Vamos supor que você tem uma fábrica de pequeno porte, com poucos funcionários e uma estrutura pequena. Uma fábrica onde a maior parte dos colaboradores fazem parte da sua família e os clientes provém da mesma cidade onde está instalada a sua empresa.
Em casos como esse, é muito comum vermos o próprio dono tomando conta das questões gerenciais. Outra coisa que é bastante comum é que esse dono, na figura de gestor, tenha uma certa clareza sobre a quantidade de produtos que precisa entregar e os recursos necessários para a produção. Até aí tudo bem, não é mesmo?
Agora vamos extrapolar o exemplo. Nesse novo caso você é dono de uma indústria gigantesca com grande poder de exportação e com um produto cujos processos são consideravelmente complexos e em grande número.
Ter a mesma clareza, que no primeiro caso, não só é impossível como desnecessário. Afinal, uma coisa é saber o número de produtos vendidos, ou saber qual foi a receita gerada pela venda desses produtos.
Outra coisa é saber, com clareza, a quantidade de cada insumo que foi necessário para isso.
Até mesmo porque, existem outras maneiras de controlar isso. E dentre elas podemos destacar o MRP, um software muito importante para o cotidiano de indústrias. Ainda mais se essa indústria for de grande escala.
Mas, se você ainda não conhece esse software e nem sabe nada sobre o seu funcionamento e a sua importância, mas quer entender melhor, acompanhe-me nesta leitura.
Contents
O que é MRP
A sigla MRP, vem do inglês e significa Manufacturing Resource Planning, que em português é Planejamento de recursos de Produção.
Trata-se de um software cuja função é realizar cálculos relacionados aos insumos de um processo de produção.
Em outras palavras, ele é responsável por não apenas controlar os estoques de matérias primas, presentes na indústria, como também indica a necessidade de comprar cada um deles, conforme haja necessidade.
O MRP permite que todo o fluxo produtivo se mantenha perfeitamente alinhado, de modo que não ocorram eventuais problemas com a falta de um determinado insumo.
Como funciona o MRP
A complexidade do MRP está muito mais relacionada com a sua concepção e do que com a sua utilização. Afinal, estamos falando de um software que irá efetuar todos os cálculos de maneira automatizada.
O que importa aqui é que os dados, que forem repassados ao software, sejam precisos, para que as informações fornecidas pelo MRP sejam também precisas.
Nesse sentido, vão existir 3 informações básicas e extremamente relevantes para os cálculos. A demanda, a lista de materiais e o estoque.
A demanda se refere a quantidade de produtos que será vendida e suas previsões também, é claro.
A lista de materiais inclui todos os insumos necessários para a produção de cada produto.
Por fim, o estoque inclui tanto os produtos que já estão em seu estágio final quanto os insumos para a sua produção.
A partir dessas informações, o software efetua os seus cálculos e consegue fornecer informações importantes como ordens de produção e compra de matéria prima.
Com ele, é possível, inclusive, definir índices de estoque de segurança e pontos de reposição de cada material. O que é excelente para lidar com possíveis imprevistos e que possam vir a interromper o fluxo produtivo.
Vantagens no uso do MRP
Aplicar o MRP em uma indústria, independente do seu tamanho, pode trazer grandes vantagens e benefícios para ela. Sendo algumas dessas vantagens:
- Precisão na hora de fazer compras: Uma vez que os cálculos das necessidades de insumos são bastante precisos e evitam que haja excesso nas compras.
- Redução dos níveis de estoque: Afinal de contas, deixa-se de produzir a mais do que deveria.
- Identificação de possíveis gargalos, e gerenciamento dos mesmos.
- Aumento considerável na capacidade de atendimento.
- Redução de custos;
- Diminuição dos atrasos.
- Controle e gerenciamento de recursos e estoque.
Com isso em mente, não restam dúvidas que o uso do MRP pode contribuir, significativamente, para o cotidiano de empresas. Uma vez que traz consigo diversas vantagens que vão além do controle e gestão de estoques e materiais.
Contribuindo para outras áreas como a de manutenção, contabilidade, compras e mais.
O que faz do MRP uma excelente solução para quem precisa lidar com esse tipo de problema.