O torque e a potência estão presentes em diversas máquinas e conhecer sobre essas grandezas físicas pode te ajudar tanto no seu aprendizado pessoal quanto na sua escolha para a aquisição de algum maquinário.
Além disso, você vai deparar com essas grandezas em vários lugares e, talvez, o seu contato mais direto e frequente com o torque e a potência serão ao pesquisar sobre as especificações de um automóvel.
É importante salientar, também, que mesmo que as suas definições sejam distintas, essas grandezas dependem uma da outra.
E, por isso, decidimos contribuir para o seu aprendizado, seja profissional ou pessoal, através deste texto, que irá te apresentar a diferença entre o torque e a potência.
Contents
O que é Torque?
Primeiramente, abordaremos o conceito básico de cada uma das grandezas físicas, para que possamos, posteriormente, mencionar as suas diferenças.
Para que você entenda melhor, pense numa chave de boca que irá apertar ou afrouxar uma porca ou parafuso.
Uma extremidade da chave está em contato com a porca ou parafuso, enquanto a outra extremidade sofrerá a aplicação da força.
Essa distância entre uma extremidade e o centro do parafuso é conhecida como braço de alavanca.
Nota-se que, quanto maior for a distância em que a força será aplicada em relação ao centro do parafuso, maior será o torque e, também, menor será a força necessária para afrouxar ou apertar o parafuso ou porca.
O contrário também acontece, ou seja, para você gerar um grande torque no parafuso, mas a partir de uma distância menor (segurando pela base da alavanca da chave de boca) em relação ao parafuso, a sua força para apertá-lo ou afrouxar-lo deverá ser maior.
Na física, então, o torque é uma grandeza vetorial e produto da força aplicada pela distância de aplicação, em um ponto que se deseja aplicar uma rotação em torno de um eixo.
Se ainda está difícil de entender, aguarde até o momento em que discutiremos sobre a diferença dessa grandeza com a potência, para que possamos dar exemplos práticos e fáceis de compreender.
O que é a Potência?
Na definição da física, a potência é a quantidade de trabalho transferido por unidade de tempo, ou então, a quantidade de energia consumida ou produzida por unidade de tempo.
Assim, a potência pode ser entendida como a velocidade em que o trabalho é realizado, sendo que o trabalho é a energia proveniente da aplicação da força durante um deslocamento.
Assim fica tudo muito difícil de entender, né?
Por isso, de modo análogo ao torque, um exemplo que envolve essa grandeza física pode explicar bem melhor do que simplesmente lhe apresentarmos a definição da potência na física, além de tornar o aprendizado menos abstrato.
Este exemplo será apresentado no primeiro tópico do assunto principal deste texto, que vai apresentar algumas diferenças entre o torque e a potência.
Qual a diferença entre o torque e a potência?
Um modo fácil de entender tanto o torque quanto a potência, é utilizar um exemplo prático e bem conhecido: o automóvel.
Além disso, ao apresentar a função dessas duas grandezas físicas em um só exemplo, você será capaz de entender o que difere uma da outra.
Funções distintas
Por mais que seja óbvio, uma diferença entre torque e potência é o fato de que as suas definições são distintas, como já foi explicado, mas de modo “antipático”.
Esta não será apenas uma das diferenças entre o torque e a potência, mas também a que te esclarecerá, de uma vez por todas, o que são essas duas grandezas.
Utilizando o motor de um automóvel como exemplo, podemos identificar a presença do torque ao associar o citado “braço de alavanca” com a manivela e o pistão com a mencionada força aplicada.
Haja vista que a força aplicada à manivela produz um movimento rotativo no virabrequim, o torque presente no motor, portanto, é a força aplicada que faz com que o eixo do motor rotacione e saia da inércia, devido ao movimento do virabrequim.
Já a potência, no contexto do automóvel, pode ser assimilada com a velocidade de rotação discorrida ou desenvolvida neste motor, isto é, a velocidade em que o trabalho do motor é realizado.
Sistema de unidade
Outra diferença entre a potência e o torque é o sistema de unidade.
No Sistema Internacional de unidades (SI), a unidade da potência é o Watt (ou Joule a cada segundo) e, ao notar que o tempo está contido na unidade, podemos levemente associar essa grandeza a algo acontecendo em determinada quantidade de tempo (velocidade).
Já a do torque é mais fácil de entender.
Você se lembra do braço de alavanca (distância) e da força?
Pois bem, uma unidade de força é o Newton, enquanto a distância pode ser em metros, por exemplo.
Já que o torque é a multiplicação da força pela distância, no SI,a sua unidade é Newton por metro (N.m), mas comumente encontrado através da unidade Quilograma-força (Kgf).
Além disso tudo, o torque é uma grandeza vetorial (apresenta módulo, direção e sentido, isto é, um vetor, enquanto a potência é uma grandeza escalar (apresenta apenas módulo em valor).
Método de medição e cálculo
A diferença entre torque e potência também está presente no método de obtenção dessas duas grandezas.
A potência, por exemplo, pode ser obtida através de medidores de energia ou multímetro (lembre-se que a potência pode ser o resultado da multiplicação da tensão pela corrente).
Mas no contexto automotivo, a potência relacionada ao torque pode ser encontrada ao multiplicar o torque pela rotação do motor ao longo de um período de tempo.
Já o torque pode ser medido através de um sensor de torque ou através do cálculo da força medida por um dinamômetro e uma distância conhecida.
Resumidamente, as equações para obter essas grandezas são diferentes.