5 Riscos que a Automação Industrial ajuda a evitar

Com uma frequência significativa, a automação é associada somente aos benefícios voltados aos processos industriais.

Contudo, é preciso estar ciente de que essa tecnologia não fornece pontos de melhoria apenas no ramo produtivo da indústria.

A automação, na verdade, é uma importante ferramenta tecnológica que oferece a redução de risco sem geral e que são verdadeiros vilões para o âmbito industrial, independente se estão relacionados à produção, à entrega, à própria segurança, entre outros.

Apesar de parecer uma constatação abstrata, nós podemos lhe ajudar a consolidar essa ideia neste texto, destacando 05 riscos que a automação industrial ajuda a evitar.

Por meio dessa lista, você terá a oportunidade de obter ideias que podem favorecer a sua realidade industrial.

A automação industrial e os seus dispositivos de segurança

No contexto da automação moderna, essa tecnologia é resumida em um artifício utilizado para aplicar a correção em um processo industrial, através da retroação das informações obtidas ao longo do tempo e que indicam o quão distante o sistema está do ponto de interesse.

Através de uma explicação informal, dizemos que o sistema de controle e automação contém indicadores que alimentam, com informação, uma  base que reconhece o quanto o acionador (dispositivo ou equipamento) deve ser utilizado para que o sistema esteja o mais próximo possível do ideal.

Já no contexto da segurança industrial, diversos dispositivos são utilizados, em conjunto com a automação, para tal função. Vamos conhecê-los?

    • Sensores de segurança: sensores que barram a luz e células fotoelétricas são utilizados para detectar a presença de objetos e pessoas em áreas perigosas. 
    • Botões de emergência: ao contrário dos sensores, os botões de emergência realizam a parada manual da máquina, em casos de adversidades. Mesmo no contexto da automação, vale a pena ter este botão como um plano B para os imprevistos, visto o fácil acesso do operador até o mesmo;
    • Relés de segurança: utilizados para monitorar circuitos críticos e interrompem a operação caso alguma condição for violada;
    • CLPs: os controladores lógicos programáveis são dispositivos dedicados ao monitoramento e controle de sistemas, inclusive os de segurança;
    • Sistemas de visão e monitoramento: utilizados para identificar problemas potenciais, problemas de qualidade, etc;
  • Entre outros.

 

5 Riscos que a Automação Industrial ajuda a evitar

Ao mencionarmos os riscos que a automação industrial ajuda a evitar, podemos facilmente interpretar que esses podem não ser apenas voltados à segurança do processo ou do operador.

Apesar de termos citados sensores, botões e relés de segurança, sabe-se que estes dispositivos e componentes são de uso comum para diversas situações e necessidades.

Além disso, deve-se considerar também que, ao automatizar um processo, temos a ação em segundo plano que consiste em proteger a integridade dos próprios funcionários de possíveis adversidades.

Neste viés, apresentamos abaixo os 05 riscos que a automação industrial ajuda a evitar.

Para fins didáticos, separamos-os em grupos e subgrupos, para uma melhor absorção do conteúdo.

1. Riscos operacionais

Os riscos operacionais podem ser evitados ao utilizarmos dispositivos que limitam uma operação, por exemplo. Entre esses dispositivos, temos:

  • Sensores de posicionamento: para garantir que os componentes de uma máquina estejam na posição correta antes que uma operação inicie;
  • Limitadores de torque: evita danos e sobrecargas ao equipamento devido aos torques excessivos;
  • Sistemas de monitoramento de vibração: detectam anormalidades nas vibrações e ajudando a prever falhas;
  • Sistemas de diagnóstico remoto: permitem o monitoramento à distância  do desempenho dos equipamentos.

2. Riscos de processos

Os riscos de processos também são evitados por meio de sistemas de automação vinculados a dispositivos, monitorando o processo e agindo conforme a necessidade requer.

Entre os dispositivos e os riscos de processos, podemos citar:

  • Sensores de Gases e Detecção de Vazamento: monitoram a presença de gases perigosos, como fluidos refrigerantes tóxicos (amônia), gases inflamáveis, entre outros;
  • Alarmes: emitem sons e cores em situações de risco ou que demandam atenção;
  • Sensores de pressão e fluxo: monitoram ambos os parâmetros em sistemas, garantindo que estejam em limites seguros. Para saber mais sobre esses sensores, clique aqui.

3. Risco de segurança pessoal

Aqui, evidenciamos a proteção pessoal dos funcionários através da automação, através de:

  • Barreiras de luz e cortinas de segurança: criam zonas de proteção ao redor da máquina, interrompendo operações se uma pessoa entrar na área de risco – muito utilizados em bobinagens, prensas, entre outros;
  • Sistemas de intertravamento de segurança: garantem que máquinas e equipamentos não possam ser acessados enquanto estiverem sob tensão ou operando;

4. Segurança de dados

Com a automação em alta e, consequentemente, o uso do armazenamento de dados em ascensão, tem-se também a ocorrência de ataques cibernéticos. Portanto, a automação pode evitar tais riscos com:

  • Firewalls e Sistemas de Segurança Cibernética: protegem os sistemas de automação de ataques cibernéticos, garantindo a segurança dos dados;
  • Controle de acesso: restrição de acesso crítico para pessoas não autorizadas. Super importante para sistemas críticos.

5. Riscos de doenças do trabalho

A automação pode ser um meio excepcional para evitar riscos relacionados à doença do trabalho.

Como é de conhecimento comum, os movimentos repetitivos e as cargas excessivas podem ocasionar lesões musculoesqueléticas.

Além disso, temos os riscos provenientes dos trabalhos realizados em condições impróprias, que podem ocasionar doenças de pele, a órgãos internos, entre outros.

Desse modo, a automação vem como uma solução para a redução de riscos relacionados à saúde do operador, o qual pode até mesmo ser direcionado para atividades mais estratégicas e criativas, enquanto as máquinas realizam o trabalho em condições inapropriadas aos humanos.

Portanto, nota-se que a automação é uma ferramenta tecnológica que pode ser direcionada às principais dificuldades humanas, independente de qual seja.

Além disso, o sistema de automação ideal para reduzir os riscos da sua indústria pode ser mais facilmente alcançado se você possuir os dispositivos corretos para tal sistema.

Por sorte, você os encontra aqui, na Nepin. 

Fique à vontade para acessar o nosso portfólio de produtos. Inclusive, deixamos abaixo algumas amostras de produtos que foram mencionados aqui, neste texto.

 

Deixe um comentário