Se eu te perguntasse qual é o elemento mais importante em um sistema de refrigeração, seja ele um frigorífico, um ar condicionado ou qualquer outro, o que você me diria?
Acontece que essa não é uma resposta tão fácil. Mas, se eu perguntasse quais são os 4 elementos mais importantes, aí a história seria completamente diferente.
E, caso você ainda não saiba, um sistema de refrigeração típico é composto por 4 componentes básicos, sendo eles:
- Compressores;
- Condensadores;
- Dispositivos de expansão;
- e os evaporadores.
Esses 4 componentes agem de forma contínua, fazendo com que o fluido refrigerante percorra o sistema de refrigeração, onde ele é convertido entre as formas de líquido e vapor.
Esse processo é o que torna possível a climatização dos ambientes, abrindo espaço para um série de atividades industriais, comerciais e domésticas, que são imprescindíveis para o nosso dia a dia.
Só que, para que tudo isso ocorra de maneira eficiente, é bom que cada um desses 4 elementos estejam funcionando corretamente.
Ainda mais levando em conta que estamos falando de um processo que pode despender de altos valores se não for bem projetado ou se estiver apresentando defeitos.
Neste caso, o ideal é isolar cada uma das etapas para se certificar que tudo está fluindo de acordo como deveria. E, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o papel do evaporador nisso tudo.
Trazendo um item que é muito importante para o seu funcionamento. Trata-se do controlador de evaporador.
Portanto, se você quiser entender mais sobre o papel do evaporador, como funcionam os seus controladores e quais são os benefícios que eles trazem para o processo de refrigeração industrial é só me acompanhar nesta leitura.
Contents
O que são evaporadores
Antes de mais nada, se você ainda não sabe o que é um evaporador e nem qual é o seu papel em um sistema de refrigeração, nós te explicamos.
Também chamado de congelador, os evaporadores são equipamentos cuja função básica é a de refrigerar ou congelar.
E ele faz isso através da transferência de energia térmica, que está presente no ambiente.
Existem dois tipos básicos de evaporadores. Os evaporadores para resfriamento de ar e, também, os evaporadores para resfriamento de líquidos.
E esse resfriamento é muito importante para a climatização de ambientes, o resfriamento de uma câmara fria ou de uma exposição de alimentos, por exemplo.
Na prática, ocorre da seguinte maneira:
O evaporador faz a extração do calor presente no ambiente em que está inserido. Em outras palavras, ele extrai calor do ar, água, alimentos e outros elementos que se queira resfriar.
Estamos falando de um componente onde o fluido refrigerante transita a baixa pressão. Portanto, a baixa temperatura.
Para cumprir o seu papel, é imprescindível que esse fluido evapore, passando do seu estado líquido para o estado de vapor, e é por esse motivo que ele precisa extrair esse calor do ambiente.
Desta forma ele aquece, evapora e cumpre a sua função de resfriamento.
Recursos e Benefícios do Controlador de Evaporador
Na indústria, existem uma série de fatores que precisam de controle. E quando falamos especificamente da refrigeração industrial isso não é diferente.
E esse é um dos motivos que fazem com que o controlador de evaporador seja um recurso tão importante, uma vez que ele contribui para a segurança e eficiência do processo.
Só que não para por aí. Existem outras coisas que precisam ser consideradas e vamos falar um pouco sobre elas agora.
O controlador de evaporador é um item que possibilita o gerenciamento completo da operação.
Ele é aplicável para o degelo de evaporadores inundados e evaporadores DX e suporta vários métodos de degelo, incluindo degelo a gás quente (controle de pressão/drenagem de líquido), degelo elétrico e degelo de água/salmoura.
O novo EKE 400, por exemplo, é uma excelente escolha para controlar evaporadores de refrigeração industrial, dos leves ao grandes. Seu uso traz grandes benefícios, tanto do ponto de vista de instalação quanto o de eficiência e segurança.
Olhando para os seus benefícios, conseguimos perceber que:
Instalação econômica, fácil configuração
- Os sistemas de controle distribuído (DCS) reduzem os custos de instalação dos controles em comparação aos sistemas PLC centrais
- O assistente fácil de usar permite a configuração rápida de parâmetros-chave, reduzindo a necessidade de programação de PLC em campo
- Replicação da configuração para várias unidades EKE 400 por meio de ferramentas Danfoss
- Especialmente projetado para obter o melhor desempenho das válvulas Danfoss
- Também funciona com válvulas de outros fabricantes
- A comunicação MODBUS permite a integração com o sistema PLC central
- Comunicação CANbus para interconexão de vários controladores EKE 400 e alinhamento de processo
- Pode ser usado como autônomo sem PLC central
Segurança operacional e eficiência
- Solução padronizada com alta flexibilidade
- Sequência de processo predefinida para operação e degelo confiáveis
- Em conformidade com as recomendações do IIAR para degelo por gás quente
- O assistente oferece suporte à seleção correta da válvula para aplicações específicas do evaporador
- Necessidade de experiência em programação de PLC reduzida
E se você quiser conferir esse controlador com mais detalhes, é só clicar no link que eu vou deixar aqui embaixo.