Comumente, olhamos para um produto final apenas como um artefato já pronto e não imaginamos que, por trás de toda a estética e o bom funcionamento, estão omitidos os processos da manufatura.
Esses processos são criteriosos e para que sejam eficazes a ponto de não necessitar de um retrabalho posterior, exigem um bom controle dos parâmetros envolvidos na produção.
A temperatura, pressão, umidade, partículas, entre outros, são alguns dos parâmetros que devem ser sempre controlados nos processos industriais e, para isso, são utilizados dispositivos para quantificar esses fatores.
Dentre os equipamentos que controlam a umidade e as impurezas que possam prejudicar o processo, podemos citar o filtro secador.
Este equipamento se faz presente em sistemas de refrigeração e ar condicionado, que são processos muito comuns de serem vistos no âmbito industrial.
Como este dispositivo desempenha um papel crítico e específico nesses sistemas citados, nada mais justo do que entender o que é o filtro secador.
Que tal ficar por aqui até o final e entender sobre este equipamento?
Conteúdos
O que é o filtro secador
Para que entendamos melhor o que é o filtro, precisamos saber mais do que ele faz. Precisamos saber, também, sobre as suas estruturas interna e externa.
A estrutura externa do filtro secador é hermética, isto é, é totalmente fechada, sem que possa haver penetração ou escape de ar, além de ser feita de metal ou plástico, com uma entrada e uma saída para o fluido refrigerante em suas extremidades.
Já a sua estrutura interna contém um material poroso (o filtro), que normalmente pode ser composto por um núcleo de malha de aço inoxidável revestido por uma mistura de peneira molecular, sílica gel, carvão ativado ou outro material absorvente.
Onde o filtro secador está localizado
Este é mais um ponto importante do texto, visto que a localização e o ambiente em que o filtro secador está submetido, no sistema, tem a ver com como este dispositivo funciona, assunto este que será abordado posteriormente.
O filtro secador pode estar localizado em diversos pontos do sistema de refrigeração e ar condicionado mas, normalmente, está instalado no lado de alta pressão do sistema, isto é, entre a válvula de expansão (ou tubo capilar) e o condensador.
Em sistemas de ar condicionado automotivo, por exemplo, pode estar localizado próximo do condensador, dentro da linha de alta pressão do sistema.
Já em sistemas de ar condicionado comerciais e residenciais, o filtro está disposto dentro da unidade condensadora ou na linha de alta pressão – entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora.
De modo geral, podemos dizer que os filtros secadores utilizados em:
- Sistemas de refrigeração de ar condicionado para edifícios residenciais e comerciais.
- Sistemas de refrigeração de veículos automotores, como carros, caminhões e ônibus.
- Sistemas de refrigeração de transporte de alimentos, como caminhões frigoríficos e contêineres refrigerados.
- Sistemas de refrigeração de hospitais, laboratórios e instalações farmacêuticas, para garantir a segurança e eficácia dos medicamentos e vacinas.
- Sistemas de refrigeração em processos industriais, como na indústria química e petroquímica, para garantir a qualidade dos produtos.
- Sistemas de refrigeração em instalações de produção de alimentos e bebidas, para garantir a qualidade e segurança dos produtos.
- Sistemas de refrigeração em instalações de processamento de frutas e verduras, para prolongar sua vida útil.
- Sistemas de refrigeração em instalações de produção de gelo e gelo seco.
- Sistemas de refrigeração em instalações de processamento de carnes, para garantir a qualidade e segurança dos produtos.
- Sistemas de refrigeração em instalações de produção de laticínios, como leite e queijo, para garantir a qualidade e segurança dos produtos.
Como o filtro secador funciona e para o que serve
Primeiramente, a condução do fluido refrigerante para o filtro secador, se dá pela pressão na linha.
Além disso, agora há pouco, falamos que o filtro secador normalmente está situado na linha de alta pressão do sistema, mas a influência da pressão no sistema não é tão simples assim.
A alta pressão (exagerada e fora da ideal para cada caso) no sistema pode prejudicar a retenção de impureza e umidade pelo filtro, devido ao aumento da velocidade na linha.
Já a baixa pressão no sistema pode reduzir o fluxo de refrigerante, diminuindo a capacidade do filtro de remover a umidade e as partículas do sistema.
Assim, é necessário que a pressão da linha esteja dentro da recomendada pelo fabricante do filtro secador.
Com o controle correto da pressão, o fluido refrigerante passa de maneira fluida pelo filtro, o qual retém a passagem das impurezas, sujeira e umidade.
Portanto, nota-se a importância do filtro secador em um sistema de refrigeração e ar condicionado, uma vez que a falta dele permitiria a passagem de impurezas e umidade no fluido refrigerante.
A passagem desses elementos no sistema implicaria na futura corrosão e outros danos ao sistema, além da diminuição da eficiência do fluido refrigerante devido à presença de contaminantes.
Por fim, é imprescindível lembrar que o filtro secador tem capacidade limitada à retenção de impurezas e umidade, o que torna necessário a atuação da manutenção preventiva na troca regular do filtro.
Caso contrário, o filtro secador ficará obstruído ou saturado, reduzindo o desempenho do sistema e sendo uma causa raiz para falhas provenientes do mau cuidado.
Que tal conhecer melhor os filtros secadores? A Nepin pode te oferecer o produto ideal que você estava procurando para o seu sistema de refrigeração e ar condicionado.
Confira abaixo.