uma norma regulamentadora que estabelece requisitos mínimos de segurança para empresas que utilizam caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento.

É nessa norma que somos orientados sobre a calibração de válvulas de segurança. Um ato essencial e muito importante para a segurança pois diminui, consideravelmente, os perigos que esse tipo de sistema pode gerar.

Portanto, se você quiser saber mais sobre o processo de calibração das válvulas de segurança e a sua importância é só nos seguir nesta leitura.

O que é uma válvula de segurança

Antes de mais nada, precisamos entender o que são válvulas de segurança e para qual finalidade elas são produzidas, o que não é muito difícil afinal de contas o seu nome já diz tudo.

Válvulas de segurança são válvulas projetadas com a finalidade de promover mais segurança para sistemas que trabalham sob alta pressão.

Ela funciona da maneira automática e entrará em ação quando houver um nível de pressão que coloque em risco o funcionamento do sistema, pode provocar, até mesmo, grandes explosões com isso.

A partir do momento que é acionada, essa válvula vai cumprir o papel de escoar essa pressão para fora do sistema, gerando assim um alívio que permite que ele continue funcionando com mais segurança.

Todo esse processo ocorre em 3 etapas, onde:

  1. O bico interno da válvula começa a receber uma pressão mais alta;
  2. A pressão, dentro do sistema, atinge níveis superiores aos que foram pré definidos e se aciona automaticamente, descarregando o fluido e aliviando a pressão;
  3. Por fim, quando a pressão já não é mais um problema, a válvula se fecha, obstruindo a passagem e mantendo a pressão no sistema.   

 

 

Qual é a importância da Calibração das Válvulas de Segurança

Agora que você já sabe o que é uma válvula de segurança, você já deve ter percebido o tamanho da importância desse item para o pleno funcionamento de máquinas que trabalham com altas pressões.

Portanto, nada mais inteligente e sensato do que manter essas válvulas funcionando em sua plena capacidade. Até mesmo porque, imagine os problemas que poderiam resultar na falha desse equipamento?

Na hipótese da válvula de segurança falhar e não for capaz de fazer o escoamento da pressão excedente, é bem provável que ocorra algum acidente bastante grave.

Colocando em risco não apenas a integridade do equipamento, mas, também, de toda uma infraestrutura. Isso sem contar, é claro, com o risco que acidentes como esse podem provocar para a integridades dos colaboradores que estiverem nos arredores.

É por isso que a calibração de válvulas de segurança é tão importante. Sendo, inclusive, uma norma que precisa ser cumprida dentro das indústrias, como já citamos anteriormente. 

Como é feita a Calibração das Válvulas de Segurança

A calibração de válvulas de segurança é um procedimento técnico onde são efetuados processos como:

  • Limpeza;
  • remontagem;
  • testes e relatórios.

O objetivo dessa calibração é certificar de que a válvula de segurança está em plenas condições de exercer a sua função. 

Normalmente, essa calibração ocorre anualmente, porém, existem algumas exceções que precisam ser avaliadas. Quanto a isso, levamos em consideração os seguintes aspectos:

  • Frequência de uso;
  • Grau de corrosão;
  • Risco Operacional.

Seja qual for o caso, para que possam ser novamente instaladas, será necessário passar por esse processo e garantir a certificação da calibração de válvulas. Caso contrário, isso poderá ser um impeditivo para o funcionamento das atividades industriais.

Onde comprar as melhores Válvulas do mercado

A calibração de válvulas de segurança é essencial, uma vez que garante muito mais segurança para os seus processos. Além disso, estamos falando de uma prática que é norma, o que demonstra o tamanho da sua importância.

Mas essa não é a única medida de segurança que você pode adotar para a sua indústria. Outra ação muito importante que você pode adotar é a compra de equipamentos de referência, cuja qualidade e segurança são suas principais características.

São produtos assim que você vai encontrar aqui no site da Nepin. Produtos como a Válvula de Segurança Dupla DSV Danfoss. Uma válvula projetada pela Danfoss. Empresa que é mais do que sinônimo de qualidade.

Aproveite para acessar os nossos produtos e conferir outras soluções da Nepin para a sua indústria. 

Deixe um comentário