7 Motivos para investir em recursos de Automação Industrial

Já faz algum tempo que a automação industrial deixou de ser um papo para o futuro, onde existiriam máquinas inteligentes e robôs capazes de fazer diversas tarefas sem que exista a necessidade de um controle humano contínuo. 

Isso já é uma realidade e hoje, a automação industrial já assume um protagonismo gigantesco em grande parte dos processos industriais.

Mas, talvez você ainda esteja com um pouco de receio com todos esses avanços, conexão com a internet, banco de dados e tudo mais. E nem saiba exatamente do que se trata a automação, por onde começar e quanto isso vai te custar.

O que são preocupações bastante válidas, ainda mais em um cenário pós pandemia com uma economia que, apesar de já recuperar um certo fôlego, ainda está bem longe do desempenho que antecedeu essa crise.

E para te ajudar a entender o que mudaria na sua empresa, de modo geral, se você começasse a automatizar os seus processos a partir de hoje, nós resolvemos compartilhar este artigo com você.

Aqui você vai conferir uma lista com 7 motivos que justificam o investimento em recursos de Automação Industrial.

Portanto, se você ficou curioso e quer saber mais sobre as vantagens que a automação industrial pode oferecer para sua empresa, é só me acompanhar nesta leitura.

7 Motivos para investir em Automação Industrial

1. Redução de custos

Quando a gente se depara com um cenário onde a produção não apenas é feita de maneira mais ágil, como também de forma mais organizada e padronizada, é natural que o índice de erros seja muito menor.

Além disso, os desperdícios vão ser muito menores, coisas que vão impactar diretamente no custo de produção, é claro. 

2. Aumento da produtividade

A produtividade é um dos primeiros pontos a se considerar quando falamos sobre automação industrial. Isso porque ela é uma das principais motivações que levam os donos de indústria a investirem nesse tipo de ferramenta.

O fato é que a automação industrial é um excelente meio para quem busca aumentar a produtividade das suas linhas de produção. 

E a razão disso é que os equipamentos automatizados  conseguem atingir um ciclo de produção muito mais veloz do que uma linha com funcionários. 

3. Controle remoto da produção

Uma das grandes maravilhas da automação industrial é o controle remoto das operações. Funcionalidade que permite que a produção ocorra de maneira contínua e a pleno vapor. 

4. Padronização dos processos

Quando consideramos uma linha de produção que é majoritariamente controlada por pessoas, é comum que existam diferenças entre os produtos. 

O que é bastante diferente quando consideramos uma operação que corre de maneira autônoma, com máquinas realizando o mesmo processo repetidas vezes.

5. Mais segurança nas atividades

Nos dias de hoje, segurança é um assunto que é levado muito a sério e os avanços tecnológicos têm muito a contribuir com isso. 

Eles oferecem um índice muito menor de falhas e outros tipos de acidentes que podem comprometer não só a infraestrutura do local como colocar em risco a vida dos trabalhadores que estão ao seu redor.

As máquinas de hoje trabalham com regulamentações que são bastante exigentes, além de conseguirem operar sob condições bastante adversas como o frio e o calor extremo. 

Devemos ainda ressaltar que, pelo fato de diversas operações ocorrerem de maneira remota, as chances de que um acidente atinja uma outra pessoa são bem menores.

6. Facilidade na tomada de decisões

Nada de pranchetas e bloquinhos contendo anotações financeiras, volume de produção, insumos e outros dados aplicados na indústria. Hoje, as máquinas contém sensores e softwares capazes de armazenar uma infinidade de dados.

Informações que podem ser muito valiosas na hora dos colaboradores tomarem algum tipo de decisão importante.

7. Aumento do faturamento

É só fazer as contas, aumento na capacidade produtiva, redução dos custos com insumos, padronização dos processos, redução das falhas e outros tipos de problemas associados à produção e tomadas de decisão cada vez mais assertivas, o resultado de tudo isso junto é um aumento considerável do faturamento.  

O fato é que os avanços tecnológicos não vão parar. E, por conta disso, é bem provável que a automação que conhecemos hoje vai ser bastante diferente do que a automação que veremos daqui a 20 anos.

Aliás, quem estamos querendo enganar. Daqui a 10 anos é bem provável que muita coisa tenha mudado.

E, fazer parte deste “futuro”, não vai só trazer uma importante vantagem competitiva como vai ser indispensável para que você permaneça dentro do mercado.

E se você quer saber como você pode começar a fazer a transição dentro da sua empresa, acesse a nossa aba produtos e confira as nossas soluções em automação industrial.

 

Deixe um comentário