O que são válvulas de diafragma e para o que servem

O papel desempenhado pelas válvulas, na indústria, contribuiu para o crescimento fabril desde quando os trabalhos eram executados, em sua totalidade, de maneira manual.

Hoje, mesmo com a utilização da IA para a indústria e com o favoritismo pela automação nos processos industriais, as válvulas ainda são instrumentos indispensáveis para o controle de processos modernos.

Neste contexto, considerando a viabilidade funcional desse instrumento ao longo dos anos para a perspectiva industrial, conclui-se que as válvulas têm desempenhado um papel fundamental para o viés fabril e, com isso, nota-se a necessidade de entendê-las.

Contudo, sabe-se que as válvulas possuem diferentes tipos e, conhecer as suas variações faz parte, de fato, da premissa de familiarizar-se com elas.

Portanto, o texto de hoje discorre sobre a válvula de diafragma, explicando o que esse dispositivo é e para o que ele serve.

Neste conteúdo, você entenderá o por que dessa válvula ser uma das mais utilizadas na indústria para algumas situações específicas e muito mais.

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo em questão

O que é a válvula de diafragma

Considerada a terceira válvula de movimento linear mais utilizada na indústria, a válvula de diafragma, conhecida também como válvula de membrana, tem características que a tornam adequada para determinadas aplicações, as quais serão mencionadas neste texto.

Isso se deve às suas particularidades estruturais, o que também é possível prever através do seu nome. Sim, indiferente de outras válvulas, o nome da válvula nome diz respeito à sua característica estrutural interna e, neste caso, tem-se o diafragma flexível.

Vamos conhecer mais sobre os seus componentes?

Componentes da válvula de diafragma

A maioria dos componentes da válvula não fogem do comum e podem ser observados em outros tipos de válvulas.

Contudo, a válvula de diafragma se destaca das demais, é claro, pelo seu diafragma flexível.

Contudo, é justo dizer que, para que conheçamos uma válvula, precisamos conhecer os seus componentes, sem exceção, e estes estão descritos abaixo.

  • Corpo da Válvula: é a estrutura principal que abriga todos os componentes internos e fornece a passagem para o fluxo do fluido. O seu material pode ser o metal, o plástico ou a cerâmica, dependendo dos requisitos da aplicação;
  • Diafragma: este é o componente central e estamos mencionando-o desde o início deste texto. O diafragma é uma membrana flexível que se move para abrir, fechar ou modular o fluxo de fluido. Geralmente, esse componente é feito de materiais flexíveis, como borracha, elastômeros ou plásticos reforçados, que são compatíveis com o fluido transportado;
  • Mecanismo de atuação: o mecanismo de atuação controla o movimento do diafragma e a forma de atuação pode variar entre manual, pneumático (ar comprimido), elétrico ou hidráulico (óleo), dependendo do tipo de válvula e dos requisitos de controle da aplicação. Em outras palavras, este componente é responsável por acionar o diafragma para abrir ou fechar a válvula, de acordo com os comandos do sistema de controle;
  • Conexões de Entrada e Saída: permitem a entrada e saída do fluido. Essas conexões podem variar de acordo com o tipo e o tamanho da válvula, bem como com os requisitos específicos da aplicação;
  • Assentos de Vedação: superfícies onde o diafragma faz contato para vedar hermeticamente a passagem do fluido quando a válvula está fechada. Geralmente, são feitos de borracha, PTFE (politetrafluoretileno) ou outros elastômeros resilientes.

 

Para o que serve a válvula de diafragma

A válvula de diafragma é um tipo de válvula simples e especial devido à sua construção e vedação robustas.

A sua função é bloquear ou permitir a passagem do fluxo de fluidos (gases e líquidos), além de controlar a passagem do fluxo de fluido através da pressão ajustada no atuador.

Além desse tipo de válvula atender veemente às aplicações de fluidos na indústria, a válvula de diafragma ganha maior destaque quando o assunto é o controle de fluxo de fluidos corrosivos ou com sólidos em suspensão, devido à sua construção física à prova de vazamentos.

Esta robustez relacionada ao vazamento é um dos grandes motivos da válvula de diafragma ser uma opção valiosa no controle de fluxo desses fluidos mencionados, visto que regulamentações do meio ambiente abominam vazamentos desse fluido dentro ou fora do dispositivo.

Assim, as válvulas de diafragma são utilizadas em indústrias como química, petroquímica, farmacêutica, alimentos e bebidas, entre outras.

Nota-se, também, que a sua aplicação se estende até mesmo às indústrias relacionadas ao consumo médico e alimentício, uma vez que o nível de contaminação nessas indústrias objetiva ao nulo.

Portanto, a válvula de diafragma atende aos mais variados tipos de fluido e o seu material varia de acordo com a aplicação.

Todos esses benefícios fazem com que a válvula de diafragma seja popular e adequada para muitas aplicações.

E você, se interessa por válvulas? Se sim, a Nepin dispõe de diversas, além de diversos outros dispositivos industriais. Basta checar o nosso site e ver o que atende à sua necessidade.

Abaixo, deixamos algumas amostras de válvulas.

 

Deixe um comentário