5 Modelos de Pressostato que podem melhorar a eficiência a precisão dos seus processos

Os pressostatos são dispositivos que oferecem um controle de processo seguro e de qualidade, disso nós já sabemos.

Mas, para que isso seja possível, é preciso escolher o modelo de pressostato correto, de acordo com o que o seu processo ou maquinário necessita.

Infelizmente, é comum que as pessoas selecionem o pressostato que as convém, mas não o modelo que o processo ou equipamento realmente precisa.

Além disso, as pessoas buscam por pressostatos que realizam as suas funções básicas, o que já é ótimo para garantir controle da pressão e a segurança dos equipamentos que compõem um sistema que envolve pressão.

No entanto, há tipos de pressostatos que têm adicionais descritos nas suas especificações e esses são interessantes para otimizar o controle do seu processo.

A partir deste pensamento, decidimos fazer um texto que mostre os 05 modelos de pressostato que podem aperfeiçoar a eficiência e precisão dos seus processos.

Se quer saber como ganhar vantagem na eficiência e precisão no seu processo apenas escolhendo o modelo correto de pressostato, continue lendo este texto.

O que é o pressostato?

De modo simples, o pressostato nada mais é do que um dispositivo que possibilita a medição da pressão de um fluido e controla ou aponta uma determinada pressão.

Este dispositivo é, normalmente, utilizado para indicar ou controlar a pressão em sistemas pneumáticos ou hidráulicos, assegurando uma operação eficiente e segura.

Basta saber o que é o pressostato para utilizá-lo? Claro que não, precisamos ir adiante.
Então, vamos saber como este equipamento funciona?

Como o pressostato funciona?

O pressostato mede a pressão aplicada sobre o mesmo a partir da conexão do interruptor elétrico ou mecânico conectado ao seu elemento sensível à pressão, que pode ser um diafragma, pistão ou cápsula.

Assim, o funcionamento do pressostato acontece devido à variação da pressão interior do dispositivo, o que implica no deslocamento de uma mola ou nível de fluido, fazendo com que um contato ou interruptor elétrico abra ou feche.

Então, o interruptor pode controlar a pressão ou indicá-la, em sistemas hidráulicos, por exemplo, a fim de evitar danos ao sistema e aos equipamentos que a compõem.

Conseguiu entender como o pressostato funciona?

Se quer um resumo, podemos concluir para você que: esse aparelho funciona como um instrumento de medição que controla e indica a pressão de um sistema, o qual terá mais eficiência e segurança devido ao seu uso.

Onde o pressostato é utilizado?

Saber o que é e como o pressostato funciona deixa o aprendizado bem mais fácil e legal, né?

Mas, ainda não é o suficiente para que você possa obter um pressostato, então, vamos conhecer onde esse invento pode ser aplicado?

De fato, uma vez que o funcionamento deste apetrecho está diretamente relacionado com processos que contenham pressão, podemos imaginar onde o aparelho pode ser aplicado, certo?

Se quer ter mais ideias de onde esse mecanismo tão importante pode ser utilizado, aqui vai uma ajuda:

  • Compressores: o pressostato manterá o compressor operando em uma faixa determinada, de modo que seus componentes e o próprio processo dependente do equipamento não seja danificado pelas sobrepressões;
  • Bombas: o pressostato irá operar análogo ao compressor;
  • Sistemas HVAC: em português, quer dizer “Aquecimento, ventilação e ar condicionado” e, por mais que pareça um bicho de sete cabeças, na verdade isso se refere às três funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização;

Esses e outros equipamentos e processos utilizam o pressostato, mas é preciso também ter uma estratégia de onde posicioná-lo.

Na mangueira ou duto de transporte de fluido? Na saída do compressor? Na saída da mangueira ou duto transportador de fluido (mais perto do processo)?
Isso tudo deve ser pensado, estrategicamente, para que ocorra o erro e não interfira na leitura da pressão no ponto de interesse.

Além disso, não esqueça de escolher um pressostato que detecte a pressão que o seu processo demanda e que possa ser ajustado com as suas necessidades, ok?

5 Modelos de Pressostato que podem melhorar a eficiência a precisão dos seus processos

Chegamos na provável parte mais interessante deste texto e, por isso, preparamos para você os 05 modelos de pressostato que podem te ajudar nos parâmetros mencionados acima.

Abaixo, você encontra os 05 modelos de pressostato que podem melhorar a eficiência e precisão dos seus processos:

  1. Pressostato programável: Este pressostato pode ser programado para enviar sinais para outros equipamentos quando a pressão atinge determinados níveis pré-definidos.

A comunicação entre os diferentes equipamentos implica em toda uma cadeia de processos e maquinários funcionando simultaneamente e diminui o tempo de resposta entre si e aumenta a eficiência.

  1. Pressostato digital: apesar de simples, o fato de ler o valor da pressão em tempo real e de forma mais clara, pode te ajudar a não cometer gafes quanto a este valor de pressão, isto é, a precisão de medição é aumentada.
  2. Pressostato inteligente: este pressostato possibilita a conexão à rede para permitir o monitoramento remoto e, também, a análise de dados, o que implica no aumento da eficiência do processo.
    Podemos imaginar o quão útil é um processo estar sendo monitorado e processado ao mesmo tempo, né?
  3. Pressostato de alto desempenho ou de alta precisão: este pressostato tem uma resposta mais rápida e precisa às variações de pressão, o que melhora a eficiência do processo e se faz importante em aplicações com pressões críticas.
  4. Pressostato de baixa pressão: os pressostatos de baixa pressão podem ser, na verdade, o tipo ideal para o seu processo.
    Nem todos os pressostatos conseguem realizar leituras de níveis muito baixos de pressão e, caso escolha o modelo de forma errada, a sua precisão de medição será catastrófica.

Além disso, se atente se o seu processo possui: vibrações, altíssimas temperaturas, contaminação por partículas ou impurezas, umidade excessiva e eletricidade estática.

Esse conjunto de fatores pode trazer vários problemas para o seu pressostato e pode interferir no bom uso do mesmo.

Quer conhecer a nossa linha de pressostatos? Clique aqui

Deixe um comentário