Transmissores de pressão e tecnologias relevantes

Os transmissores de pressão vem exercendo um papel de extrema importância na medição de variáveis, como a própria pressão e o volume.

Caso você não consiga entender como isso é possível, basta clicar aqui e ter acesso a um conteúdo didático acerca deste assunto.

Desta forma, a presença deste dispositivo em sistemas têm cumprido um propósito e tanto ao impactar positivamente o monitoramento e controle de processos industriais.

Com isso, a busca crescente por informações a respeito dos transmissores de pressão tem sido notável, de modo que informações que complementam o entendimento do seu funcionamento se tornam cada vez mais relevantes.

Por isso, o texto de hoje contribui com o seu aprendizado ao discorrer sobre algumas tecnologias presentes em transmissores de pressão que podem fazer a diferença no seu processo industrial.

Portanto, ao terminar de ler este texto, você estará apto a procurar em catálogos deste produto, os recursos diferenciais que podem ser oferecidos ao escolher um dispositivo que o seu processo necessita.

O que são transmissores de pressão diferencial

O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo elétrico a ser instalado em pontos específicos do sistema industrial, onde ocorre a separação de duas pressões de fluido distintas.

Desta maneira, o dispositivo em questão pode captar, através de elementos sensores, a diferença de pressão entre os chamados pontos P1 e P2.

Por meio desta diferença de pressão medida, o transmissor de pressão pode enviar um sinal, que seja proporcional ao valor encontrado, para um sistema de controle, que pode ser SCADA, CLP, entre outros.

O controlador, por sua vez, será responsável por fazer a leitura deste sinal e definir qual ação o atuador deve executar, como a abertura ou fechamento de válvulas, por exemplo.

Aplicações 

Os transmissores de pressão diferencial podem ser instalados em aplicações diversas e bem distintas umas das outras.

Entre as suas possíveis aplicações, podemos mencionar a sua presença em:

  • Bombas d’água;
  • Compressores de ar;
  • Motores;
  • Hidráulica industrial;
  • Equipamento marítimo;
  • Equipamento ferroviário;
  • Equipamento hidráulico móvel;
  • Esterilizadores;
  • Autoclaves e caldeiras;
  • Turbinas eólicas;
  • Conjuntos geradores;
  • Entre outros.

Tecnologias relevantes na escolha de transmissores de pressão 

Os transmissores de pressão, assim como outros dispositivos industriais, podem oferecer recursos adicionais que satisfaçam requisitos operacionais importantes para algumas aplicações.

Por isso, decidimos trazer alguns recursos que podem ser do seu interesse e que talvez você não sabia que podia obtê-los por meio do transmissor de pressão.

Assim, uma vez que você esteja consciente de que o seu processo industrial pode obter recursos valiosos por meio de menor esforço, acaba sendo mais fácil gerenciar um sistema mais enxuto quanto ao número de dispositivos presentes.

Enfim, vamos conhecer quais tecnologias podem ser importantes ao escolher um transmissor de pressão?

  • Elemento sensor

Podem ser citados dois principais elementos sensores para o transmissor de pressão, os quais são o sensor piezoresistivo e o sensor filme fino.

  • Sensor piezoresistivo: esta tecnologia de semicondutor piezoresistivo utiliza a alteração da resistência elétrica em resposta à pressão e, comumente, é utilizado para cobrir faixas de pressão de 1 a 600 bar. Basta checar se esta tecnologia está disposta em versão absoluta ou manométrica;
  • Sensor filme fino: por meio da camada de filme fino posta sobre um suporte, esta tecnologia é utilizada para altas pressões, que podem chegar até 2200 bar. Basta checar se esta tecnologia está disposta em versão absoluta ou manométrica.
  • Função pressostato

Esta função permite o pressostato atuar como interruptor de pressão. Assim, quando a pressão do sistema atinge um valor predeterminado, o transmissor funciona como pressostato e envia um sinal para abrir ou fechar um circuito, evitando a sobrepressão do sistema e auxiliando no controle automático do mesmo.

  • Cobertura de faixa de temperatura

Esta função permite que medições precisas sejam realizadas em ambientes extremos, em uma ampla faixa de temperatura. Assim o transmissor pode operar com grande confiabilidade desde em operações criogênicas ou em operações de altas temperaturas.

  • Estabilidade contra choque e vibração: Ponto zero e ajuste de span

Para que você não fique em dúvida se o seu transmissor está calibrado ou não, aqui vai um ótimo recurso: o ponto zero. O ponto zero permite calibrar o transmissor de pressão, corrigindo desalinhamentos iniciais.

Já o ajuste de span é um recurso utilizado para definir a amplitude de medição.

Desta forma, esses dois recursos juntos garantem adaptabilidade e precisão para diferentes condições de operação.

  • Estabilidade contra choque e vibrações

Os transmissores que possuem resistência a choque e vibração são visados em ambientes industriais agressivos, por exemplo, onde há movimento constante ou impactos. Assim, contendo esta característica, a medição não será influenciada por ambientes como estes.

  • Solução de restrição de pulso

Você pensa em utilizar o transmissor de pressão em tubulações onde há a possibilidade de ocorrer golpes de ariete e cavitação?

Se a sua resposta é sim, então saiba que a solução de restrição de pulso lhe propõe um amortecimento para suavizar as variações de pressão rápidas, que poderiam danificar o equipamento e afetar a precisão da medição.

  • UL HAZLOC

Já a UL HAZLOC é uma aprovação para ambientes perigosos (Hazardous Locations), em especial, àqueles que têm risco de explosão devido a gases inflamáveis ou poeira.

  • Aprovações ATEX

Comumente, a aprovação ATEX pode ser vista junto com a aprovação UL HAZLOC, já que a ATEX se trata também de uma certificação de que o dispositivo pode ser utilizado em segurança em áreas onde há potencial de explosão.

 

Portanto, nota-se que os transmissores de pressão podem lhe proporcionar recursos interessantes para a sua aplicação industrial, sendo flexíveis o suficiente para atender às suas necessidades e requisitos de segurança e qualidade.

Além disso, se você acha que esses vários recursos são difíceis de serem encontrados, saiba que você está equivocado.

Na Nepin, você pode encontrar todos estes em um equipamento só.

Se você duvida, acesse o nosso portfólio de transmissores de pressão clicando aqui e confira a linha Danfoss MBS.

 

Deixe um comentário