Conheça os Prós e Contras da Tercerização da Manuteção

Aqui no blog da Nepin, por mais de uma oportunidade nós já falamos da manutenção e como ela é uma prática indispensável para qualquer indústria que deseja alcançar um patamar elevado de qualidade e competitividade nos seus serviços.

Apesar de que, não é necessário nenhum texto dissertativo para provar isso. Basta que a gente pegue como exemplo casos que são ainda mais próximos do nosso cotidiano, como a manutenção de imóveis e a de veículos automotores.

Sabe como? Nós explicamos.

Um vazamento, em uma parede, pode facilmente resultar no comprometimento da estrutura de uma casa, por exemplo. E, se a gente pensar no que motivou isso, provavelmente chegaríamos à conclusão de que o cano que causou esse vazamento era muito antigo, já estava prestes a apresentar algum problema ou coisa do tipo.

O mesmo ocorre com os automóveis e, de maneira simples e prática, falamos indiretamente sobre dois casos de manutenção, a corretiva e a preventiva, que poderiam facilmente ter identificado e corrigido o problema.. Enfim, uma breve introdução para exemplificar que essa prática é um assunto sério.

Até mesmo porque, quando contextualizamos esse tópico do ponto de vista industrial, as coisas acontecem em uma escala muito maior. É um problema, com origem na tubulação, por exemplo, pode gerar grandes prejuízos para a empresa.

Em outras palavras, a manutenção é sim imprescindível mas, do ponto de vista prático, nem sempre é feita diretamente pela indústria. É isso mesmo que você leu.

E, para falar a verdade, boa parte dessa manutenção de fato não é feita pela empresa detentora do equipamento, estrutura e afins.

A responsabilidade de efetuar a manutenção desses itens, quase sempre fica a cargo de uma outra empresa. Em outras palavras, ocorre a terceirização da manutenção.

O ponto é: isso vale a pena?

Quais são as vantagens e desvantagens em se terceirizar a manutenção? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Vantagens em Terceirizar a Manutenção

Vamos começar falando do ponto de vista positivo, é claro. E, quando avaliamos minuciosamente o processo de terceirização da manutenção, concluímos que ele é capaz de gerar as seguintes vantagens:

  • Custo reduzido se comparado com a manutenção feita pela própria indústria: A ideia por trás dessa premissa é muito simples. O fato é que a manutenção não é um processo contínuo dentro de uma empresa. E manter profissionais dedicados para essa operação nem sempre é uma boa ideia. Por outro lado, contratar um serviço especializado gera um efeito totalmente inverso sob esse ponto de vista.
  • Domínio técnico: Uma das grandes vantagens de contratar alguém para realizar o serviço de manutenção é que você vai estar lidando com uma empresa especializada neste procedimento. Portanto, esperasse no mínimo que eles saibam bem o que estão fazendo.
  • Riscos mitigados: Outra vantagem é que o risco é bastante mitigado, por parte da empresa que contrata o serviço. E a razão é muito simples. Acontece que grande parte da responsabilidade da manutenção acaba recaindo para a empresa prestadora do serviço.

Desvantagens em Terceirizar a Manutenção

Nem tudo são flores e vão existir não apenas uma, mas várias desvantagens em terceirizar a manutenção em uma empresa.

Quer saber quais são elas? Vamos listar e falar um pouco sobre as principais logo a seguir:

  • Qualidade de mão de obra: É claro que é possível encontrar bons parceiros no mercado com uma prestação de serviços de boa qualidade. Porém, não é sempre que isso ocorre. Outro ponto é que, com a rotatividade dos responsáveis pela mão de obra, a tendência é que a qualidade do serviço venha a oscilar.
  • Continuidade dos serviços: Muitas vezes, uma parceria pode ser interrompida, seja por conta dos preços ou, até mesmo, pela descontinuidade dos serviços dessa empresa terceirizada. O fato é que nem sempre é possível dar continuidade aos serviços e, com outra empresa assumindo o posto de contratada, surgem alguns problemas.
  • Ausência de sinergia: Sinergia é um termo muito importante quando o assunto é trabalho em equipe. Ele tende a acelerar os resultados e melhorar a qualidade dos processos. Porém, quando contratamos uma empresa de fora para prestar o serviço de manutenção, a premissa de sinergia acaba caindo por terra uma vez que esse elo de proximidade e conexão é cortado.

A última impressão é a que fica? Bom, não queremos que você se apegue a essa premissa. Até mesmo porque, embora todas essas desvantagens sejam de fato ruins, não podemos esquecer que grande parte da indústria acaba optando pela terceirização.

E, quer queira ou não, isso já quer dizer muita coisa do ponto de vista prático.

“Tá, mas, e aí? Qual é a melhor opção”.

A verdade é que depende. Existem casos onde a manutenção precisa fazer parte do escopo de uma empresa, uma vez que estamos falando de uma operação muito especializada é capaz de comprometer significativamente os resultados da empresa.

Por outro lado, pesquisas apontam que mais de 70% das empresas preferem terceirizar os serviços de manutenção. Em virtude das pontuações que fizemos e muitas outras.

Com base nisso concluímos que a melhor opção para o seu negócio e a opção que mais se adapta aos objetivos da sua empresa. E se você quer conhecer mais a fundo sobre os processos de manutenção, para que seja ainda mais fácil tomar essa decisão, vamos disponibilizar abaixo o link dos nossos principais artigos sobre manutenção industrial.

Deixe um comentário